Contente
A trufa chinesa pertence às espécies comestíveis condicionalmente da família das trufas. O sabor deste representante é muito pior do que o de seus equivalentes, portanto, não é usado com frequência na culinária. Devido à polpa dura, o cogumelo não é consumido em sua forma bruta.
Como são chamadas as trufas chinesas
Apesar do nome, esse representante do mundo dos cogumelos foi descoberto pela primeira vez na Índia, e apenas 100 anos depois foi encontrado na China. Desde então, a espécie só foi exportada da China. O cogumelo tem vários nomes: trufa indiana e trufa asiática.
Qual é a aparência de uma trufa chinesa?
Este habitante da floresta tem um corpo frutífero tuberoso de até 9 cm de diâmetro, de superfície nervurada, de cor cinza escuro ou marrom. Na carne marrom-escura, um padrão de mármore é claramente visível. A reprodução ocorre em grandes esporos ovais ligeiramente curvos, que estão em um pó marrom.
Onde cresce a trufa chinesa?
Este espécime cresce em grandes grupos no subsolo, no sudoeste da China. Prefere crescer junto a carvalhos, pinheiros e castanheiros. Em exemplares únicos, a espécie cresce nas regiões do sul da Rússia.
Você pode comer trufa chinesa?
Este representante do reino do cogumelo é condicionalmente comestível. Mas por causa da polpa dura, ela é consumida somente após tratamento térmico. O cogumelo tem um aroma agradável e rico que dura 5 dias após a maturação e um sabor a noz.
A trufa chinesa não é recomendada para crianças menores de 7 anos, pessoas com doenças renais e hepáticas, mulheres grávidas e lactantes, bem como pessoas com intolerância individual.
Falsas duplas
A versão chinesa tem uma contrapartida semelhante. A espécie Perigord é um cogumelo valioso que cresce em regiões de clima quente. O corpo do fruto tuberoso é profundamente preto. A carne dos espécimes jovens é clara e, com a idade, adquire uma coloração cinza-violeta. O aroma é agradável, intenso, o sabor é a noz-amarga. Na culinária, é utilizado cru, pois após o tratamento térmico o cogumelo perde o sabor.
Regras de coleta e uso
Coletar esse morador da floresta não é uma tarefa fácil, pois ele está localizado no subsolo e se forma nas raízes das árvores. Regras de coleta:
- A caça de cogumelos ocorre à noite, o ponto de referência são os mosquitos amarelos, que circulam acima dos locais dos cogumelos e depositam larvas nos corpos frutíferos. Além disso, os colhedores de cogumelos costumam levar consigo um cão especialmente treinado. Farejando o solo, ela começa a cavar nos lugares onde esse espécime cresce.
- Um porco doméstico cheira um aroma de trufa a 200-300 m. Portanto, os agricultores chineses colhem cogumelos com ele. O principal é arrastar o animal no tempo, já que a trufa é a iguaria favorita do porco.
- Os catadores de cogumelos costumam usar o método de bater no solo. Ao redor do corpo frutífero adulto, forma-se um vazio, a terra torna-se leve e solta, portanto, ao ser batida, emite um som sonoro.Este método requer boa audição e grande experiência do colhedor de cogumelos.
Após a caça do cogumelo, a safra colhida deve ser limpa do solo e fervida por 10-20 minutos. Em seguida, os corpos de frutas triturados são adicionados a molhos, sopas, pratos de carne e peixe.
Conclusão
Devido à sua polpa dura, a trufa chinesa é classificada como comestível condicionalmente. Ela cresce em regiões quentes, nas raízes de árvores decíduas e coníferas. Na culinária, é usado para adicionar um sabor picante, mas somente após tratamento térmico.