Contente
Mycena puro (Mycena pura) é um cogumelo sapropórico raro da família Mitsenov. É considerado alucinógeno, pois contém a toxina muscarina. A área de cultivo dos cogumelos é bastante ampla. Representantes do gênero podem ser encontrados em todo o mundo, desde o hemisfério sul até as latitudes norte. Eles crescem em terrenos planos e nas montanhas.
Como se parecem micenas limpas
Mycena tem um tamanho pequeno. O tamanho do gorro não ultrapassa os 2 a 5 cm. No início do crescimento assemelha-se a um hemisfério, posteriormente adquire a forma de um sino rombudo ou cônico largo. Com o tempo, a tampa fica aberta, mas com um centro convexo. Sua carne é fina, com pêlos finos ao longo da borda. A cor da tampa pode ser variada - branco, rosa, cinza-azulado, roxo claro, lilás.
O caule Mycene é limpo, uniforme, ligeiramente engrossado em direção à base. Comprimento - 4-8 cm, espessura 0,2-0,8 cm A perna é lisa, oca, por vezes ligeiramente torcida, ligeiramente mais leve que o gorro, principalmente na parte superior. A polpa do cogumelo é bastante aquosa, com um odor alcalino característico. As placas fundidas com o pedículo são largas e raramente localizadas. Sua cor é bastante clara, variando do branco ao rosa.
Onde as micenas puras crescem
A micena pura cresce na Europa, no sudoeste da Ásia e na América. Cresce principalmente em pequenos grupos em serapilheira de coníferas e caducifólias, consistindo em folhas caídas, agulhas, ramos, ramos, frutos e casca. Há também uma micena pura entre as madeiras mortas das folhosas. Ocasionalmente, pode crescer em troncos de abetos musgosos. Os cogumelos adoram solos ricos, mas também podem dar frutos em solos pobres. O período de crescimento intensivo de micena pura é o início da primavera e meados do verão. Ocasionalmente, a frutificação é observada no outono.
É possível comer micenas limpas
É estritamente proibido comer micena pura. Alcalóides semelhantes ao muscari na composição o tornam venenoso e, portanto, perigoso para a saúde. Além disso, os micênios são cogumelos alucinógenos puros, uma vez que contêm substâncias psicotrópicas do grupo indol. Eles têm cogumelos e um odor bastante desagradável e repulsivo, tornando-os impróprios para consumo.
Sintomas de envenenamento
A polpa micênica pura contém muscarina, que causa contração do tecido muscular, em particular estômago, baço, bexiga e útero. Também provoca aumento da secreção de suco gástrico e bile. O estreitamento das pupilas ocorre, a salivação aumenta.
Os sintomas de envenenamento por miceno puro desenvolvem-se muito rapidamente. Os primeiros sinais podem ser vistos em 30 minutos.
Os principais sintomas de envenenamento são:
- diarréia;
- náusea;
- vômito;
- tontura;
- sobreexcitação;
- a necessidade de atividade física;
- estado de intoxicação alcoólica;
- convulsões;
- arrepio;
- pulso rápido e palpitações;
- distúrbio respiratório;
- diminuindo a temperatura corporal.
A recuperação do corpo durante a recuperação é muito lenta e a coagulação do sangue muito fraca.
Substâncias venenosas encontradas em cogumelos causam alucinações auditivas e visuais. Mudanças na percepção visual e sonora são manifestadas pelos seguintes sintomas:
- mudanças na fala;
- maior sensibilidade a vozes e sons;
- a música é ouvida de forma diferente;
- os objetos ao redor começam a se mover;
- as cores estão distorcidas.
Primeiros socorros para envenenamento
Os primeiros socorros em caso de envenenamento por micena pura consistem em realizar os seguintes procedimentos:
- Lavagem intestinal e estomacal com enemas e eméticos. A vítima deve receber um refrigerante quente ou solução de manganês para beber. A quantidade de líquido deve ser muito grande. Em seguida, é necessário pressionar a raiz da língua, causando o reflexo de vômito.
- Tome carvão ativado dissolvido em água na proporção de 1 comprimido por 10 kg de peso corporal.
- Consumir grandes quantidades de óleo de rícino.
- Administração subcutânea de atropina, que é um antídoto para a muscarina. A manipulação deve ser realizada em instituição médica, em ambiente hospitalar.
Conclusão
Mycena puro - um cogumelo alucinógeno venenoso, muito frequentemente encontrado nas florestas. Ele contém substâncias muito perigosas que não só distorcem a realidade circundante, mas também representam uma séria ameaça à saúde humana e até à vida. Você pode evitar consequências negativas fornecendo à pessoa envenenada os primeiros socorros oportunos e corretos.