Contente
O porco em forma de orelha é um fungo onipresente nas florestas do Cazaquistão e da Rússia. Outro nome para Tapinella panuoides é Panus tapinella. O chapéu marrom claro carnudo lembra uma aurícula em sua aparência, razão pela qual, de fato, o cogumelo recebeu seu nome russo. Muitas vezes é confundido com cogumelos de leite, mas eles têm muitas diferenças.
Onde o porco em forma de orelha cresce
Esta cultura de cogumelos pode ser encontrada em qualquer região do país com clima temperado. Cresce na zona florestal (coníferas, decíduas, florestas mistas), em particular na orla, podendo ser encontrada mais frequentemente perto de pântanos e massas de água, raramente encontrada em prados. Tapinella em forma de Panus cresce em uma camada de musgo, em troncos de árvores mortas e seus rizomas. Esporos de porco em forma de orelha nos pilares de madeira de edifícios antigos. Com o seu crescimento, a cultura provoca a destruição da árvore. Mais frequentemente encontrados em famílias grandes, menos frequentemente espécimes únicos são encontrados.
Qual é a aparência de um porco em forma de orelha?
Para a maioria das espécies de porcos, uma característica é a ausência de uma perna. O porco tem a forma de uma orelha, mas é muito curto e grosso, fundindo-se visualmente com o corpo do cogumelo. A tampa é carnuda, a cor pode ser marrom claro, marrom, amarelo sujo. Em expansão, a superfície arredondada atinge 11-12 cm de diâmetro, sua espessura pode chegar a 1 cm. O formato do gorro lembra uma crista de galo, aurícula ou leque: por um lado, é aberto, e por outro, é mesmo. As bordas da tampa são irregulares, onduladas ou recortadas, lembrando babados. A superfície da tampa é fosca, áspera e aveludada. Em cogumelos velhos, a superfície torna-se completamente lisa.
Em forma de orelha de porco pertence aos cogumelos lamelares. As placas são finas, amarelo-claras, próximas umas das outras, crescem juntas na base da tampa.
Nos cogumelos jovens, a polpa é dura, elástica, cremosa ou amarela suja, nos velhos torna-se solta, esponjosa. Se o Panus Tapinella for cortado, a lesão ficará marrom-escura. O aroma da polpa é conífero, resinoso. Quando seco, vira uma esponja.
Os esporos são ovais, lisos, marrons. Pó de esporo de cor marrom claro ou amarelo sujo.
É possível comer um porco em forma de orelha
Até o início da década de 90, a espécie pertencia a lavouras comestíveis, tem efeito levemente tóxico no organismo. Em forma de orelha de porco tem a capacidade de absorver sais de metais pesados da atmosfera. Devido à deterioração da situação ecológica, a cultura tornou-se tóxica. Além disso, a polpa contém substâncias tóxicas - lectinas, que provocam o acúmulo de glóbulos vermelhos no corpo humano. Essas substâncias tóxicas não são destruídas durante o cozimento e não são excretadas do corpo humano. Em grandes quantidades, o uso da tapinela em forma de Panus pode provocar o desenvolvimento de doenças graves e até levar à morte. Após uma série de intoxicações graves, o porco em forma de orelha foi reconhecido como um cogumelo venenoso.
Espécies semelhantes
O porco em forma de orelha parece um cogumelo de leite amarelo, mas existem muitas diferenças entre eles. O cogumelo é mais amarelo e mais escuro, mais liso, tem um pequeno caule que segura a capa acima do nível do solo. A borda do gorro do peito amarelo é plana, arredondada, o centro é abaixado, em forma de funil.
O cogumelo amarelo cresce nas florestas de coníferas, no solo, esconde-se sob a espessura das folhas e agulhas caídas, não parasita nos troncos das árvores. Pertence à espécie comestível condicionalmente, pois quando pressionado nos pratos, libera um suco amargo e pungente. Durante o cozimento, durante o tratamento térmico, esta desvantagem pode ser eliminada.
O período de colheita dos cogumelos coincide com o período de frutificação dos porcos em forma de orelha - de meados de julho ao final de setembro. Os colhedores de cogumelos devem examinar cuidadosamente cada cogumelo para não colocar uma amostra venenosa na cesta.
O porco em forma de orelha é semelhante aos cogumelos ostra. Esses fungos também parasitam os troncos de árvores fracas e doentes, tocos, madeiras mortas, têm uma tampa espalhada, deprimida e lisa, em forma de aurícula. Eles também crescem em famílias grandes, como Panus tapinella. Mas a cor dos cogumelos ostra é cinza claro ou escuro, eles têm uma perna fina e curta e branca. Os cogumelos ostra são mais pequenos que os porcos em forma de orelha, o diâmetro da sua capa não ultrapassa os 10 cm. A capa do cogumelo ostra é cada vez mais lisa, a polpa é firme e elástica, como a da tapinela jovem em forma de Panus. Os cogumelos ostra aparecem mais tarde, a partir do final de setembro, podem dar frutos até o início de dezembro. Estes cogumelos são comestíveis, atualmente são cultivados em escala industrial.
Inscrição
As toxinas contidas na polpa do porco em forma de orelha não são destruídas quando encharcadas e durante os repetidos tratamentos térmicos, quando entram no corpo humano, não são excretadas, envenenando-o lentamente. Os primeiros sinais de intoxicação podem aparecer 3-4 dias após o consumo. Nesse sentido, a cultura é classificada como espécie venenosa, sendo proibida a coleta e ingestão.
Envenenamento de ouvido de porco
Quando ingerido, Panus tapinella causa vômitos, diarreia e distúrbios do ritmo cardíaco. O consumo em grandes quantidades leva a problemas de visão, respiração, edema pulmonar e insuficiência renal aguda. Os sintomas de envenenamento podem não aparecer imediatamente, mas vários dias após comer o porco da orelha. Quando consumido com álcool, o cogumelo pode causar alucinações, posteriormente dependência de drogas. Desde 1993, o Comitê Estadual de Supervisão Sanitária e Epidemiológica da Federação Russa proibiu o uso de todos os tipos de suínos para alimentação.
Conclusão
O porco em forma de orelha é um fungo lamelar não comestível que parasita nos troncos e rizomas de árvores mortas. Ingeri-lo na comida leva a intoxicações graves, em grandes quantidades pode ser fatal. A este respeito, é recomendável abandonar a coleta de todos os tipos de suínos.