Varetas com veias douradas: foto e descrição

Nome:Velhaco com veias douradas
Nome latino:Pluteus chrysophlebius
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Agaricus chrysophlebius
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetos)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Pluteaceae
  • Gênero: Pluteus
  • Visualizar:Pluteus chrysophlebius

A barata de veias douradas é um representante lamelar do reino dos cogumelos, pertencente à família Pluteev. O nome latino é Pluteus chrysophlebius. É muito raro, é considerado não comestível.

Qual é a aparência de um ladino com veias douradas?

O espeto com veias douradas (mostrado na foto) é conhecido como cogumelos pequenos. A altura total varia entre 5 a 6 cm, o corpo do fruto não tem gosto bom e o cheiro da polpa é quase imperceptível. O aroma pode ser sentido se você moer bem um pedaço da tampa. Este cheiro é comparável à evaporação fraca do cloro.

Descrição do chapéu

Os gorros dos espécimes jovens são largamente cônicos, nos mais velhos são mais achatados, podendo haver uma protuberância (tubérculo) no centro. A cor amarela é mais brilhante nos cogumelos jovens. A paleta de cores varia de amarelo profundo a palha dourada. Com a idade, uma tonalidade marrom é adicionada à cor, mas o amarelo não desaparece. A polpa do gorro é fina, quase transparente ao longo da borda, finamente estriada, de forma que a cor parece ocre escuro. Na quebra, a polpa é leve, com leve amarelecimento.

O diâmetro da tampa em forma de cone também muda com a idade. O indicador varia de 1 a 2,5 cm.

A superfície do cogumelo é brilhante, como um cogumelo envernizado devido à umidade. Na juventude, o gorro apresenta “venosidade”, que é visualmente criada por rugas no centro do gorro. Na velhice, os hematomas desaparecem e a capa torna-se lisa.

Importante! A cor do himenóforo é de grande importância na determinação do tipo de cogumelo. Ele muda com a idade, portanto, a cor do pó de esporos é adicionalmente levada em consideração

As placas localizadas sob a cabeça do espeto com veias douradas apresentam uma tonalidade esbranquiçada, após o amadurecimento dos esporos a cor muda, passando a rosada. As placas têm placas rudimentares.

Descrição da perna

O comprimento da perna do espeto com veias douradas geralmente não ultrapassa 50 mm, os menores espécimes têm uma altura de 20 mm. O caule é geralmente plano, cilíndrico, muito frágil, seu diâmetro varia de 1 a 3 mm. A suavidade é notada à palpação. Cor - amarelo pálido, às vezes esbranquiçado. Na base, você pode ver uma substância branca parecida com algodão - esses são os restos do micélio basal.

Atenção! Um dos principais sinais de identificação da espécie é a presença ou ausência de um anel na pata.

Observa-se que o espeto com veias douradas não apresenta anel, o que o torna possível distingui-lo de outras variedades.

Onde e como cresce

Este tipo de cogumelo é muito raro, sendo impossível indicar a área de distribuição exata. Representantes únicos da espécie foram encontrados em diferentes continentes, em países com diferentes climas. O aparecimento de espécimes com veias douradas foi registrado na Europa, Ásia e EUA. Na Rússia, os cogumelos podem ser encontrados em áreas com florestas decíduas e mistas. As saprófitas são encontradas em tocos e fragmentos de árvores decíduas, com menos freqüência coníferas. Eles podem formar pequenos grupos, mas são mais comuns um de cada vez.

Atenção! A formação de espeto de veias douradas na madeira leva ao aparecimento de podridão branca.

O cogumelo é comestível ou não

Devido à baixa prevalência do fungo, não há informações sobre sua comestibilidade. Em algumas fontes é indicado que a barata dourada é comestível, em outras é classificada como condicionalmente comestível devido à baixa qualidade da polpa e ao odor desagradável. Mas a maioria ainda está convencida de que o cogumelo não é comestível.

As cores brilhantes da tampa enganam os colhedores de cogumelos. Muitos têm medo de coletar os corpos frutíferos dos cuspidores, confundindo-os com venenosos. Para não sofrer de mal-estar estomacal e permitir que os cogumelos se espalhem pelo planeta, é melhor recusar-se a recolher o cuspe da veia dourada.

Duplas e suas diferenças

Entre o plutey, existem várias espécies que se diferenciam nas cores vivas do gorro. Eles têm uma estrutura semelhante, mas podem ser reconhecidos por suas dimensões.

Os gêmeos da saliva com veias douradas são considerados:

  1. Chicote dourado. Sua principal diferença é o tamanho maior. Esta espécie apresenta tons mais castanhos. Pertence a espécimes comestíveis, mas devido ao seu sabor baixo e rara ocorrência, praticamente não é utilizado para alimentação.
  2. Rogue amarelo de leão. Possui uma capa aveludada, no centro da qual podemos distinguir um padrão reticular em vez de “venoso”. O enrugamento aparece em corpos frutíferos jovens e não desaparece com a idade. Ele está listado entre os espécimes pouco estudados, mas comestíveis.
  3. Palhaço de Fenzl - um dos representantes mais brilhantes do gênero. Sua peculiaridade é a presença de um anel na perna. Devido à sua raridade, está incluído no Livro Vermelho. Não há evidência de toxicidade.
  4. Rogue enrugado de laranja. Uma característica marcante é a presença de tons laranja na cor. Um anel rudimentar pode ser discernido na haste. A comestibilidade, bem como a toxicidade, não foram confirmadas, portanto não é recomendado coletar.

Conclusão

A barata de veias douradas é um representante amarelo brilhante do reino dos cogumelos. Sua coleta é difícil devido à sua baixa ocorrência, e sua comestibilidade permanece em dúvida. Os gêmeos existentes têm uma cor semelhante, diferem ligeiramente em tamanho e são mal compreendidos. A comestibilidade de duplas também não foi comprovada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção