Contente
Sprinkled Science (Alnicola ou Naucoria subconspersa) é um cogumelo lamelar da família Hymenogastric. Não representa valor nutricional, a espécie não está incluída em nenhuma das quatro categorias, não comestíveis. Ela cresce em todo o território de um clima temperado, forma alguns grupos.
Como é a ciência polvilhada
A ciência polvilhada forma um pequeno corpo frutífero de cor marrom claro. Recebeu o seu nome específico devido à superfície rugosa da tampa, que é recoberto por pequenas escamas.
A cor do corpo da frutificação pode ser mais clara ou mais escura dependendo do local onde cresce.
Descrição do chapéu
A ciência polvilhada é bastante pequena, o diâmetro da tampa raramente ultrapassa 5 cm. A forma depende do estágio de desenvolvimento:
- no estágio inicial, a tampa é arredondada, convexa;
- em idade avançada - prostrado, com bordas côncavas;
- as cores não são monocromáticas, a parte central é mais escura e as bordas são mais claras;
- a superfície é higrofânica, os locais de fixação das placas são determinados;
- no início do crescimento, possui um véu, os restos são visíveis ao longo da borda na forma de fragmentos irregulares e rasgados, com a idade de maturidade o véu desaparece completamente.
As placas são grandes, longas e curtas, raramente localizadas. A cor da parte inferior da tampa é bege claro, não difere da cor da superfície. A fronteira entre o pedúnculo e a camada lamelar é nítida. A polpa é amarela ou castanha clara, quebradiça, fina, muito aquosa.
Descrição da perna
A perna da ciência polvilhada é fina, cilíndrica, cresce até 5 cm.
A estrutura é fibrosa, higrofânica, oca. A superfície é amarelo claro ou bege, coberta por pequenas escamas em forma de placa. Na parte inferior, a presença de micélio é bem definida, formando um selo branco.
Onde e como cresce
A ciência cresce espalhada nas partes europeias e centrais da Rússia, colônias são encontradas na região de Moscou, a região de Leningrado. É raro nas regiões do sul. Ela cresce em pequenos grupos em folhas podres ou solo arenoso. Um pré-requisito para o crescimento é a alta umidade do solo. O principal congestionamento está nas zonas húmidas à sombra ou sombra parcial. A espécie é comum em todos os tipos de floresta, freqüentemente encontrada perto de álamos ou amieiros, menos freqüentemente localizada perto de salgueiros ou árvores coníferas. Frutificação - do meio do verão às primeiras geadas.
O cogumelo é comestível ou não
Sprinkled science não pertence a nenhuma categoria em termos de valor nutricional. Nenhuma informação de toxicidade disponível. Corpos de fruta com polpa fina, insípida e aquosa, pouco atraente. O aparecimento do cogumelo levanta dúvidas sobre sua comestibilidade, é melhor não coletar esses frutos silvestres.
Duplas e suas diferenças
Semelhante em aparência à ciência polvilhada de tubário ramificado polvilhado.
Muito pequeno, castanho claro, o diâmetro do gorro é de 2 a 3 cm, cresce sozinho ou em vários pedaços, não forma colônias. Localizado em detritos lenhosos. Frutificação - da primavera ao outono. O fungo não desperta interesse devido ao seu tamanho pequeno e corpo frutífero delgado e frágil. Refere-se a não comestível.
Galerina sphagnum é um cogumelo semelhante, classificado como não comestível.Não tem valor nutricional, mas há representantes tóxicos na família, então não vale a pena coletar sphagnum gallerina.
O duplo difere no formato da tampa, é mais inclinado e arredondado, com superfície oleosa, e a ciência da ciência possui uma película protetora de pequena escala. O gorro é pequeno em relação à perna, esta última é alongada e longa.
Marsh gallerina é um cogumelo lamelar, pequeno e não comestível. A composição química do corpo de frutificação contém compostos tóxicos que representam uma ameaça à vida humana.
Externamente, é muito semelhante à ciência polvilhada. Difere em tamanho menor, haste longa e presença de bojo cônico no centro do gorro. Cresce em musgos de pântanos, solos ácidos. Frutificação - de junho a setembro.
Conclusão
Ciência polvilhada - um pequeno cogumelo com um corpo frutífero transparente aquoso. Cresce em pequenos grupos em florestas mistas, em um leito de musgo ou em solo arenoso. Frutificando de junho a outubro, não tem valor nutritivo.