Contente
O pólipo corcunda pertence à família Polyporovye. Entre os micologistas, os seguintes nomes sinônimos para fungos lenhosos são conhecidos: Trametes gibbosa, Merulius ou Polyporus, gibbosus, Daedalea gibbosa ou virescens, Lenzites ou Pseudotrametes, gibbosa.
Na literatura popular, o nome científico Humpbacked Trametes é muito difundido. A definição da espécie surgiu de uma eminência tuberosa de médio porte no topo do fungo.
Descrição do fungo tinder jubarte
Nos corpos de frutificação anuais, os gorros em balanço são sésseis, semicirculares ou quase arredondados, com 3-20 cm de largura, os poliporos crescem um de cada vez ou em pequenas famílias, fixam-se à madeira com uma base larga, não existem patas. Os fungos Tinder crescem até 6,5 cm de espessura e as pontas planas são arqueadas devido ao tubérculo que sobe na base. A pele jovem é aveludada, branca ou acinzentada. Em seguida, várias cores, mas listras concêntricas mais escuras de tons de oliva a marrom são formados. À medida que o fungo tinder cresce, a pele torna-se lisa, sem pubescência, em vários tons de ocre cremoso.
Uma característica da espécie corcunda é que muitas vezes o corpo frutífero é coberto por algas epífitas que tiram alimento do ar. A borda do corpo frutífero também é marrom ou rosada, pubescente. Torna-se agudo com a idade. A polpa firme, branca ou amarela consiste em duas camadas:
- a parte superior é macia, fibrosa, cinza;
- tubular inferior - cortiça, esbranquiçado.
Cogumelo inodoro.
Os esporos se desenvolvem em túbulos brancos, amarelados ou cinza-amarelados. A profundidade dos tubos é de até 1 cm, os poros são em forma de fenda, o pó do esporo é branco.
Onde e como cresce
Pólporo corcunda - saprotrofo, cresce com mais freqüência em madeira derrubada na zona temperada da Eurásia e América do Norte, prefere um clima mais quente. Os corpos frutíferos corcunda são encontrados em espécies decíduas: faia, carpa, bétula, amieiro, choupo e outras árvores.
Mas às vezes os saprófitos destroem a madeira viva, causando a podridão branca que se espalha rapidamente. O fungo tinder jubarte começa a se formar a partir do meio do verão, cresce até a primeira geada. Permanece no inverno em condições favoráveis.
O cogumelo é comestível ou não
Nenhuma substância tóxica foi encontrada nos corpos frutíferos do fungo tinder jubarte. Mas os cogumelos não são comestíveis devido ao tecido de cortiça muito duro, que se torna duro após a secagem.
Duplas e suas diferenças
Existem vários cogumelos lenhosos não comestíveis semelhantes às espécies corcunda:
- gracioso fungo tinder, que é raro na Rússia e muito menor em tamanho;
- trametus de cabelo áspero;
- Dedaleya de Dickens, comum apenas nas florestas do Extremo Oriente;
- lenzites de bétula.
Uma característica especial do fungo tinder jubarte é a colocação de poros em forma de fenda, que divergem radialmente da base para a borda da tampa. Além disso, existem mais sinais:
- não há vilosidades visíveis na pele aveludada;
- os poros são retangulares, amarelo cremoso;
- a camada tubular em fungos adultos costuma ser semelhante a um labirinto.
O uso de um bonde corcunda
Ao estudar os corpos frutíferos dessa espécie de fungo tinder, foram encontradas substâncias que ajudam a interromper os processos inflamatórios e prevenir o desenvolvimento de vírus, além de um efeito antitumoral. Os especialistas em medicina tradicional usam matérias-primas naturais para infecções bacterianas e excesso de peso. Os artesãos populares usam a polpa dura dos cogumelos das árvores para criar pequenos artesanatos decorativos para interiores e paisagismo e arquitetura de parque.
Conclusão
O fungo tinder jubarte é freqüentemente encontrado em florestas. Embora os corpos de frutificação não sejam comestíveis devido à sua polpa dura, às vezes são usados para decoração. Em árvores vivas, os fungos causam danos significativos, causando podridão branca.