Contente
Stekherinum Murashkinsky (lat. Metuloidea murashkinskyi) ou irpex Murashkinsky é um cogumelo de tamanho médio com uma aparência bastante incomum. Seu corpo frutífero não é claramente formado e sua tampa se assemelha a uma grande concha de ostra. Recebeu o nome em homenagem ao cientista soviético, professor da Academia Agrícola Siberiana K.E.Murashkinsky.
Descrição Stekherinum Murashkinsky
O chapéu tem a forma de um semicírculo, que pode atingir de 5 a 7 cm de diâmetro e sua espessura é de cerca de 1 cm. Raramente é encontrado sozinho. Na maioria das vezes, você pode encontrar grupos de cogumelos localizados próximos uns dos outros, como telhas.
Os chapéus frescos desta espécie são de couro e elásticos ao toque. Eles se tornam quebradiços à medida que secam. A superfície é ligeiramente pubescente, especialmente em espécimes jovens. Quanto mais antigo for o corpo frutífero, mais lisa será sua capa. A cor varia do esbranquiçado com uma mistura de tons ocre a castanho-rosado. Conforme a tampa se desenvolve, ela escurece.
O himenóforo pertence ao tipo espinhoso - consiste em muitos pequenos espinhos em forma de cone, cujo comprimento não excede 4-5 mm. Quanto mais próximos estiverem da borda da tampa, menor será seu tamanho. Na cor, eles podem ser creme ou marrom avermelhado dependendo da idade.
A perna está ausente como tal, pois é uma espécie sedentária. A base da tampa é ligeiramente estreitada no ponto onde o corpo de frutificação se fixa ao suporte.
Onde e como cresce
A área de distribuição da estekherinum de Murashkinsky é bastante extensa - ela cresce na China, Coréia e também na Europa (é encontrada em grandes quantidades na Eslováquia). No território da Rússia, esta variedade pode ser encontrada com mais frequência na Sibéria Ocidental, no Extremo Oriente e no Cáucaso. Pequenos grupos de cogumelos também são encontrados na parte europeia do país.
Irpex de vários tipos prefere se estabelecer em madeira morta, e geralmente são árvores decíduas. No sul da Rússia, os corpos frutíferos são encontrados com mais frequência em carvalho, álamo e bétula. Nas regiões do norte, o stekherinum de Murashkinsky vive em troncos de salgueiro caídos. A probabilidade de encontrar o fungo em florestas decíduas e mistas úmidas aumenta significativamente, especialmente em áreas com madeira morta.
Ela frutifica ativamente em agosto e setembro, mas raramente é encontrada. Na primavera, às vezes podem ser encontrados corpos de frutos secos e invernados desta espécie.
O cogumelo é comestível ou não
Irpeks Murashkinsky é classificada como uma variedade não comestível. Sua polpa não contém substâncias tóxicas, porém o corpo do fruto é muito duro. Mesmo após o tratamento térmico, não é comestível.
Duplas e suas diferenças
Antrodiella odorífera (lat.Antrodiella fragrans) - um dos poucos gêmeos. Tem um cheiro de anis semelhante.Externamente, o cogumelo é muito semelhante ao stekherinum de Murashkinsky. Este gêmeo se distingue pelo himenóforo, que possui uma estrutura porosa, e não espinhosa.
O pico de frutificação ocorre no final de agosto - início de setembro. Na maioria das vezes é possível encontrar antrodiela odorífera em troncos mortos. Os corpos de fruto são impróprios para consumo.
Ochre trametes (lat.Trametes ochracea) é outro gêmeo do stekherinum de Murashkinsky. Em geral, é ligeiramente menor, no entanto, os cogumelos jovens são difíceis de distinguir por este parâmetro. A forma do gorro nestas espécies é quase idêntica, os trameteos também crescem em grupo, mas na maioria das vezes em tocos.
A cor da travessa ocre é muito diversa. Os corpos dos frutos podem ser coloridos tanto em tons delicados de creme quanto em tons de marrom acinzentado. Às vezes, há espécimes com tampas laranja. Esses corpos frutíferos podem ser facilmente distinguidos do Steckherinum, que nunca é tão colorido.
Eles se distinguem por um duplo na superfície inferior da tampa - é branco leitoso, às vezes cremoso. O himenóforo da trametess é poroso. Além disso, esses dois tipos podem ser distinguidos por seu cheiro. O stekherinum de Murashkinsky tem um aroma pronunciado de anis, enquanto o ocre tramese cheira a peixe fresco.
Os trametes ocreos não contêm substâncias tóxicas, porém a estrutura de sua polpa é bastante resistente. Por esse motivo, a variedade é considerada não comestível.
Conclusão
Stekherinum de Murashkinsky é um cogumelo de aparência bastante incomum que se assemelha a uma grande concha. Não é classificado como venenoso, porém, devido à sua polpa dura, ainda não é comido.