Mycena vulgaris: descrição e foto

Nome:Micena comum
Nome latino:Mycena vulgaris
Um tipo: Não comestível
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Registros: decrescente
  • Cor: cinza

Mycena vulgaris é um cogumelo saprófito de pequeno porte, considerado não comestível. Pertencem à família Mycene, o gênero Mycena, que reúne cerca de 200 espécies, 60 das quais se encontram no território da Rússia.

Como são as micenas?

Em um cogumelo jovem, a tampa é convexa, em um adulto é largo-cônico ou aberto. O diâmetro não excede 1-2 cm. O meio é mais frequentemente deprimido, às vezes com um tubérculo no centro, a borda é ranhurada, na superfície da tira. A tampa é transparente, castanho-acinzentada, castanho-acinzentado claro, castanho-acinzentado, castanho-acinzentado, com olhos castanhos, mais escuro no centro, mais claro ao longo da orla.

A perna é reta, oca, cilíndrica, rígida. A superfície é mucosa, pegajosa, brilhante, lisa, com pêlos esbranquiçados, ásperos e longos na base. Altura da perna - de 2 a 6 cm, espessura de 1 a 1,5 mm. A cor é acinzentada, marrom acinzentada, marrom escuro abaixo.

As placas são bastante raras, arqueadas, com uma borda viscosa, flexíveis, descendo até o pedículo. A cor é branca, cinza claro, marrom cinza claro.

Esporos elípticos, amiloides. Tamanho - 6-9 x 3,5-5 mícrons. Basidia são tetrasporosos. O pó é branco.

A polpa é esbranquiçada, flexível e fina. Praticamente não tem sabor, o cheiro é de farinha rançosa ou esparsa, não pronunciado.

Na Rússia, você pode encontrar outras micenas, semelhantes em aparência a uma comum, mas com suas próprias características.

Instâncias semelhantes

Mycena está úmida. Difere em tamanhos menores. O diâmetro do gorro é de 0,5 a 1 cm.No cogumelo jovem, é em forma de sino ou hemisférico, com crescimento torna-se convexo, enrugado-sem caroço com bordas desiguais, depois prostrado, estriado ou enrugado, com uma borda entalhada. Quando seco, uma placa escamosa se forma na superfície. A cor é esbranquiçada ou creme, no meio é mais escura - acinzentada, bege, ocre pálida. As placas são brancas, finas, esparsas, descendentes, com intermediárias. Os basídios são dois esporos, os esporos são maiores - 8-12 x 4-5 mícrons. A polpa é branca, fina. A perna possui uma bainha mucosa, lisa, com uma característica distintiva - gotas de líquido. Altura - de 3 a 3,5 cm, espessura de cerca de 2 mm. Acima, a cor é esbranquiçada, abaixo é bege ou fulvo. Cresce em pequenos grupos ou concreções em florestas de coníferas e mistas em madeira podre, folhas caídas e agulhas. Não é comum, frutifica de junho ao outono. Não há informações sobre comestibilidade.

Mycena é viscosa (pegajosa, escorregadia ou amarelo-limão). As principais diferenças são as placas aderentes, um caule amarelado e mais fino. Os esporos são lisos, incolores, elípticos, maiores que os de um parente, seu tamanho é em média 10x5 mícrons. O gorro é acinzentado-esfumaçado, o diâmetro é de 1 a 1,8 cm, a forma dos espécimes jovens é hemisférica ou convexa, a borda é amarelo-esbranquiçada ou cinza, com uma camada pegajosa. As placas são finas, esbranquiçadas, de localização um tanto esparsa.

A perna é amarelo-limão, coberta por uma camada de muco, ligeiramente pubescente na parte inferior. Sua altura é de 5-8 cm, o diâmetro é de 0,6-2 mm. Seu nome deve-se à desagradável superfície escorregadia do corpo da frutificação.

O fungo aparece no final do verão e frutifica durante todo o outono. Ele se instala em florestas mistas, decíduas e coníferas, cresce em superfícies cobertas de musgo, folhas e agulhas caídas, grama do ano passado. Não é considerado comestível, mas não é venenoso. Não é comido devido ao seu tamanho muito pequeno.

Onde as micenas crescem

Micenas comuns vivem em florestas de coníferas e mistas.Pertence a saprófitas, cresce em grupos em uma ninhada de agulhas caídas, não cresce junto com corpos frutíferos.

Distribuído na Europa, incluindo Rússia, encontrado na América do Norte e países asiáticos.

Frutificação desde o final do verão até meados do outono.

É possível comer micenas comuns

Refere-se a espécies não comestíveis. Não é venenoso. Não representa valor nutricional devido ao seu pequeno tamanho e às dificuldades com o tratamento térmico. Não é aceito para coletá-lo, muitos catadores de cogumelos o consideram um cogumelo.

Conclusão

Mycena vulgaris é um cogumelo raro e não comestível. Em alguns países europeus, como Holanda, Dinamarca, Letônia, França, Noruega, ela está marcada como ameaçada de extinção. Não incluído no Livro Vermelho da Rússia.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção