Contente
Plutey leão-amarelo (Pluteus leoninus) é um raro representante do gênero Plutey da família Plutey. É também conhecido como o palhaço do leão e o palhaço gigante. De acordo com a classificação micológica, pertence à classe Agaricomycetes, a ordem Agaric. O malandro do leão não é muito conhecido no meio dos catadores de cogumelos, tantos, por inexperiência, o contornam, considerando-o um cogumelo venenoso.
Qual a aparência de um trapaceiro amarelo-leão
A barata amarelo-leão é um pequeno cogumelo de cor brilhante com um caule muito fino. A carne é densa, pode ser salmão, dourada ou castanha. A cor da parte interna depende da idade do corpo frutífero e do local onde o micélio cresce. Pó de esporo rosa claro. As placas são frequentes, soltas e largas. Em tenra idade, eles são branco-rosados, em uma idade mais madura são rosados.
Descrição do chapéu
O chapéu do cuspe amarelo-leão na fase inicial de crescimento tem a forma de um sino. Em seguida, torna-se convexo e, ainda mais tarde, prostrado. A capa do cogumelo é bastante fina, com nervuras nas bordas, com um diâmetro de cerca de 20-60 mm. No centro pode haver um pequeno tubérculo com um padrão em forma de malha. A pele do boné é fosca, aveludada, listrada longitudinalmente, macia ao toque. A cor da tampa é amarelo brilhante, marrom amarelado, marrom amarelado e mel amarelo.
Descrição da perna
O caule do espeto amarelo-leão é longo e fino. Sua espessura é de cerca de 5 mm e sua altura é de 50-80 mm. A perna é sólida, fibrosa, listrada longitudinalmente e tem forma cilíndrica. Expande-se ligeiramente em direção à base, onde às vezes pode se formar um pequeno tubérculo. Acontece uniforme, curvo, ocasionalmente torcido.
Onde e como cresce
Um lúcio amarelo-leão é um cogumelo saprófito que cresce em árvores caídas, velhos tocos em decomposição, em resíduos de madeira (cascas, galhos) no solo. É muito raro em árvores vivas. Estes cogumelos crescem principalmente na parte europeia da Rússia, na região de Samara, bem como no Território de Primorsky, Sibéria Oriental e Ocidental.
Local de crescimento do espeto amarelo-leão:
- florestas decíduas (carvalho, faia, choupo, freixo);
- plantações mistas (com predominância de bétula);
- florestas de coníferas (raras).
A frutificação dura de meados de junho até o final de outubro. O crescimento mais maciço é observado em julho. Na maioria das vezes, crescem individualmente, muito raramente em pequenos grupos.
O cogumelo é comestível ou não
O plyutei amarelo-leão é um cogumelo comestível condicionalmente com baixa palatabilidade. O cheiro da polpa é bastante agradável. Você pode usar os leões do leão para a preparação do primeiro e segundo pratos, tendo previamente fervido por pelo menos 10-15 minutos. Além disso, os cogumelos podem ser secos e salgados.
Duplas e suas diferenças
Vários tipos de espeto são semelhantes ao espeto amarelo-leão:
- Dourado (Pluteus chrysophaeus) - tamanho menor e flores acastanhadas.
- Enrugado de laranja (Pluteus aurantiorugosus) - distingue-se pela presença de uma mancha laranja no centro do gorro e um anel rudimentar no caule.
- Veia dourada (Pluteus chrysophlebius) é um cogumelo menor, não aveludado, com um padrão diferente no centro da tampa.
- Palhaço de Fenzl (Pluteus fenzlii) - uma característica distintiva é o anel na haste e a cor muito brilhante da tampa. O espeto mais amarelo de todas as variedades de espeto amarelo.
Conclusão
A barata leão-amarela é um cogumelo pouco conhecido, por isso sua composição química e características dificilmente foram estudadas. Não há dados científicos confiáveis sobre a espécie. Ao longo de alguns estudos, não foram identificadas propriedades únicas e benéficas que tornassem possível recomendar este tipo de cogumelo para consumo.