Mycena shishkolyubivaya: descrição e foto

Nome:Amante de micenas
Nome latino:Mycena strobilicola
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Micenas cinza
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Cor marrom
  • Placas: aderente com um dente
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Mycenaceae
  • Gênero: Mycena
  • Espécie: Mycena strobilicola

Não foi à toa que Mycena Shishkolyubivaya recebeu um nome tão interessante. O fato é que este espécime cresce exclusivamente em cones de abeto. Também é chamado de enxofre de micena por causa de sua cor característica de rato. É considerado um dos primeiros cogumelos da primavera, pois inicia o seu desenvolvimento em março. Representa a família Mycene, o gênero Mycena.

Como são as micenas?

No estágio inicial de desenvolvimento desta espécie, o gorro é hemisférico, um pouco depois torna-se praticamente prostrado com um tubérculo distinto no centro. É bastante pequeno em tamanho, já que seu diâmetro não ultrapassa 3 cm.A pele do gorro é lisa, brilhante no tempo seco e pegajosa durante a estação das chuvas. Apresenta uma cor castanha-acastanhada, que se desvanece para um tom cinzento ou castanho claro durante a maturação do cogumelo. As placas não são frequentes, largas, aderentes com um dente. Em tenra idade, são brancos, logo adquirem uma cor acinzentada.

Mycena, que adora abacaxi, tem um caule fino, oco e cilíndrico. É caracterizada como uma tonalidade sedosa e brilhante, cinza escuro ou marrom. A largura da perna tem cerca de 2 mm de diâmetro e o comprimento varia de 2 a 4 cm, mas a maior parte está escondida no solo. Na base pode haver crescimentos de micélio, que se parecem com uma pequena teia de aranha.

A polpa desta espécie é quebradiça e fina, as placas são visíveis nas bordas. Via de regra, tem uma cor acinzentada e exala um odor alcalino desagradável. Os esporos são amiloides, brancos, como o pó dos esporos.

Onde as micenas de abacaxi crescem

Esta variedade inicia ativamente o seu desenvolvimento de março a maio, por isso é um dos primeiros cogumelos da primavera. Ela cresce exclusivamente em cones de abeto. Dá preferência à serapilheira conífera. É uma espécie bastante comum, mas nem sempre visível ao olho humano, pois gosta de se esconder no solo. Nesse caso, a micena amante do abacaxi parece atarracada.

Importante! Esta espécie está ameaçada de extinção no território da região de Moscou e, portanto, está listada no Livro Vermelho de Moscou.

É possível comer abacaxi micênica

Não há informações sobre a comestibilidade deste cogumelo. Há uma suposição de que o miceno de abacaxi é um espécime não comestível devido ao seu cheiro químico inerente de álcali.

Na culinária, esta espécie não desperta interesse tanto pelo aroma desagradável como pelo tamanho reduzido dos corpos frutíferos. Os fatos do uso da micena do abacaxi não foram registrados, e não existem receitas para cozinhar a partir desse ingrediente.

Como distinguir

É importante notar que muitos cogumelos pequenos têm semelhanças com o miceno do abacaxi, que, via de regra, também não são comestíveis. Portanto, um exemplo notável é o miceno alcalino. Possui um odor forte e desagradável que lembra amônia. No entanto, é muito fácil distinguir a espécie em consideração do gêmeo, uma vez que apenas o mycene do abacaxi é encontrado em cones de abeto.

Conclusão

Micena que ama os pinheiros é um pequeno cogumelo de cor marrom que cresce diretamente nos cones de abeto, que podem estar completamente submersos no solo ou se projetar acima da superfície. Em geral, esta amostra não carrega nenhum valor nutricional e, portanto, não é de interesse. Apesar de esta espécie ser bastante comum e frequentemente encontrada em várias regiões, no território de Moscou, a micena amante do abacaxi está em risco de extinção. É por isso que na capital esse cogumelo está listado no Livro Vermelho, e medidas foram tomadas para preservar a espécie.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção