Mycena marshmallow: descrição e foto

Nome:Marshmallow mycena
Nome latino:Mycena zephirus
Um tipo: Não comestível
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Mycenaceae
  • Gênero: Mycena
  • Espécie: Mycena zephirus

Mycena zephyrus (Mycena zephyrus) é um pequeno cogumelo lamelar, pertence à família Mycene e ao gênero Mycene. Foi classificado pela primeira vez em 1818 e erroneamente atribuído à família Agarik. Seus outros nomes:

  • champignon de marshmallow;
  • mycene marrom generalizado.
Comente! Mycena marshmallow é um fungo bioluminescente e brilha esverdeado no escuro.

Pequeno grupo de corpos frutíferos em uma floresta de pinheiros

Qual a aparência dos marshmallows micênicos?

As cápsulas dos cogumelos jovens têm a forma de um sino, com a parte superior arredondada. Ao longo da vida, eles assumem primeiro a forma de guarda-chuva e depois a forma prostrada com um tubérculo no centro. As bordas dos gorros são finamente dentadas, franjadas, direcionadas para baixo; em espécimes crescidos, eles são ligeiramente curvados para cima, mostrando uma franja do himenóforo.

A superfície é brilhante e seca, viscosa depois da chuva, lisa como o cetim. A pele é fina, as linhas radiais das placas brilham. A cor é desigual, as bordas são visivelmente mais claras, brancas e creme, o centro é mais escuro, do bege e leite cozido ao chocolate-ocre. O diâmetro da tampa varia de 0,6 a 4,5 cm.

As placas do himenóforo têm comprimentos diferentes, largas, frequentes. Bordas franjadas ligeiramente curvas, não acrescidas. Branco como a neve, em corpos frutíferos antigos escurece para bege cremoso, com manchas marrom-avermelhadas irregulares. A polpa é fina, quebra facilmente, de cor branca, com odor raro característico.

O caule é fino e relativamente longo, fibroso, tubular, reto ou ligeiramente curvo. A superfície apresenta estrias longitudinais, com franjas irregulares, ligeiramente húmidas. A cor branca pura escurece para um roxo acinzentado na raiz, em espécimes crescidos torna-se marrom-vinho. O comprimento varia de 1 a 7,5 cm com diâmetro de 0,8-4 mm. Os esporos são incolores, vítreos.

Atenção! Uma característica são manchas irregulares marrom-avermelhadas na tampa em espécimes crescidos demais.

Marshmallow de Mycena - um cogumelo em miniatura com uma textura translúcida, como uma perna de vidro

Gêmeos semelhantes

O marshmallow de Mycena é muito semelhante a algumas espécies relacionadas de cogumelos.

Mycena fagetorum. Não comestível. Difere em uma tampa de creme acastanhada mais clara. Sua perna também tem uma tonalidade marrom-acinzentada.

Ele se instala principalmente em florestas de faias, formando micorrizas apenas com este tipo de árvores decíduas.

Onde os marshmallows micênicos crescem?

O fungo é comum na Rússia e na Europa, sendo encontrado no Extremo Oriente e na Sibéria. Mycena marshmallow prefere florestas de pinheiros e cresce em florestas mistas ao lado de coníferas. Muitas vezes pode ser encontrado em musgo, onde seu caule delgado é bastante longo. Não é exigente para as condições meteorológicas e a fertilidade do solo.

O período de frutificação ativa vai de setembro a novembro, sendo ainda mais longo nas regiões meridionais. Forma micorriza com pinheiros, com menos frequência - zimbro e abeto. Cresce em grupos grandes e pequenos.

Atenção! Esta espécie pertence aos cogumelos do final do outono.

O marshmallow de Mycena costuma se esconder em meio à decomposição da floresta, na grama e no musgo.

É possível comer marshmallows micênicos

É classificado como cogumelo não comestível devido ao seu baixo valor nutritivo, tamanho reduzido e odor de polpa desagradável. Não há dados de toxicidade disponíveis.

Conclusão

Mycena marshmallow é um cogumelo lamelar não comestível pertencente ao gênero Mycene. Você pode vê-lo em todos os lugares em florestas de pinheiros ou florestas mistas de pinheiros e decíduos. Ela cresce de setembro a novembro. Não comestível devido à sua polpa fina com um gosto residual desagradável característico. Informações científicas abrangentes sobre as substâncias que as compõem não são do domínio público. Possui homólogos não comestíveis.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção