Cogumelos de estilingue: foto e descrição

O reino dos cogumelos é extremamente vasto e, entre esses tantos, existem espécies realmente incríveis às quais os coletores de cogumelos comuns muitas vezes simplesmente não prestam atenção. Enquanto isso, muitos desses espécimes não são apenas incrivelmente bonitos, mas também comestíveis. Essas espécies incluem cogumelos com chifres, cujas colônias lembram muito os corais marinhos.

Características de cogumelos com chifres

Para a maioria dos colhedores de cogumelos, os cogumelos com chifres são conhecidos como "chifres de veado" ou "ouriços". Alguns os chamam de corais da floresta por causa de sua semelhança na aparência. Em geral, os chifres têm pouca semelhança com os cogumelos em sua forma tradicional. Eles não têm uma tampa e uma perna, o corpo frutífero é uma única excrescência na forma de um arbusto ou processos autônomos.

Besouros com chifres são pronunciados saprófitos; eles vivem em madeira velha e podre ou no chão da floresta. Alguns tipos destes cogumelos são comestíveis e bastante agradáveis ​​ao paladar, no entanto, a grande maioria dos apanhadores de cogumelos suspeita deles e não os considera como um objeto de caça silenciosa.

Importante! Os cogumelos venenosos estão ausentes entre os cogumelos com chifre, no entanto, alguns deles têm um odor repulsivo ou gosto amargo, portanto são considerados não comestíveis.

Espécies de cogumelos com chifres

De acordo com várias classificações, a família dos cogumelos com chifres (latim Clavariaceae) inclui cerca de 120 espécies diferentes. Aqui está uma foto e a descrição de alguns dos representantes mais brilhantes dos cogumelos com chifres:

  1. Alloclavaria purpurea (Clavaria purpurea). O fungo é um único corpo frutífero cilíndrico alongado, de até 10-15 cm de altura, com pontas pontiagudas ou arredondadas. Sua cor é púrpura claro, com a idade torna-se marrom claro, às vezes ocre, argiloso ou bege. Normalmente, eles crescem em grupos densos, cada um dos quais pode conter até 20 peças. Clavaria purpurea cresce, principalmente em florestas de coníferas. Segundo algumas fontes, forma micorriza com raízes de coníferas e musgos. O habitat principal é a América do Norte, mas é encontrado na zona temperada da Rússia e Europa, bem como na China e na Escandinávia. Não há dados sobre a comestibilidade do cogumelo, entretanto, bem como sobre sua toxicidade.
  2. Coral Clavulina (chifre com crista chifrudo). Forma um corpo frutífero espesso com muitos processos pequenos. A altura do arbusto pode chegar a 10 cm e as copas dos corpos frutíferos são planas, em forma de pente, pontiagudas. A cor do cogumelo é branca, leitosa, por vezes ligeiramente amarelada ou cremosa, a polpa é quebradiça, branca. Ela cresce de julho a outubro em florestas mistas ou de coníferas, no solo ou na serapilheira de detritos florestais caídos. Ele pode crescer tanto pontualmente quanto em grandes grupos. O cogumelo não é venenoso, mas geralmente não é comido por causa de seu sabor amargo. No entanto, isso não impede que alguns amantes de experimentos culinários o experimentem, como evidenciam os comentários disponíveis.
  3. Amarelo ramaria (amarelo com tesão, chifres de veado). É um cogumelo bastante grande, pode atingir a altura de 20 cm, enquanto o seu diâmetro pode chegar a 16 cm. O corpo do fruto é uma parte central maciça de cor branca, semelhante a um toco de repolho, do qual crescem numerosos rebentos em diferentes direcções, ligeiramente semelhante a chifres ramificados (daí o nome - chifres de veado). Sua cor é amarela, mais clara próximo à base, torna-se brilhante na periferia. Quando pressionado, a cor do cogumelo muda para conhaque. Cresce em florestas mistas e de coníferas, o pico de crescimento é observado no final do verão e início do outono.Amplamente distribuído nas florestas da Carélia, encontrado no Cáucaso, Europa Ocidental e Central. Pertence aos cogumelos comestíveis, no entanto, os chifres amarelos são colhidos apenas em tenra idade, uma vez que os espécimes adultos começam a ter um sabor muito amargo. Antes de começar a cozinhar a ramaria amarela, os corpos frutíferos do cogumelo devem ser embebidos e tratados termicamente.
  4. Ramaria é linda (Rogatic é lindo). Em forma, assemelha-se a um arbusto denso com altura e diâmetro de até 20 cm, composto por uma perna maciça, rosa brilhante, que fica branca com a idade, além de numerosos ramos amarelos com pontas amarelo-rosa. Quando pressionado, fica vermelho. Com a idade, os corpos frutíferos perdem o brilho e ficam castanhos. Pode ser encontrada em florestas decíduas, cresce no solo ou folhagem velha apodrecida. Não é utilizado para alimentos, pois se ingerido pode causar graves distúrbios intestinais.
  5. Clavulina ametista (ametista córnea). Possui corpos frutíferos ramificados alongados fundidos na base de uma cor roxa muito incomum. A polpa é branca com tonalidade lilás. O cogumelo arbusto pode atingir uma altura de 5-7 cm. Cresce principalmente em florestas caducifólias, o pico de crescimento ocorre em setembro. Freqüentemente encontrado em grandes colônias. A ametista chifruda, apesar de sua cor "química" incomum, é bastante comestível, mas não é recomendável fritar devido ao seu sabor peculiar. É mais usado para secar, ferver ou fazer molho de cogumelos.

Um breve vídeo sobre como chifres crescem na natureza:

Comestibilidade de cogumelos com chifres

Como observado acima, não existem espécies venenosas entre os animais com chifres. No entanto, os catadores de cogumelos desconfiam desta família, seus representantes têm uma aparência muito incomum. Entre eles, um número bastante grande de comestíveis, de acordo com a classificação russa de cogumelos em termos de valor nutricional, eles pertencem ao IV, último grupo, que inclui, por exemplo, cogumelos e cogumelos ostra. A tabela mostra os principais tipos de estilingues por comestibilidade:

Comestível

Não comestível

Ametista

Amarelo

Grozny

Reed

Dourado

Truncado

Fusiforme

Pentear

Direto

Pistilado

Amarelo claro

Fisty

Roxo

A impossibilidade de comer peixes com chifres é determinada por seu sabor amargo ou sabor picante. Algumas espécies têm um odor forte e desagradável. Todas as espécies comestíveis podem ser consumidas após o cozimento.

As colônias de cogumelos com chifres são geralmente muito grandes, então uma cesta desses cogumelos pode ser coletada literalmente no local. Outra vantagem indiscutível é que é difícil confundi-los com alguma coisa, eles não têm contrapartes venenosas. A grande vantagem desses cogumelos é que eles nunca são vermes. Tudo isso abre grandes oportunidades para seu uso na culinária.

Importante! Os estilingues cortados devem ser consumidos dentro de 3-4 dias, caso contrário, eles se tornarão amargos. Pelo mesmo motivo, eles não são preservados.

Os benefícios e malefícios dos cogumelos com chifres

Os estilingues não têm valor nutricional específico, mas podem ser usados ​​para fins médicos. Isso se deve às substâncias naturais do grupo das triptaminas que fazem parte do corpo da frutificação. Há evidências de que, com a ajuda de um extrato dos chifres, eles tratam com sucesso doenças como o sarcoma de Crocker e o carcinoma de Ehrlich.

Os malefícios do uso de estilingues em seu interior só podem estar associados à indigestão ou a sensações gustativas desagradáveis. Não há informações sobre intoxicações graves por esses cogumelos, o que acarretou graves consequências para o organismo.

Importante! O uso de cogumelos por menores de 10 anos é contra-indicado.

Regras de coleta

Ao coletar chifres para comer, lembre-se de que só deve colher espécimes jovens, quanto mais velho o cogumelo, mais amargo ele é. Além disso, vale a pena seguir as regras gerais para todos os amantes da "caça silenciosa":

  1. Os fungos são capazes de acumular metais pesados ​​e radionuclídeos.Portanto, você não pode levar exemplares crescendo ao longo da ferrovia, rodovias movimentadas, crescendo no território de instalações militares abandonadas ou zonas industriais.
  2. Se não houver 100% de certeza na comestibilidade do cogumelo, você não deve tomá-lo.

Como cozinhar cogumelos de estilingue

Devido às peculiaridades da estrutura do fungo, muita sujeira e resíduos se acumulam entre os corpos frutíferos. Portanto, antes de cozinhar, você precisa enxaguar bem e por muito tempo em água corrente. Em seguida, os estilingues são fervidos por meia hora em água com adição de sal. A água é drenada, os cogumelos são lavados e fervidos novamente em água salgada por mais 15-20 minutos. Em seguida, a água é drenada.

Agora eles podem ser comidos. Geralmente são fritos com vegetais, às vezes usados ​​como ingrediente em sopas ou molhos de cogumelos.

Importante! O aroma do peixe com chifres é bastante sutil, por isso não se deve usar uma grande quantidade de ervas aromáticas ou especiarias em pratos prontos.

Conclusão

Os cogumelos com chifres são representantes muito interessantes do reino dos cogumelos. Apesar da comestibilidade de algumas espécies, eles não são populares entre os catadores de cogumelos. No entanto, várias análises positivas sobre esses cogumelos indicam que a situação pode mudar e, muito em breve, os pratos com chifres terão o seu devido lugar nos livros de receitas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção