Cogumelo encolhendo (antiderrapante): foto e descrição, propriedades úteis

Nome:Reduzindo fungo de mel
Nome latino:Desarmillaria tabescens
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Agaricus tabescens, Armillaria mellea, Armillaria tabescens, Clitocybe monadelpha, Collybia tabescens, Lentinus caespitosus, Pleurotus caespitosus, Monodelphus caespitosus, Pocillaria caespitosa
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Physalacriaceae (Physalacryaceae)
  • Gênero: Desarmillaria
  • Visualizar:Desarmillaria tabescens (fungo do mel que encolhe)

Na zona central da Rússia, uma rica colheita de agáricos de mel de verão e outono não é incomum. Eles são especialmente apreciados pelos colhedores de cogumelos por seu sabor elevado e aroma agradável. Uma variedade de cogumelos, como o fungo do mel que encolhe, é comum nas florestas de coníferas e decíduas das regiões intermediárias. Excelente para a preparação de vários pratos e picles, é também famosa pelas suas propriedades medicinais e apreciada pelos verdadeiros gourmets.

Descrição do cogumelo encolhendo

O cogumelo está encolhendo, ou seja, antiderrapante, tem tamanho médio - até 15 cm de altura. A sua polpa branca ou leitosa-amarelada, por vezes castanha, exala um aroma agradável e pronunciado a cogumelos. Em um corte, sua cor não muda. O cogumelo pertence à família Fizalakriev, possui um himenóforo lamelar de cor branca com uma tonalidade ligeiramente rosada.

Descrição do chapéu

O tamanho máximo do gorro é de 10 cm, nos jovens é convexo, mas posteriormente se expande e adquire uma forma achatada. Um tubérculo largo está localizado no centro. A cor do gorro é castanho claro, avermelhado, a sua superfície é seca, coberta por escamas escuras, características dos cogumelos jovens, e com a idade vão desaparecendo gradativamente.

Descrição da perna

A altura da pata lisa do fungo melífero que encolhe varia de 7 a 18 cm, em espessura - até 1,5 cm. A cor é desigual: mais perto do gorro é branco, com pequenas manchas escuras, embaixo é marrom ou marrom . Por dentro, o caule fibroso é oco, não há anel, o que explica o segundo nome - cogumelo antiderrapante. Os corpos frutíferos crescem junto com as partes inferiores das pernas.

Onde e como o cogumelo que encolhe cresce

O encolhimento dos cogumelos do mel é comum no centro e no sul da Rússia, mas também na Crimeia. Eles crescem em madeira em decomposição, tocos de árvores coníferas e caducas em grandes grupos, formando intercrescimentos característicos. Um lugar favorito para esses cogumelos é a madeira de carvalho. Eles são coletados de junho até o final do outono. Nas regiões do Sul, frutificam ativamente até o muito frio, ou seja, até dezembro. O cogumelo sem anel também cresce na América do Norte, Europa, Japão, China, bem como nas regiões do norte da África.

Honeydew comestível grátis ou não

Os cogumelos de secagem são classificados como cogumelos comestíveis com excelente sabor e uma composição química única. São caracterizados por um forte aroma de cogumelo e polpa com sabor adstringente, sem presença de amargor. Para a preparação de agáricos com mel, nenhum tratamento térmico complexo e especial é necessário. Antes de cozinhar, os corpos de fruto devem ser limpos e enxaguados cuidadosamente.Em seguida, são fritos, cozidos, salgados, em conserva, cozidos em sopas e molhos.

Como cozinhar cogumelos encolhendo

Uma variedade de pratos são preparados com cogumelos secos - deliciosos, muito perfumados e saudáveis. É necessário lidar com o processamento dos cogumelos imediatamente após eles serem trazidos da floresta para casa. A vida útil máxima de matérias-primas de cogumelos frescos é de 1 dia. Durante o processamento inicial, eles são limpos, detritos, podridão e buracos de minhoca são removidos. Enxágue abundantemente em água corrente. Os corpos de fruto da variedade encolhível preparados desta forma podem ser cozidos, fritos, em conserva, salgados e molhos preparados.

Como fazer conservas de cogumelos encolhendo

Cogumelos em conserva são tradicionalmente o prato favorito de muitas donas de casa. Para preparar cogumelos enrugados desta forma, você precisará de:

  • 700 g de cogumelos;
  • 1 Colher de Sopa. agua;
  • 30 ml de óleo vegetal;
  • 1,5 colher de sopa. eu. vinagre;
  • 1 Colher de Sopa. eu. sal e açúcar;
  • especiarias - 2 unid. folha de louro, cravo-da-índia, pimenta-do-reino e cravo-da-índia de alho.

Algoritmo de cozimento:

  1. Os corpos frutíferos são fervidos em água com sal por 20 minutos.
  2. Jogue em uma peneira e deixe o líquido escorrer.
  3. Em uma panela, ferva a marinada com os ingredientes acima, exceto o vinagre e o óleo, por 5 minutos.
  4. Os cogumelos são adicionados, fervidos por 10-15 minutos. e despeje o vinagre.
  5. Eles são colocados em potes esterilizados, o óleo é adicionado por cima e selados com tampas.
Importante! Cogumelos secos em conserva são deliciosos como prato independente, assim como em molhos e saladas. Eles são usados ​​para o recheio de tortas, tortas, pizzas.

Como salgar cogumelos antiderrapantes para o inverno

Cogumelos crocantes e moderadamente salgados diversificam perfeitamente a mesa no inverno. Para prepará-los, você precisará de:

  • 1 kg de mel agarics;
  • 50 g de óleo vegetal;
  • 2 cebolas;
  • 50 g de sal;
  • guarda-chuvas de endro.

Algoritmo de cozimento:

  1. Os corpos de fruto são fervidos por 30 minutos. em água salgada.
  2. O caldo é drenado.
  3. Os cogumelos são colocados em uma panela de esmalte em camadas, polvilhando cada um com sal e rodelas de cebola.
  4. Adicione 50 ml de água fervida fria, cubra com um prato e defina a opressão com uma carga.
  5. O pote é colocado em local fresco, você pode colocá-lo na geladeira por 30 dias.
  6. Os frutos salgados são transferidos para potes de vidro e cobertos com tampas de plástico.

Como secar cogumelos de secagem para o inverno

Os cogumelos secos ficam perfeitamente armazenados durante todo o inverno e servem de base para a preparação de muitos pratos. É este método de processamento que permite preservar a quantidade máxima de microelementos úteis nos cogumelos.

A secagem é realizada:

  • no ar;
  • no forno;
  • em uma secadora elétrica.

Antes da secagem, os corpos frutíferos são limpos, grandes espécimes são cortados. Eles são amarrados em um fio e pendurados em um local bem ventilado e ensolarado por 30 a 40 dias. No forno, o processo de secagem dura cerca de 5 horas a uma temperatura de 60 ° C, durante as quais os cogumelos são revolvidos periodicamente. Por 3 a 4 horas, os cogumelos sem anel são secos em um secador elétrico a uma temperatura de 50 ° C. Depois, ficam com o aparelho desligado por mais 3 horas Os corpos dos frutos, devidamente preparados para o armazenamento, são elásticos, inquebráveis. Seco em excesso - desmoronar quando pressionado.

Os benefícios e malefícios do encolhimento de cogumelos

Devido à sua composição única, os cogumelos secos têm propriedades medicinais. A quantidade de aminoácidos úteis para o corpo humano, substâncias biologicamente ativas e polissacarídeos contidos nesses cogumelos é difícil de superestimar.

Seu uso na alimentação estimula:

  • o trabalho do aparelho digestivo;
  • excreção de bile;
  • redução da pressão arterial;
  • fortalecimento da imunidade.

O uso de agaric mel encolhível pode eliminar palpitações, várias inflamações e dores. Estudos clínicos confirmaram que o produto estimula o corpo humano a combater o sarcoma, reduz os níveis de radiação e remove toxinas.

No entanto, em alguns casos, o dano é possível sob certas condições:

  • exacerbação de doenças crônicas do trato gastrointestinal;
  • gravidez e amamentação.
Importante! Crianças menores de 3 anos são estritamente proibidas de comer cogumelos. Na presença de doenças crônicas do trato gastrointestinal, o produto só é permitido após acordo com o médico assistente.

Duplas e suas diferenças

Os cogumelos de secagem são mais semelhantes aos cogumelos do gênero Galerina, dos quais existem representantes comestíveis e venenosos. Entre eles:

  1. Mel de outono difere de encolher pela presença de um anel na perna e placas brancas bege. Ela cresce apenas em florestas decíduas. Pertence à variedade comestível.
  2. Galeria delimitada tem esporos enferrujados, uma capa marrom e um anel de membrana no caule. Coníferas em decomposição são um habitat favorito. Cogumelo venenoso.
  3. Agárico de mel amarelo-enxofre tem uma tampa amarela ou marrom, de cor mais escura no centro do que nas bordas. Prefere florestas decíduas, mas também ocorre em coníferas, embora com muito menos frequência. Cogumelo venenoso.

É muito difícil distinguir entre o cogumelo do sol e o cogumelo do leite amarelo, que prefere as florestas de abetos, e também se instala sob os abetos e as bétulas. No entanto, esta última possui uma tampa em forma de funil, de dimensões muito grandes - até 25 cm de diâmetro, cuja superfície é viscosa, enquanto que nas não aneladas representativas das em forma de relva é seca. A perna está coberta de dentes amarelos. Ao ser cortada, a polpa escurece e solta muito suco leitoso.

Conclusão

O fungo do mel encolhedor é um cogumelo único nas suas propriedades e sabor, que não deve ser ignorado durante a "caça tranquila". Os pratos saudáveis ​​feitos com este produto diversificarão muito a mesa de inverno, além disso, serão indispensáveis ​​para os vegetarianos. Um bônus para isso é o efeito de cura que a redução do cogumelo terá no corpo humano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção