Contente
Mycena de borda amarela (de Lat.Mycena citrinomarginata) é um cogumelo em miniatura da família Mycenaceae do gênero Mycena. O cogumelo é lindo, mas venenoso, portanto, ao caçar em silêncio, é melhor recusar tais espécimes. A micena de borda amarela também é chamada de micena avenácea var. Citrinomarginata.
Como são as micenas de borda amarela
Em um cogumelo, o chapéu não cresce mais do que 2 cm de diâmetro e 1 cm de altura. Em espécimes em crescimento, a tampa se apresenta na forma de um cone em expansão, que se torna convexo, parabólico. A superfície é lisa, sem rugosidade, existem ranhuras radiais.
A cor pode ser amarelo brilhante ou pálido, esverdeado, verde-oliva claro, com uma tonalidade cinza ou marrom. O centro é sempre mais escuro do que as bordas.
As placas são raras, semi-aderentes à haste, cerca de 20 unidades. em um chapéu. Sua cor é esbranquiçada, mudando à medida que o miceno cresce com bordas amarelas para marrom acinzentado. A borda também muda de cor de um tom ligeiramente limão para um tom escuro, às vezes tornando-se esbranquiçada.
A perna é longa e fina, chega a 8-9 cm, espessura de até 1,5 mm, muito sensível. Esta é a parte mais frágil. Alise ao longo de todo o comprimento, alargando ligeiramente na base. Possui fina pubescência ao longo do perímetro. A cor é amarelo pálido com tonalidade esverdeada ou cinza. Perto da tampa, a cor é mais clara, na parte inferior adquire tonalidades marrons. Na base, as longas fibrilas brancas dobradas quase sempre estão localizadas, às vezes subindo alto.
A polpa não é carnuda, com bordas amarelas, de cor branca translúcida. O cheiro é agradável, suave, lembra um rabanete.
Onde as micenas de borda amarela crescem
Esses cogumelos são encontrados em todo o mundo. A espécie cresce em grandes grupos próximos, às vezes exemplares isolados são encontrados. Eles podem ser encontrados não apenas em florestas mistas, mas também em clareiras, parques urbanos, regiões montanhosas e planícies baixas. Eles gostam de se esconder nas folhas do ano passado e entre os galhos do zimbro, em áreas pantanosas, em caminhos de cemitérios.
Eles crescem das geadas de julho a novembro.
É possível comer micenas de borda amarela
A comestibilidade é desconhecida, os cientistas encontraram alucinógenos do grupo indol e alcalóides muscarínicos em cogumelos. A maioria dos cogumelos do gênero mycene é venenosa. Provocam alucinações auditivas e visuais: objetos imóveis começam a se mover, as cores ficam mais brilhantes, a percepção da realidade muda, o que afeta a fala e a sensibilidade aos sons. Muscarine, que faz parte da borda amarela, pode causar intoxicações graves.
Conclusão
Micenas de bordas amarelas, ingeridas em grandes quantidades, podem ser fatais. Ao primeiro sinal de envenenamento, você deve chamar uma ambulância. Antes da chegada dos médicos, é preciso limpar o estômago e os intestinos, causando vômitos.