Contente
A família Pluteev inclui várias centenas de espécies diferentes. Muitos deles são mal compreendidos. Tuberoso (pé torto) é um cogumelo pouco conhecido do gênero Pluteus. É popularmente chamado de pé torto, meio bulboso ou espesso.
Qual é a aparência de um lírio tuberoso?
Como muitos outros corpos frutíferos do gênero Pluteev, a espécie tuberosa é muito pequena. Distingue-se pelos tamanhos proporcionais da tampa e das pernas, que podem ser vistos na foto:
Descrição do chapéu
A tampa é pequena e fina, com 2-3 cm de diâmetro, nos cogumelos jovens tem a forma de um sino, tornando-se subsequentemente prostrada. Superfície rosada, por vezes amarelada, ligeiramente enrugada, com um pequeno tubérculo no meio. Fibras radiais, semelhantes a sulcos, estendem-se a partir dele. As placas brancas, com o tempo, ligeiramente rosadas no interior são gratuitas.
Descrição da perna
A perna é baixa, apenas 2-3 cm, tem a forma de um cilindro. Em alguns cogumelos, é curvo. É coberto por fibras que parecem flocos. Na base, a perna fica mais espessa, formando um pequeno tubérculo. Às vezes, o micélio é visível nele. A polpa da perna e do gorro é branca, inodora e insípida.
Onde e como cresce
Como outros Spits, este saprotroph é encontrado em folhagens podres, troncos de árvores em decomposição e, às vezes, apenas em terreno aberto em florestas mistas e decíduas. Sua geografia é ampla.
O caranguejo tuberoso cresce de agosto a outubro:
- na Europa, exceto Península Ibérica;
- no norte da África;
- em países asiáticos, por exemplo, Azerbaijão e Armênia, China e Japão.
Na Rússia, este corpo de fruto foi visto em Primorye, no território de Yakutia. No oeste da Rússia, foi encontrado na região de Samara, na área da reserva Zhigulevsky.
O cogumelo é comestível ou não
O cogumelo é considerado não comestível: devido ao seu pequeno tamanho e falta de sabor, não tem valor. Os cientistas não falam sobre sua toxicidade.
Duplas e suas diferenças
Alguns catadores de cogumelos confundem tuberoso com cusparada de pés aveludados. Mas essa espécie é duas vezes maior que a tuberosa. A superfície da tampa também é diferente: é aveludada, gradualmente aparecem pequenas escamas. A cor do gorro é âmbar, marrom arenoso, até marrom. Pode ser encontrada nas mesmas áreas que a barata tuberosa.
Um dos espetos comestíveis é o cervo:
Conclusão
A barata tuberosa é pouco estudada. Portanto, os catadores de cogumelos precisam ter cuidado para não permitir que esta espécie acabe na cesta. Muitos membros da espécie podem ser alucinógenos.