Contente
Ryadovka branco-marrom - um cogumelo adequado para consumo, comum na faixa do meio. Muitos pratos deliciosos podem ser preparados a partir de um ryadovka branco-marrom, mas, antes de tudo, você precisa entender como distingui-lo dos falsos duplos na floresta.
Onde o cogumelo cresce ryadovka branco-marrom
Você pode encontrar um ryadovka marrom-branco, ou lashanka, em toda a Eurásia. O cogumelo cresce principalmente em florestas de coníferas, prefere florestas secas de pinheiros, às vezes é encontrado em plantações mistas.
Via de regra, a fileira marrom-esbranquiçada é encontrada em grandes grupos e forma fileiras inteiras de cogumelos na grama.
O que o ryadovka parece branco-marrom
A foto e a descrição do ryadok branco-marrom mostram que você pode reconhecê-lo por um chapéu achatado e aberto com uma pequena protuberância no centro. De diâmetro, o gorro pode chegar a 10 cm, em idade jovem apresenta formato hemisférico com bordas onduladas, mas posteriormente se endireita. A pele do gorro é seca e fibrosa, com pequenas fissuras, escamas, no tempo chuvoso é pegajosa e ligeiramente viscosa. As bordas da tampa de uma lashanka adulta são uniformes ou ligeiramente onduladas com curvas largas. A cor do cogumelo é castanha ou castanha-acastanhada, mas ilumina visivelmente nas extremidades da tampa. Em uma idade jovem, listras escuras podem ser visíveis na tampa.
Ryadovka branco-marrom geralmente se eleva 3-7 cm acima do solo. A perna é cilíndrica com ligeiro estreitamento na parte inferior nos corpos frutíferos adultos e espessamento nos jovens. Na estrutura, o caule é liso, às vezes fibroso próximo à base, a cor do caule é marrom ou marrom-avermelhada, mas na junção com o gorro pode ser quase branco. As placas da parte inferior da tampa são claras, brancas ou ligeiramente avermelhadas, cobertas de manchas avermelhadas.
Se você cortar a lashanka, sua polpa ficará densa, carnuda e branca. O cheiro do ryadovka marrom-branco é neutro.
Linha branco-marrom comestível ou não
Lashanka pertence à categoria de alimentos comestíveis condicionalmente. Você não pode comê-lo cru, no entanto, depois de imerso e fervido, você pode comer uma fileira marrom-esbranquiçada.
Gosto de cogumelo
O ryadovka fresco marrom e branco tem um sabor amargo, razão pela qual é considerado apenas comestível condicionalmente. Após o processamento, o sabor da polpa é caracterizado como fresco e farinhento.
Benefícios e danos ao corpo
Quando processada adequadamente e após preparação, uma fileira marrom-esbranquiçada pode trazer benefícios significativos para o corpo.As seguintes substâncias estão presentes na composição de sua polpa:
- vitaminas C, A, B1 e B6, B12;
- vitamina D;
- aminoácidos;
- uma grande quantidade de proteína facilmente digerível;
- carboidratos e uma pequena quantidade de gordura;
- magnésio e zinco.
O ryadovka branco-marrom pode ser considerado um produto dietético, apenas 32 kcal estão presentes em 100 g de polpa.
Com uso cuidadoso e moderado, lashanka pode:
- normalizar o metabolismo e melhorar a absorção de elementos úteis dos alimentos;
- fortalecer o sistema imunológico e tornar o corpo mais resistente a vírus e infecções;
- têm um efeito benéfico nos sistemas nervoso e muscular;
- reabastecer a deficiência de proteína no corpo e prevenir a anemia e a anemia.
As propriedades benéficas de um cogumelo comestível são inseparáveis de suas qualidades prejudiciais. Em primeiro lugar, comer lashanka não é recomendado para mulheres grávidas e crianças menores de 7 anos, mesmo uma intoxicação leve pode levar a consequências muito graves para elas. Além disso, é melhor não usar o ryadovka branco-marrom para pancreatite crônica, doenças gástricas agudas ou tendência à prisão de ventre.
Falsas duplas
Existem algumas duplas no ryadovka branco-marrom. Alguns deles são comestíveis, mas outros são totalmente inadequados para o consumo humano.
Remo marrom-amarelado
Um cogumelo comestível condicionalmente da mesma família é muito semelhante a um ryadovka marrom-branco em estrutura e tamanho. No entanto, já pelo nome você pode adivinhar qual é a principal diferença entre os cogumelos. A variedade amarelo-marrom tem um tom mais claro do gorro e da perna - marrom-amarelo ou marrom-laranja, marrom claro. A polpa no corte também é amarelada.
Linha de choupo
O cogumelo é muito semelhante ao lashanka em cor e forma, mas sua tonalidade é geralmente um pouco mais clara e maior em tamanho do que a variedade marrom-esbranquiçada. O remo de choupos não cresce em pinhais, prefere instalar-se em plantações de folha caduca. Você pode comer a variedade de choupo, tem gosto quase idêntico ao marrom-branco.
Linha manchada
Este cogumelo pertence à categoria de venenoso, você não pode comê-lo. É muito fácil confundir uma fileira manchada com uma tampa marrom-esbranquiçada na sombra. Mas a principal característica distintiva da linha manchada geralmente não permite cometer um erro - a presença de pequenas manchas escuras na tampa. Além disso, os corpos de frutificação adultos não têm uma protuberância no centro da capa, e a transição de branco para marrom na parte superior do caule é geralmente lisa, não abrupta.
Linha escamosa
O cogumelo castanho-escuro comestível difere do castanho-esbranquiçado não só pela tonalidade da cor, mas também pelas escamas perceptíveis na superfície da tampa. Mesmo com tempo úmido, a pele na parte superior permanece fosca e não adquire uma viscosidade viscosa.
Fileira dourada
O cogumelo comestível difere da lashanka marrom-esbranquiçada principalmente em sua cor: tem uma tonalidade amarelada, amarelada e avermelhada. A superfície do gorro e a base do caule são cobertas por pequenas escamas, que não estão presentes na variedade marrom-esbranquiçada.
Linha quebrada
O cogumelo comestível tem um tom de tampa muito semelhante e se assemelha à variedade branco-marrom em forma e tamanho. Já na perna da fileira quebrada, um anel fino fica localizado próximo à base do gorro, separando as partes brancas e marrons da perna.
Regras de coleta
É necessário ir buscar lashanka no final do verão, em agosto ou mesmo no início de setembro. O cogumelo é encontrado até a geada, pode ser encontrado principalmente em florestas de pinheiros.
Regra principal na hora da coleta - a área deve ser ecologicamente correta, localizada longe de estradas e instalações industriais. Como a polpa do cogumelo acumula substâncias tóxicas por si mesma, o lashanka de áreas contaminadas não trará nenhum benefício para o corpo.
Como cozinhar ryadovka branco-marrom
Antes do cozimento, a lashanka deve ser processada com cuidado para se livrar do desagradável odor de pó e amargor. A polpa é lavada várias vezes em água limpa e fria e, em seguida, fervida por pelo menos 30 minutos com a adição de cebolas picadas.
A linha marrom-branca processada torna-se um produto versátil para uso. O cogumelo pode ser frito e salgado, marinado e guisado, adicionado a sopas, saladas e acompanhamentos. Às vezes, a lashanka é seca e depois usada na forma de pó na preparação de molhos aromáticos.
Receitas de ryadovka branco e marrom
Cozinhar um ryadovka branco-marrom pode ser muito diversificado; há muitas receitas que usam lashanka. O cogumelo requer um processamento curto e simples e, após o amargor sair da polpa, torna-se muito saboroso. Várias receitas são especialmente populares.
Linha na salga
A receita clássica para fazer lashanka é a salga a frio. A receita é assim:
- As fileiras marrons-brancas frescas são lavadas e fervidas e, a seguir, colocadas em pequenas camadas em uma grande jarra de vidro.
- Polvilhe generosamente com sal em cada camada de cogumelos.
- Sementes de endro e folhas de louro são adicionadas aos ingredientes.
- Se desejar, você também pode adicionar algumas folhas de groselha à salga.
Quando a lata está cheia até o fim, seu gargalo é fechado com um tecido denso, mas respirável, e uma carga pesada é colocada em cima. O pote de cogumelos salgados é retirado para um local escuro e fresco, após uma semana, deve aparecer uma salmoura no recipiente, cobrindo completamente os cogumelos. Demora 2 semanas para salgar o ryadovka marrom-esbranquiçado e, após esse tempo, pode ser colocado na mesa.
Linha marrom-esbranquiçada em conserva
Outra maneira fácil de fazer lashanka é marinar. A receita é muito simples e requer poucos produtos:
- Cerca de 3 kg de lashankas descascadas são fervidos por meia hora, depois a água é drenada e os cogumelos são transferidos para uma panela.
- A fileira é despejada com uma nova porção de água em um volume de 1 litro e levada à fervura.
- Adicione 2 colheres grandes de açúcar à água, 3 colheres grandes de sal e especiarias a gosto.
- Ferva por 20 minutos e depois coloque mais 2 colheres de vinagre e deixe no fogo por mais 10 minutos.
Quando os cogumelos estiverem completamente prontos, eles devem ser colocados em vários frascos esterilizados, despeje a marinada por cima e enrole bem as tampas. Lashankas em conserva quentes devem esfriar aquecidas sob um cobertor grosso, após o qual podem ser armazenadas na geladeira.
Ryadovka frito
As lashankas fritas são muito populares e vão bem com batatas, mingaus e espaguete. Os cogumelos são fritos da seguinte forma:
- Descasque e ferva 2 kg de cogumelos frescos, escorra a água e corte a polpa do cogumelo em pedaços pequenos.
- Pré-aqueça a frigideira e regue com óleo vegetal, após o que 300 g de cebola frita até ficar transparente, deve ser cortada em meias argolas.
- Cogumelos são adicionados à cebola frita, sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais 20 minutos em fogo médio.
Lashankas fritas prontas podem ser temperadas com creme de leite, o que tornará os cogumelos ainda mais saborosos.
Conclusão
Ryadovka branco-marrom - não muito conhecido, mas saboroso cogumelo comestível para uso universal. Se você processar adequadamente a lashanka antes de cozinhar, não causará danos, mas os benefícios serão significativos.