Contente
Não é incomum para colhedores de cogumelos inexperientes apanharem um perigoso duplo de cogumelo porcini, em vez de um verdadeiro, o que inevitavelmente leva a uma intoxicação alimentar bastante grave. Em pequenas quantidades, algumas espécies falsas não são capazes de causar danos significativos à saúde, no entanto, existem também esses gêmeos, que podem ser fatais quando comidos.
Existem cogumelos porcini falsos
Indo para a floresta por um cogumelo porcini, você deve sempre estar atento - falsos homólogos semelhantes a ele são muito comuns, e muitos desses cogumelos são venenosos ou simplesmente não comestíveis. Na melhor das hipóteses, tal colheita estragará colheitas futuras e outros pratos - a amargura de espécies falsas rapidamente se espalha para o boleto real. É muito difícil livrar-se dele, mesmo após uma imersão prolongada.
Toadstools, semelhantes a um cogumelo porcini, não existem, pois são bastante massivos. Os contornos dos primeiros são geralmente muito mais elegantes, por isso é difícil confundi-los.
Quais são os nomes dos cogumelos que se parecem com porcini
Às vezes, um falso cogumelo porcini é chamado de amargor ou fungo da bílis; no entanto, isso não é totalmente verdade. O termo inclui várias variedades semelhantes de uma só vez, que incluem o seguinte:
- o boleto é lindo;
- cogumelo da vesícula;
- doente satânico;
- carvalho salpicado;
- boletus le Gal.
Para não confundir cogumelos porcini reais e falsos, é importante familiarizar-se com as principais características destas espécies e estudar cuidadosamente as suas fotos.
Como são os cogumelos porcini falsos
Para não apanhar acidentalmente um falso cogumelo porcini, é recomendável não só se familiarizar com os nomes e fotos dos seus homólogos perigosos, mas também estudar cuidadosamente as características da sua estrutura interna. A cor e a textura da carne podem dizer se um boleto verdadeiro foi encontrado.
Cogumelo satânico
O cogumelo satânico (lat. Boletus satanas) ou o cogumelo satânico é um duplo comum do cogumelo porcini, que pode crescer até 20-25 cm de diâmetro e 15 cm de altura. Seu chapéu parece um hemisfério e lembra um travesseiro. À medida que amadurece, sua forma muda ligeiramente, aproximando-se do tipo comum. A superfície da tampa é lisa ao toque e seca. A cor varia do branco e acinzentado ao oliva escuro, às vezes com reflexos ocre.
A espessura da perna é em média 6-10 cm. Nas dores jovens, tem a forma semelhante a um ovo, até mesmo uma bola, mas depois torna-se tuberosa. Em espécimes maduros, a perna é bastante densa, estreitada para cima.
A carne da dor satânica é branca nos espécimes jovens e amarelada nos adultos. No local da incisão, ele muda de cor - as fibras danificadas podem ficar ligeiramente azuis ou adquirir uma tonalidade avermelhada. As mudanças ocorrem em cinco minutos. Frutas velhas têm um cheiro desagradável.
Você pode distinguir a doença satânica pelas seguintes características:
- O gêmeo tem uma perna em forma de barril bastante grande.
- O chapéu tem uma superfície rugosa e parece veludo.
- A camada tubular da espécie falsa é vermelha ou laranja. Sua perna também fica vermelha com a idade.
- Os corpos de fruta maduros cheiram a cebola podre.
Apesar de em algumas fontes a doença satânica ser indicada como condicionalmente comestível, em nenhum caso deve ser ingerida.
Cogumelo da bílis
Cogumelo galha (lat.Tylopilus felleus), cogumelo amargo ou cogumelo falso porcini é outro duplo não comestível que tem um sabor de polpa desagradável. Seu tamanho é bastante pequeno - a tampa atinge apenas 10-12 cm de diâmetro. Tem forma convexa, hemisférica, mas à medida que amadurece, sua aparência muda. Os espécimes mais antigos têm tampas mais planas.
A superfície do corpo da frutificação é lisa e seca ao toque. A cor da tampa é marrom. O amargo não tem cheiro pronunciado.
Ele difere de um cogumelo porcini genuíno em uma camada tubular, que é pintado em um tom esbranquiçado ou rosa. Além disso, a polpa do corpo do fruto no corte torna-se rosada, no entanto, as alterações são bastante insignificantes. Você precisa examiná-lo mais de perto 5-8 minutos após causar danos.
O fungo da vesícula distingue-se de um cogumelo porcini genuíno principalmente pela aparência de suas pernas e gorro.
Boleto maravilhoso
O boleto é lindo (Latim Boletus pulcherrimus), também é chamado de boleto o mais bonito - uma espécie falsa venenosa com um chapéu aveludado. Pode crescer até 25 cm de diâmetro. Ao toque é um pouco seco, a cor é marrom com um tom avermelhado, A polpa do boleto é densa, amarelada. A perna da dupla é bastante grossa - cerca de 15 cm de largura.
Carvalho salpicado
O carvalho manchado (Latim Boletus erythropus) é uma das poucas contrapartes comestíveis condicionalmente do cogumelo porcini. A polpa dos corpos frutíferos pode ser adicionada a sopas e ensopados, e este tipo também é adequado para preparações.
O carvalho cresce em média até 20 cm de diâmetro, no entanto, sua perna é bastante curta - apenas 6-10 cm.A superfície do gorro é seca ao toque, levemente aveludada. Na forma, lembra um travesseiro amassado. A cor da tampa é castanho-avermelhada.
O carvalho salpicado é fácil de reconhecer pela forma como a borda de sua tampa se comporta após pressão ou impacto - ele escurece com rapidez suficiente sob pressão. O escurecimento da polpa também é um sinal característico de um falso gêmeo. Se o corpo do fruto for aberto, ele ficará azul-azulado.
Borovik le Gal
Boletus le Gal (Boletus legaliae do latim), também boleto legal, é outra contrapartida venenosa do cogumelo porcini, que pode crescer até 15 cm de diâmetro. O chapéu é hemisférico, macio ao toque. A superfície é pintada de rosa com uma mistura de laranja. A perna do boleto é grossa, com cerca de 5 a 6 cm de diâmetro.
A carne desse falso duplo é pálida, ligeiramente amarela. O aroma dos corpos frutíferos é agradável.
A principal característica distintiva desta espécie do cogumelo porcini é a presença de uma fina malha avermelhada no caule.
Como distinguir um cogumelo branco de um falso
Para não confundir um cogumelo porcini real com um falso, você precisa se familiarizar com os principais sinais dos gêmeos. Isso inclui as seguintes características:
- A polpa de amargura, dor satânica e algumas outras variedades semelhantes mudam de cor no local de um corte ou quebra, tornando-se tons acastanhados ou avermelhados. No boleto legítimo, as fibras danificadas podem ficar azuis. No caso de um cogumelo porcini real, isso não acontece.
- No amargor da perna, sente-se uma malha tuberosa, que não está no corpo frutífero do cogumelo porcini comestível.
- Um cogumelo biliar recém-cortado em um talo começa a produzir suco leitoso, em contraste com o branco.
- Externamente, um duplo falso quase sempre é mais atraente. Isso se explica pelo fato de não haver danos externos ao corpo do fruto, uma vez que insetos e animais se assustam com o sabor da polpa.
Por que um falso cogumelo porcini é perigoso?
O venenoso duplo do cogumelo porcini é perigoso porque sua polpa pode conter substâncias tóxicas. Eles penetram rapidamente no sangue humano e logo infectam as células do fígado, destruindo sua estrutura. Além disso, os componentes tóxicos afetam negativamente o sistema nervoso e os vasos sanguíneos.
Falsa intoxicação por cogumelo porcini
Os sintomas de envenenamento por fungo branco falso podem diferir ligeiramente dependendo da espécie, no entanto, em geral, a condição do paciente pode ser descrita da seguinte forma:
- Durante as primeiras 24 horas após comer uma refeição dupla, uma pessoa pode sentir uma fraqueza atípica e tonturas. A condição geralmente melhora no dia seguinte.
- Após 5-10 dias, os sinais de envenenamento aparecem novamente. Desta vez, é expresso em náuseas graves, vômitos e distúrbios fecais. Às vezes, a temperatura pode aumentar.
- Se o falso duplo contiver uma grande quantidade de substâncias tóxicas, a vítima começa a ter alucinações em algum momento.
- Depois de comer uma grande quantidade de polpa venenosa, os vasos sanguíneos, as terminações nervosas e as células do fígado são danificadas. Cãibras nos membros são possíveis.
- Com uma alta concentração de substâncias tóxicas, pode começar a cirrose do fígado.
Conclusão
O perigoso duplo cogumelo branco pode causar danos irreparáveis à saúde humana e muitas vezes causar acidentes. Comer um grande número de corpos falsos frutíferos é fatal, especialmente se machucar satânico - até mesmo um pequeno pedaço representa uma ameaça mortal. Alguns outros tipos causam cirrose do fígado, destruindo sua estrutura. Para que uma caçada tranquila corra bem, você precisa se familiarizar com as principais características dos duplos falsos.
Você pode aprender mais sobre como coletar um cogumelo Porcini real no vídeo abaixo: