Contente
O fungo Tinder (Phaeolus schweinitzii) é um representante da família Fomitopsis, o gênero Theolus. Esta espécie também tem um segundo nome, não menos famoso - costureira pheolus. Na maioria dos casos, o corpo de frutificação deste espécime apresenta-se em forma de tampa, em alguns casos observa-se um pequeno caule que contém vários gorros ao mesmo tempo. Abaixo estão informações detalhadas sobre o fungo tinder: uma descrição de sua aparência, habitat, comestibilidade e muito mais.
Descrição do fungo tinder
A forma da tampa pode ser diferente - plana, redonda, em forma de funil, semicircular, em forma de pires. Sua espessura é de cerca de 4 cm, e seu tamanho pode chegar a 30 cm de diâmetro. Nos cogumelos jovens, a superfície é áspera como cerdas, pubescente, tomentosa; na idade mais madura, torna-se descoberta. No estágio inicial de maturação, é pintado em tons de amarelo-acinzentado e, com o tempo, adquire coloração marrom ou marrom-ferrugem. Inicialmente, as bordas da tampa são ligeiramente mais claras do que o fundo geral, mas depois de um tempo são comparadas a ele.
O himenóforo é tubular, descendente, na fase inicial de maturação é amarelo, com a idade adquire tonalidade esverdeada e nos cogumelos maduros torna-se castanho escuro. Em espécimes jovens, os túbulos são arredondados com bordas serrilhadas, de até 8 mm de comprimento, tornando-se gradativamente sinuosos e padronizados. A perna é grossa e curta, afinando para baixo ou totalmente ausente. Via de regra, está localizado no centro, tem uma cor marrom e uma superfície fofa.
A polpa do fungo tinder é esponjosa e macia, em alguns casos torna-se flácida. Na idade adulta, é resistente, duro e fibroso. Quando o cogumelo seca, torna-se leve e muito quebradiço. Pode ser amarelo, laranja ou marrom. Não tem sabor e cheiro pronunciados.
Onde e como cresce
O desenvolvimento do fungo tinder Schweinitz ocorre no período de junho a setembro, mas este espécime é encontrado no outono e no inverno, dependendo das condições climáticas de uma determinada região. Na maioria das vezes localizado na parte europeia da Rússia, Europa Ocidental e Sibéria Ocidental. Esta espécie prefere crescer nas regiões temperadas e ao norte do planeta. Via de regra, vive em florestas de coníferas e frutifica nas árvores, principalmente nos pinheiros, cedros, lariços. Além disso, pode ser encontrado em ameixas ou cerejas. Nidifica nas raízes das árvores ou perto da base dos troncos. Pode crescer sozinho, mas na maioria das vezes os cogumelos crescem juntos em grupos.
O cogumelo é comestível ou não
O fungo tinder pertence à categoria dos cogumelos não comestíveis. Devido à polpa particularmente dura, não é recomendado para consumo.Além disso, este espécime não contém nenhum valor nutricional, uma vez que não possui sabor e cheiro pronunciados.
Duplas e suas diferenças
O pólipo de costureira tem semelhanças externas com os seguintes dons da floresta:
- Pólporo odorífero - um espécime não comestível. Via de regra, o gorro é muito menor em tamanho - não mais do que 20 cm de diâmetro, além disso, sua cor varia de tons acinzentados a marrons. Outra característica distintiva é a forma de almofada dos corpos frutíferos.
- Pfeifer's Polypore - tem formato de casco e poros brancos. A superfície dos corpos frutíferos é dividida em zonas concêntricas marrom-alaranjadas. No inverno, este cogumelo é coberto por uma película amarela cerosa. Não comestível.
- Fungo fuligem amarelo-enxofre pertence à categoria de cogumelos comestíveis condicionalmente, mas os especialistas não recomendam comê-lo. A espécie em questão é semelhante ao seu gêmeo apenas em uma idade jovem. Uma característica distintiva é a cor viva dos corpos frutíferos e o lançamento de gotas aquosas amarelas.
- Fungo rosa - um cogumelo não comestível de cor incomum, instala-se em florestas de coníferas. Os corpos de fruto são perenes, em forma de casco, menos frequentemente - lado a lado. No estágio inicial de desenvolvimento, a superfície do gorro é rosa ou lilás, com a idade torna-se marrom ou preta. Uma característica distintiva do fungo tinder é um himenóforo rosa.
Como o fungo tinder Schweinitz afeta as árvores
A espécie em questão é um parasita que se mistura com o micélio da madeira, causando podridão marrom das raízes. O fungo tinder pode localizar-se não apenas na madeira, mas também no solo, estabelecendo-se não muito longe dela. O processo da doença prolonga-se por vários anos, visto que a podridão aumenta cerca de 1 cm por ano. Na fase inicial de decomposição, nota-se um forte cheiro a terebintina e, no grau final de danos, a madeira torna-se frágil, desintegrando-se em pedaços separados. A podridão se distribui ao longo do tronco em manchas ou listras, em média atinge uma árvore de até 2,5 m de altura.
Uma árvore infectada pode ser diferenciada pela presença de fungos parasitas e pela inclinação do tronco, que chega a 60 graus. Este fenômeno ocorre devido à morte do sistema radicular. Além disso, em uma árvore doente, você pode ver rachaduras na parte inferior, onde você pode ver filmes de micélio de cor marrom claro. Quando tocada, uma árvore infectada emite um som monótono.
Conclusão
O fungo Tinder é um fungo parasita localizado na madeira de coníferas, causando danos colossais. Apesar de este tipo não ser aplicável na área da cozinha, é utilizado na indústria industrial.