Contente
Vidoeiro Lenzites - um representante da família Polyporov, gênero Lenzites. O nome latino é Lenzites betulina. Também conhecido como lencites ou trametes de bétula. É um fungo parasita anual que, ao se fixar na madeira, causa podridão branca.
Qual a aparência da bétula Lenzites
O corpo de frutificação deste espécime apresenta-se sob a forma de uma tampa sem haste. A tampa é fina, semirroseta com bordas agudas, seu tamanho varia de 2 a 10 cm de diâmetro. A superfície é revestida por uma orla aveludada, peluda ou de feltro, de cor esbranquiçada na juventude, e cinzenta ou creme na idade madura. É dividido em zonas concêntricas com bordas mais claras, esbranquiçadas, ocre-amareladas, marrom-acinzentadas ou marrons. Muitas vezes, em cogumelos velhos, a pubescência é coberta por algas multicoloridas. Na parte inferior da tampa existem placas que se ramificam fortemente e se entrelaçam. Na fase inicial de maturação, apresentam-se de cor branca, após algum tempo tornam-se creme claro ou amarelo-ocre. Os esporos são cilíndricos, de paredes finas e incolores.
A polpa é fina, dura, coriácea, elástica, quase cortiça nos cogumelos velhos. Possui aroma picante e sabor não expresso.
Onde cresce a bétula Lenzite
Os corpos de frutificação desta variedade são anuais. Mais frequentemente encontrado em áreas do Hemisfério Norte, onde um clima temperado é característico. Prefere instalar-se nas bétulas, razão pela qual recebeu este nome. Mas, além disso, a espécie em questão também cresce em madeira morta de outras árvores decíduas, tocos e madeira morta. Uma época favorável para a frutificação é o período de junho a novembro.
É possível comer lenzites de bétula
Esta espécie é um dos cogumelos não comestíveis. Apesar de não conter substâncias tóxicas, a lenzita de bétula não é adequada para uso alimentar devido à sua polpa particularmente dura.
Conclusão
A bétula Lenzites é um fungo parasita anual. Você pode encontrá-lo durante o verão e o outono em tocos, madeira morta, troncos ou galhos grossos de árvores decíduas, com menos frequência em coníferas. Devido à sua polpa dura, não é adequado para a alimentação, porém, alguns catadores de cogumelos coletam frutas para fins medicinais e preparam decocções ou tinturas alcoólicas.