Contente
Mycena sticky (pegajoso) representa a família Mycene, muito difundida na Europa. Outro nome para o cogumelo é Mycena viscosa (Secr.) Maire. Esta é uma espécie saprotrófica não comestível, algumas partes dos corpos frutíferos são bioluminescentes, capazes de brilhar no escuro.
Como são as micenas?
Graças à sua cor brilhante, estes cogumelos distinguem-se das outras espécies, apesar do seu pequeno tamanho.
A tampa em forma de sino torna-se mais aberta à medida que o corpo frutífero cresce. Uma pequena protuberância pode ser vista em seu centro.
A superfície lisa do miceno é coberta por uma fina camada de substância mucosa. Os espécimes verdes são castanho-claro ou castanho-acinzentado. Uma tonalidade amarelada e manchas avermelhadas aparecem na superfície dos corpos de frutos adultos.
Placas finas e estreitas do fungo tendem a crescer juntas.
A superfície da parte inferior do cogumelo também é lisa, com ligeira pubescência na base. Em condições normais, o mycene pegajoso tem uma rica cor limão, mas quando pressionado, uma tonalidade vermelha aparece. A polpa amarela é particularmente firme. Na área da tampa, é especialmente fino e quebradiço, de cor acinzentada. Ela tem um odor pungente e desagradável. Os esporos dos corpos frutíferos são brancos.
Onde as micenas pegajosas crescem
Os cogumelos desta espécie crescem individualmente ou em pequenos grupos. A época de frutificação ativa começa na terceira década de agosto, quando exemplares únicos podem ser vistos. O aparecimento em massa de cogumelos começa no início de setembro e dura até o final de outubro.
Mais informações úteis - no vídeo:
Freqüentemente, o cogumelo pode ser encontrado em uma floresta de abetos coníferos, perto de tocos podres, raízes de árvores, bem como em uma camada de agulhas e folhas. É fácil distingui-lo pela sua cor e tamanho reduzido.
É possível comer micenas pegajosas
A espécie pertence ao grupo não comestível. Os corpos de fruto são caracterizados por um odor desagradável que se intensifica após o tratamento térmico. Os cogumelos desta espécie não são venenosos, mas não são adequados para a alimentação devido ao seu aroma e sabor desagradáveis.
Conclusão
Mycena gummy é um fungo não comestível que cresce em florestas de coníferas abetos em Primorye. O período de frutificação é em agosto e setembro. A espécie cresce sozinha e em pequenas colônias. Não existem substâncias perigosas na composição dos corpos frutíferos, porém, devido às baixas características gastronômicas, esta variedade não é utilizada para fins culinários.