Contente
Mycena de pés azuis é um cogumelo lamelar raro da família Mycene, o gênero Mycena. Refere-se a não comestível e venenoso, está listado no Livro Vermelho de algumas regiões da Rússia (Leningrado, regiões de Novosibirsk, São Petersburgo).
Qual é a aparência de micenas de pés azuis
Eles são pequenos em tamanho e indefinidos na aparência.
O gorro de mycene do pé-azul é a princípio esférico, suas bordas adjacentes ao pedículo. Em seguida, torna-se em forma de sino, cônico ou semicircular, com uma superfície lisa, seca e listrada, com uma borda dentada afiada, pubescente. A cor é esbranquiçada, cinza claro ou acinzentada acastanhada, com tonalidades que variam do creme ao azulado. Diâmetro - 0,3-1 cm.
A perna de mycene do de pés azuis é fina, reta, frágil, pubescente, oca, acinzentada, pode ser dobrada, ligeiramente alargada na base. Abaixo é sentido, intensamente azul. Altura - 10-20 mm. Às vezes, toda a perna e até mesmo parte do boné são azuis.
As placas micênicas de pés azuis são acinzentadas ou esbranquiçadas, esparsas, largas, quase não crescendo até o pedículo. O pó do esporo é branco.
A polpa é frágil, fina, translúcida, praticamente inodora e desprovida de sabor. A cor não muda com a falha, nenhuma seiva é liberada.
Espécies semelhantes
Mycena está inclinada. O topo é marrom acinzentado a marrom claro, às vezes amarelo pálido. Com a idade, ele clareia nas bordas, permanecendo mais escuro no centro. Dimensões - de 2 a 4 cm de diâmetro. A forma é primeiro ovóide, depois a forma de um sino rombudo. A perna é longa e fina - 12 x 0,3 cm, com uma flor de cochonilha. Nos cogumelos jovens é amarelo, nos velhos adquire uma tonalidade alaranjada. A polpa é frágil, fina, insípida e inodora. As placas de média frequência, aderentes aos dentes, são leves ao longo da vida: creme ou rosa, às vezes cinza. Os esporos são creme claro. Cresce na Europa, América do Norte, Austrália, Norte da África. Pode ser encontrada em grandes colônias em árvores caídas e tocos, às vezes os espécimes crescem junto com os corpos de fruto. Gosta de se instalar junto a carvalhos, castanhas, bétulas. É considerado um espécime não comestível, não é comido.
Mycena é alcalina. As principais diferenças do pé-azul são o tamanho maior e o cheiro forte de polpa. Nos cogumelos jovens, o gorro tem a forma de um hemisfério, com o crescimento torna-se prostrado, no centro em qualquer idade pode-se ver um tubérculo. Diâmetro - 1-3 cm. A cor é primeiro marrom cremoso, depois fulvo. O caule é longo, oco, da mesma cor do gorro, amarelado na parte inferior, com crescimentos que fazem parte do micélio. Em um cogumelo maduro, muitas vezes não é visível, por isso parece atarracado. A polpa é fina, frágil, com odor desagradável a produtos químicos. As disputas são esbranquiçadas, transparentes. Frutificação de maio ao final do outono. Pode ser encontrada em muitas regiões da Rússia, cresce em grandes grupos em cones de abeto e agulhas caídas. O mycena alcalino é considerado não comestível devido ao seu odor pungente e pequeno tamanho.
Onde as micenas de patas azuis crescem
Eles crescem na parte norte da Europa, incluindo a Rússia, os Urais e a Sibéria Ocidental.Mycenae blue-footed ocorre em pequenos grupos em florestas mistas úmidas e de pinheiros, como regra, em antigas, instala-se na madeira morta, casca de musgo caída, cones, no substrato. Frutificação de junho a setembro.
É possível comer micenas de pés azuis
O cogumelo é considerado não comestível, venenoso. Em algumas fontes, é listado como alucinógeno. Não coma.
Conclusão
Micena de pés azuis é um cogumelo pequeno e não comestível que contém uma pequena quantidade de psilocibina. Algumas fontes têm informações de que pode ser consumido após a fervura. Por ser raro e de tamanho muito pequeno, não é do interesse dos catadores de cogumelos.