Contente
Porão pecitsa (Peziza cerea) ou cera é um cogumelo de aparência interessante da família Pezizaceae e do gênero Peziza. Foi descrito pela primeira vez por James Sowerby, um naturalista inglês em 1796. Seus outros sinônimos:
- peziza vesiculosa var. Cerea;
- macroscyphus cereus;
- pustulária do porão;
- taça do porão, de 1881;
- parede ou cálice tegumentar, lenhoso, de 1907;
- cobrir galactinia ou embasamento, desde 1962;
- geopyxis muralis, de 1889;
- parede ou tampa petsica, desde 1875
Como é uma pecica de porão
Em tenra idade, os corpos de fruto são abobadados na forma de um copo de conhaque com uma borda recortada. Sedentário, fixado ao substrato pela parte inferior do gorro ou por uma haste rudimentar. Com a idade, uma esfera invertida regular torna-se curva-ondulada, quebrada, achatada. Freqüentemente se abre para um estado semelhante ao de um pires ou prostrado. A borda fica irregular, rasgada.
O tamanho da tigela varia de 0,8 a 5-8 cm de diâmetro. Hymenium - a superfície interna é laqueada, brilhante, cerosa. O externo é áspero, coberto com pequenas escamas adjacentes. A cor é creme, bege-dourado, mel, amarelo acastanhado, ocre. A polpa é quebradiça, branca ou de café com leite. O pó dos esporos é branco ou ligeiramente amarelado.
Onde e como cresce
Essa variedade é onipresente, especialmente na América e na Europa. Pode crescer e desenvolver-se em ambientes fechados e úmidos durante todas as estações. Ao ar livre, começa a desenvolver-se com o início dos dias quentes e antes das geadas.
Ama lugares úmidos e sombreados. Porões, casas abandonadas e ravinas, restos de plantas podres e estrume. Sente-se bem em uma solução úmida, entre lajes de estrada, em trapos apodrecidos, sacos de areia.
O cogumelo é comestível ou não
É classificado como não comestível devido ao seu baixo valor nutricional. A polpa tem um cheiro desagradável de porão úmido, misturado com cogumelo.
Duplas e suas diferenças
O porão pecitsa tem semelhanças com representantes individuais de suas espécies, mas é facilmente determinado por seu habitat - porões.
Bexiga pecica. Comestível condicionalmente. Possui cor creme amarelada, suas bordas não apresentam dentes pronunciados.
Conclusão
Porões ou pecitsa de cera instalam-se em lugares quentes e úmidos. Não comestível, sem dados de toxicidade encontrados, tem um irmão gêmeo. Ama quartos subterrâneos fechados, edifícios de madeira abandonados, caves. Pode viver de sacos e trapos, de compensados e montes de esterco, nas juntas de lajes e fundações de casas. Ela cresce em todos os lugares, de maio a outubro, e em salas quentes durante todo o ano.