Contente
O fungo isca de espinheiro marítimo foi descrito recentemente, antes de ser considerado uma variedade do falso fungo de isca de carvalho. Pertence a plantas perenes, cresce em espinheiro-mar (em arbustos velhos vivos).
Descrição do fungo isqueiro de espinheiro-mar
Os corpos frutíferos são sésseis, duros e de formas variadas. Eles podem ser em forma de casco, arredondados, meio-formados, meio abertos. Dimensões - 3-7x2-5x1.5-5 cm.
A superfície do gorro de um espécime jovem é fina, aveludada, marrom-amarelada. No processo de crescimento, torna-se nu, sulcado-zonal, com zonas convexas, a tonalidade vai do castanho-acinzentado ao cinza escuro, frequentemente coberto por algas epífitas ou musgos.
A borda da tampa é arredondada, sem brilho, em um fungo adulto ou quando seca, muitas vezes se quebra na base. Tecido - do acastanhado ao marrom enferrujado, amadeirado, sedoso no corte.
A camada que contém os esporos é marrom, marrom, marrom-enferrujado. Os poros são pequenos e arredondados. Os esporos são de forma bastante regular, esféricos ou ovóides, de parede fina, pseudoamilóide, seu tamanho é de 6-7,5x5,5-6,5 mícrons.
Onde e como cresce
Ele se instala em matagais costeiros ou ribeirinhos de espinheiro-mar. Encontrado na Europa, Sibéria Ocidental, Ásia Central e Central.
O cogumelo é comestível ou não
Refere-se a espécies não comestíveis. Eles não comem.
Duplas e suas diferenças
O pólipo de espinheiro marítimo, microscopicamente, praticamente não difere do carvalho falso. No primeiro, os corpos frutíferos são menores, diferem na forma correta (em forma de casco ou redondo), os poros são maiores e mais finos.
O fungo do falso carvalho é inicialmente um tumor marrom-enferrujado disforme, que em um espécime maduro adquire uma forma semelhante a um casco ou almofada e uma cor marrom-acinzentada. A superfície é acidentada, com grandes sulcos e fendas. Dimensões - de 5 a 20 cm A polpa é lenhosa e muito dura.
Pertencem a cogumelos cosmopolitas, são comuns em locais onde crescem carvalhos. Eles causam podridão branca nas árvores.
Conclusão
O fungo isqueiro do espinheiro-mar é um parasita bastante agressivo com as árvores nas quais cresce. Causa uma doença fúngica no arbusto - podridão branca. Na Bulgária, está incluído na Lista Vermelha.