Contente
Ramaria ereta com chifres ou dura é uma espécie incomum de cogumelo que se parece com um coral bizarro ou chifres de veado. Em vários catálogos, ele é classificado como representante da família Gomfov, Fox, Rogatikov ou Ramariev.
Onde chifres retos crescem
O besouro cornudo é encontrado em coníferas e florestas mistas da América do Norte e da Eurásia. Na Rússia, ela cresce nas partes do Extremo Oriente e da Europa. Prefere instalar-se em florestas de abetos e pinheiros. O corpo frutífero do fungo desenvolve-se na madeira em decomposição, em particular em troncos velhos que cresceram no solo, menos frequentemente uma linha reta pode ser vista no solo sob arbustos. É a única espécie de árvore do gênero Ramaria. A frutificação ocorre no período de verão-outono, a espécie pode crescer sozinha ou em fileiras.
Como são os estilingues?
Ramaria rígida é um conjunto de ramos ramificados fundidos em uma base fina e densa. A cor dos rebentos varia do laranja claro e pêssego ao castanho ocre, as pontas são amarelo claro. Com a idade, as pontas secam e ficam marrons. Quando prensada ou danificada, a polpa adquire uma tonalidade vermelho-vinho, o mesmo processo pode ser observado no corte.
A altura do corpo frutífero é de 5-10 cm, os ramos crescem paralelos e principalmente para cima. O diâmetro do estilingue reto é geralmente a metade da altura. A perna tem uma tonalidade amarelada clara; em alguns espécimes, uma tonalidade azul-púrpura pode ser vista. O diâmetro da perna raramente ultrapassa 1 cm, a altura varia de 1 a 6 cm.
O cordão micelial, que fixa o fungo ao substrato, está localizado na base do caule. Parecem fios finos brancos como a neve. No ponto de contato do corpo frutífero com a madeira ou solo, pode-se observar um acúmulo de micélio.
Em vários livros de referência, o estilingue direto é às vezes encontrado com outros nomes:
- ramaria dura (Ramaria stricta);
- ramaria reta;
- Lachnocladium odoratum;
- Clavaria stricta;
- Clavaria Syringum;
- Clavaria pruinella;
- Clavariella stricta;
- Corallium stricta;
- Merisma strictum.
É possível comer estilingues em linha reta
Ramaria reta é considerada intragável. A polpa tem um aroma agradável, mas tem um sabor amargo e picante. A estrutura da polpa é elástica, densa, elástica.
Como distinguir estilingues retos
O bagre puro pode ser confundido com Calocera viscosa. Em uma inspeção mais próxima, diferenças significativas podem ser encontradas entre as espécies. A cor da calocera pegajosa é mais saturada, quase chamativa. O corpo do fruto pode ter uma tonalidade amarela ou laranja brilhante. A altura do calocera não ultrapassa 10 cm, numerosos ramos se ramificam dicotomicamente, ou seja, o eixo principal se bifurca e interrompe seu próprio crescimento. Esta ramificação é repetida muitas vezes, e como resultado o cogumelo se torna como um arbusto, coral ou um fogo congelado. Refere-se a não comestível.
Ramaria comum (Ramaria eumorpha) é o parente mais próximo do hetero de chifre. As espécies são muito semelhantes na aparência. O fungo está distribuído por todo o território da Federação Russa, onde existem florestas de coníferas.Frutificação do final de julho ao início de outubro. Cresce em grupos sobre cama de abetos ou pinheiros, frequentemente forma os chamados "círculos de bruxa".
As ramificações verticais da ramaria vulgaris são distinguidas por pontas mais agudas em relação à ramaria reta. O corpo do fruto é representado por um arbusto denso com altura de 1,5-9 cm e diâmetro de até 6 cm. O fungo é uniformemente colorido em ocre claro ou marrom ocre, numerosos espinhos e verrugas estão presentes na superfície dos ramos .
Artomyces pyxidatus também pode ser confundido com uma linha reta. A espécie tem ramificações verticais semelhantes a corais. O corpo do fruto é de cor ocre-amarelada calma. O clavicorona distingue-se do clavicório reto pelo tamanho: às vezes cresce até 20 cm de altura. Outra diferença são as características pontas em forma de coroa, que à distância se assemelham às torres com ameias de um castelo medieval. Os habitats das espécies também são diferentes. Ao contrário do estilingue reto, a clavicorona lamelar gosta de crescer em madeira decídua em decomposição, especialmente em toras de álamo tremedor velhas.
Conclusão
O chifre reto é um representante interessante do reino dos cogumelos. Junto com outras espécies relacionadas, é sem dúvida um adorno das florestas russas.