Contente
A estrutura colunar tornou-se um espécime muito incomum e bonito, o que é bastante raro. Pertence à família Vaselkov. Acredita-se que esta espécie foi introduzida na América do Norte, pois é lá que ela é mais comumente encontrada em regiões de paisagem e outros locais onde são plantadas plantas exóticas.
Onde as redes colunares crescem
Na maioria das vezes, a treliça colunar é encontrada na América do Norte e do Sul, China, Nova Zelândia, Austrália, Havaí, Nova Guiné e Oceania. Como essa espécie se alimenta de matéria orgânica morta e em decomposição, ela cresce em habitats onde há um grande acúmulo de aparas de madeira, palha e outras substâncias ricas em celulose. A treliça colunar pode ser encontrada em parques, jardins, clareiras e ao redor deles.
Qual é a aparência das redes colunares?
Na forma imatura, o corpo do fruto é ovóide, parcialmente imerso no substrato. Com uma incisão vertical, vê-se um perídio delgado, compactado até a base, e atrás dele uma camada gelatinosa, cuja espessura aproximada é de cerca de 8 mm.
Quando a casca do ovo se quebra, o corpo frutífero aparece na forma de vários arcos de conexão. Normalmente, existem 2 a 6 lâminas. Por dentro, são cobertos por muco contendo esporos, emitindo um odor específico que atrai moscas. São esses insetos os principais distribuidores de esporos desse tipo de fungo, assim como todo o gênero Veselkov. O corpo do fruto é amarelo ou rosa a laranja-avermelhado. A própria carne é macia e esponjosa. Via de regra, o corpo frutífero assume uma tonalidade mais clara de cima e pálida de baixo. A altura das lâminas pode chegar a 15 cm, e a espessura é de cerca de 2 cm.
Os esporos são cilíndricos com extremidades arredondadas, 3,5-5 x 2-2,5 mícrons. A rede colunar não tem pernas ou qualquer outra base nos arcos, ela cresce exclusivamente a partir de um ovo estourado, que fica embaixo. Em seção, cada arco é uma elipse com uma ranhura longitudinal localizada na parte externa.
É possível comer treliças colunares
Apesar de não haver muitas informações sobre a treliça colunar, todas as fontes afirmam que este cogumelo está marcado como não comestível. Casos de uso desta cópia também não são registrados.
Como distinguir redes colunares
A variante mais semelhante é o caçador de flores javanês. Possui 3-4 lóbulos crescendo a partir de uma haste comum, que pode ser curta e, portanto, dificilmente perceptível.
A casca do caule da flor, a chamada colcha, tem uma tonalidade acinzentada ou marrom-acinzentada. Você pode distinguir a estrutura colunar deste espécime da seguinte maneira: corte a casca do corpo da frutificação e remova o conteúdo. Se houver uma pequena haste, então é uma haste dupla, pois a rede colunar possui arcos que não estão conectados entre si.
Outro representante da família Vaselkov é a treliça vermelha, que apresenta semelhanças com o espécime colunar. No entanto, ainda existem diferenças. Em primeiro lugar, o gêmeo tem uma forma mais arredondada e uma rica cor laranja ou vermelha e, em segundo lugar, é o único representante da família da rede que é encontrado na Rússia, especialmente na parte sul. Além disso, é um dos cogumelos venenosos.
Quanto à estrutura colunar, este objeto ainda não foi observado em território russo.
Conclusão
Sem dúvida, a estrutura colunar pode interessar a qualquer colhedor de cogumelos com sua aparência incomum. Porém, não é tão fácil conhecê-lo, já que este espécime é uma raridade.