Contente
Uma foto e descrição de agarics mel em vidoeiro permitirá não confundir este delicioso cogumelo com falsos corpos de fruto que são perigosos para a saúde e a vida humana. Conhecendo a aparência do cogumelo comestível, você pode fazer uma "caçada tranquila" com segurança.
Cogumelos mel crescem em uma bétula
Diferentes tipos de mel agaric crescem em árvores decíduas, mas na maioria das vezes podem ser encontrados em bétulas. É importante levar em consideração o fato de que a árvore na qual os cogumelos se assentam já deve estar morta ou enfraquecida.
Qual é a aparência dos cogumelos de mel em uma bétula
Os cogumelos de vidoeiro são pequenos corpos frutíferos, atingindo uma altura não superior a 15 cm, que crescem em grandes grupos inteiros, o que os permite distingui-los de alguns fungos parasitas.
Para saber com certeza o cogumelo, vale a pena estudar detalhadamente sua aparência. Além disso, é quase idêntico em todos os tipos desses cogumelos (verão, outono, etc.):
- Chapéu. Em um espécime jovem, tem uma forma hemisférica. Com o tempo, as bordas começam a se dobrar para baixo, formando uma espécie de guarda-chuva, no centro do qual há uma pequena saliência. O diâmetro do gorro varia de 2 a 10 cm, e há escamas em sua superfície, mas também podem desaparecer com o tempo. A cor da parte superior do cogumelo pode ser diferente - de tons de bege claro a tons avermelhados. Mas na maioria das vezes há cogumelos de mel com um gorro vermelho-amarelado.
- Polpa. Em qualquer cogumelo, é macio e macio, tem uma cor branco-amarelada. Para maior vitalidade, o cogumelo coleta água por si mesmo, pois a parte interna do corpo frutífero é bastante úmida. O aroma da melada de bétula emana agradável, semelhante ao cheiro de madeira úmida.
- Perna. Ela cresce até 15 cm, mas a cor depende não só da idade do fungo, mas também de onde ele cresce. O espécime jovem apresenta uma cor clara de mel, à medida que cresce, a parte inferior do corpo frutífero escurece e torna-se marrom. Nas pernas pode-se observar uma saia, que é a marca registrada do cogumelo, sendo o principal diferencial do cogumelo mel comestível. Além disso, protege o corpo do fruto de quebrar durante fortes rajadas de vento.
Quais cogumelos crescem sob bétulas
Na foto você pode ver como os cogumelos de bétula crescem, formando uma pulseira inteira em tocos e partes de árvores destruídas (aliás, a palavra cogumelo de mel é traduzida como pulseira). Os cogumelos são comuns em quase todos os lugares. Mas eles conquistaram a maior popularidade entre os habitantes da Europa Oriental e da Rússia.
A produtividade depende diretamente da quantidade de umidade no território de seu crescimento. Eles só podem ser encontrados em grande número em florestas decíduas, onde o nível de umidade é sempre muito alto. Além disso, existem todos os tipos de mel agarics - primavera, verão, outono e inverno. Em plantações mistas, será mais problemático coletar uma cesta cheia de cogumelos, enquanto a temporada de caça tranquila também é importante, porque nessas florestas eles aparecem exclusivamente no período de outono.
Não só os cogumelos comestíveis podem crescer em uma bétula. Portanto, é importante estudar todos os tipos de corpos frutíferos encontrados nos tocos de árvores decíduas.
Outono
Os cogumelos da bétula do outono pertencem à família da Physalacria. Eles são encontrados em florestas úmidas no hemisfério norte. Eles crescem em tocos de bétulas e outras árvores decíduas. A capa do corpo frutífero cresce até 17 cm, a cor é marrom escuro. Existem muitas escamas na superfície. A carne é branca e firme.A perna não pode ultrapassar 11 cm de comprimento, o diâmetro é cerca de 15 cm.O pico de produção ocorre na primeira década de setembro.
Verão
Esta espécie pertence à família Stropharia. Pode crescer em bétulas e outras espécies de árvores decíduas. Prefere um clima temperado. A tampa do corpo da frutificação é pequena - cerca de 5 cm de diâmetro. No início, o topo tem uma forma semicircular, mas depois torna-se quase plano. A cor é amarelo fosco ou marrom, dependendo de quanta umidade está em uma determinada estação. Quanto mais chuva, mais clara será a sombra. No centro da parte superior do cogumelo da bétula existe um pequeno tubérculo, que se destaca em tom mais claro do resto da superfície, mas ao contrário torna-se bastante escuro com chuvas fortes. Não há escamas na tampa, enquanto uma fina camada de muco pode ser observada.
A perna do fungo não ultrapassa 7 cm, é recoberta por formações escamosas de cor escura que não desaparecem com a idade. O pico de produção ocorre na temporada de verão, embora os primeiros cogumelos do vidoeiro apareçam em abril e não desapareçam até novembro.
Inverno
O fungo do mel de inverno pertence às famílias Tricholomaceae e Ryadovkovy. Ele prefere crescer nas zonas climáticas do Norte em tocos de bétula e choupos. A capa do corpo da frutificação pode variar de 2 a 10 cm de diâmetro. A forma é plana, a cor é amarelo claro. A parte inferior da melada de bétula também é pequena - cerca de 5 a 7 cm. Ao mesmo tempo, é densa, na superfície existem muitas pequenas vilosidades que servem para reter a umidade no corpo do fruto. A caça deste cogumelo pode ser realizada tanto na primavera como no outono, uma vez que é capaz de tolerar até temperaturas do ar bastante baixas.
Primavera
Os cogumelos da primavera são representantes da família Negniychnikov. Eles preferem crescer sozinhos em florestas mistas. Portanto, esta espécie de agaric mel é difícil de encontrar em tocos de bétula. E a maioria dos colhedores de cogumelos novatos costuma confundir um espécime comestível com algum tipo de "irmãos" venenosos.
Propriedades úteis de agarics mel de bétula
Para avaliar os benefícios dos agáricos com mel de bétula, você precisa se familiarizar com sua composição. Os corpos de frutificação contêm:
- vitaminas - PP, E, B, C;
- celulose;
- cinzas;
- Sahara;
- aminoácidos;
- oligoelementos - potássio e magnésio, ferro e sódio, cálcio e cobre, fósforo e zinco.
Além disso, os corpos frutíferos não são proibidos de comer durante o jejum. Portanto, eles devem estar presentes na mesa dos crentes que estão expostos a sério estresse de longo prazo associado a restrições alimentares.
Os benefícios dos cogumelos de bétula:
- Como os cogumelos contêm muitos sais minerais de ferro, magnésio, zinco e cobre, seu uso tem um efeito benéfico nos processos de hematopoiese. Os especialistas recomendam diversificar sua dieta com cogumelos para anemia - você pode cobrir a necessidade diária desses oligoelementos com apenas 100 g por dia, o que ajudará a aumentar a hemoglobina.
- Os cogumelos de vidoeiro têm efeitos anticancerígenos e antimicrobianos.
- Os corpos de frutificação permitem que você lide com E. coli e Staphylococcus aureus. Loções, unguentos e tinturas são feitos a partir deles.
- Ao comer cogumelos, o trabalho de muitas funções vitais é normalizado, em particular, a glândula tireóide.
- Nos tempos antigos, as pessoas usavam o extrato de agaric de mel de bétula para tratar feridas e cortes menores, várias doenças de pele, hematomas e enxaquecas.
- Na Europa, os cogumelos em questão não são aceites como produto alimentar, mas a partir deles são fabricados medicamentos.Injeções e pílulas à base de corpos frutíferos são usados para a tuberculose, para aumentar a imunidade durante a radioterapia e outras doenças associadas a um enfraquecimento geral do corpo e seu envenenamento por toxinas.
Além dos benefícios, os cogumelos de bétula também podem ter efeitos negativos. Portanto, vale a pena destacar vários possíveis problemas associados ao uso de agáricos mel:
- Intolerância individual.
- Úlcera péptica na fase aguda.
- Gastrite.
- Flatulência.
Coleta e uso de agáricos de mel de bétula
O momento em que você pode desfrutar de uma colheita abundante de cogumelos depende inteiramente das condições climáticas de uma determinada região e do tipo de corpo de fruto. Mas em tempo chuvoso, os cogumelos de bétula são muito mais comuns. Portanto, os amantes da caça silenciosa preferem sair para a floresta durante ou imediatamente após a precipitação.
A polpa do cogumelo é capaz de absorver todas as substâncias nocivas contidas na atmosfera. Portanto, os especialistas recomendam fortemente a colheita em locais distantes de empreendimentos industriais e aterros, áreas de estradas e ferrovias. Além disso, os locais após os incêndios florestais estão entre os melhores para uma caça silenciosa.
Hoje, os cogumelos do mel não só podem ser encontrados e coletados em um bosque de bétulas, como muitas pessoas os compram em lojas. Existem vários motivos para isso:
- Os produtos cultivados em condições artificiais são seguros para consumo.
- Os cogumelos não são diferentes de suas contrapartes florestais, incluindo sabor e propriedades úteis.
- As matérias-primas se prestam a uma verificação cuidadosa em todas as etapas, desde o plantio até o empacotamento dos corpos frutíferos.
Você pode usar cogumelos de bétula em diferentes variações:
- Preparação de sopa.
- Fritar.
- Decapagem.
- Salga.
- Ebulição.
- Secagem.
- Cozimento.
- Use como recheio de bolinhos, tortas e tortas, bases para saladas e caviar de vegetais.
Os especialistas recomendam não comer cogumelos frescos. O melhor é pré-ferver as matérias-primas e só depois utilizá-las para preparar pratos variados.
Conclusão
Uma foto e descrição de agarics de mel em uma bétula permitirá que você determine com precisão o tipo de corpo de fruto e sua comestibilidade. Esta informação será especialmente útil para os amantes iniciantes da caça silenciosa.