Contente
No verão, começa a colheita dos cogumelos. Boletus boletus podem ser encontrados nas bordas de florestas mistas. Estes são os cogumelos que estão em segundo lugar, depois do cogumelo porcini no sabor. Qualquer pessoa pode cultivar boletos no país, desde que os trabalhos preparatórios sejam feitos com antecedência.
É possível cultivar boletos no país
Os cogumelos boletus são encontrados em toda a parte europeia da Rússia, bem como no Canadá e em países europeus. A peculiaridade da existência desta espécie é a presença de uma floresta de bétulas perto da zona de crescimento: graças à capacidade de formar micorrizas com o sistema radicular dessas árvores, uma variedade de cogumelos ganhou o seu nome.
Esta relação simbiótica permite que os corpos frutíferos recebam muitos nutrientes das raízes da árvore. Os cogumelos, por sua vez, ajudam as bétulas a absorver umidade suficiente do solo. Essa união é, em última análise, benéfica para as duas culturas.
O cultivo de boletos no país torna-se possível sujeito a certas regras:
- criação de condições em terreno aberto, próximo ao natural;
- uso de esporos ou micélio de grãos;
- manter a umidade no jardim.
Para o cultivo no campo, recomenda-se escolher locais próximos a bétulas ou árvores frutíferas no jardim.
Tecnologia de cultivo de boleto
Os cogumelos boletus são cultivados em campo aberto no país. O cogumelo cresce quando todos os requisitos são atendidos. Para o cultivo, é escolhido um local ensolarado, uma cova é preparada, cuja profundidade não deve ser superior a 30 cm.
Qualquer método de plantio é adequado para o cultivo no país: em covas separadas com diâmetro de 30 cm ou criando uma depressão geral de 20 cm, com 2 m de comprimento e largura.
O fundo do buraco está coberto com serragem de bétula ou folhas. A espessura da primeira camada deve ser de pelo menos 10 cm. Para a segunda, retire o húmus, de forma ideal, da superfície do micélio do boleto que cresce nas bordas da floresta. É recolhido em contentores de plástico ou sacos de lona e transportado para posterior utilização em chalés de verão. A peculiaridade de tal camada é a presença de elementos inerentes ao habitat natural do boleto boleto. Uma opção alternativa para o cultivo de cogumelos em uma casa de verão pode ser preparada e composto com maturação antecipada.
Uma camada de húmus é coberta com micélio de grãos do fungo. Então, novamente eles estão cobertos com folhas e serragem. A etapa final é a criação de uma camada superior de solo suburbano com espessura de 3 a 5 cm, cuja estrutura de plantio resultante é regada com água da chuva quente.
A principal dificuldade para o cultivo desse tipo de cogumelo no país está na formação do micélio e na determinação da quantidade correta. O material de plantio do boleto é adquirido pronto em lojas especializadas ou feito de forma independente.
O micélio é necessário para que apareça acima da camada superior do substrato. Esse material é preparado a partir dos esporos do fungo, colocando-os em um meio nutriente.
Opções para criar um meio nutritivo em uma casa de verão:
- Agar de extrato de cenoura. Para a preparação, tome 600 ml de água, 400 ml de extrato de cenoura, 15 g de ágar.
- À base de aveia. Você vai precisar de 1 litro de água, 300 g de farinha, 15 g de ágar.
Os esporos são embebidos na mistura de nutrientes preparada e removidos para germinação por 10-14 dias. O local deve ser quente e escuro, sem possibilidade de penetração de luz solar.
Boleto em crescimento em campo aberto
Existem características de boleto em crescimento em campo aberto.
No local eletivo da dacha, eles primeiro limpam os destroços e depois cavam um buraco para plantar sob as copas das árvores.
Os buracos de plantio preparados são preenchidos com camadas de solo e, em seguida, o micélio germinado é espalhado sobre o composto preparado. É coberto com terra de dacha e regado com água sedimentada.
Para cultivar boletos no campo em campo aberto, é necessário usar fertilizantes especiais que podem ser adquiridos na loja. Para isso, dilui-se 5 g do produto em 10 litros de água e micélio regado, substituindo-se o umedecimento do solo por curativo líquido.
A principal condição para o cultivo de boletos no país com reprodução bem-sucedida do micélio é manter o teor de umidade das plantações. Para isso, o micélio fúngico plantado é coberto com uma camada de palha de 30 centímetros, que também é constantemente umedecida. A camada de cobertura morta retém o aumento da umidade, evitando que a água evapore rapidamente da superfície da terra.
Antes do início da geada, o local do cogumelo é adicionalmente protegido por ramos de abeto ou folhas caídas. O material de cobertura é removido somente com o início do calor.
Boleto em crescimento em casa
O cultivo dos cogumelos boletus é feito não só no campo, mas também em casa em vaso volumétrico. A condição para esse cultivo é a capacidade de garantir que os cogumelos criem uma forte ligação com outras culturas de interior. A melhor opção é um lírio doméstico, cujas raízes são mais adequadas ao micélio do fungo.
Para o cultivo doméstico, os cogumelos são colhidos na floresta. Selecione espécimes inteiros e intactos com uma grande tampa desenvolvida, dentro da qual há um número maior de esporos necessários para reprodução posterior.
O material de plantio coletado é lavado e a seguir triturado. A perna não é usada para esses fins, apenas a tampa é tirada, pois é nela que está o pó do esporo.
A partir de 50 g de fermento e 4 litros de água, é criada uma mistura de nutrientes para posterior multiplicação dos esporos. 2-3 cogumelos picados são embebidos em água, o fermento é adicionado, misturado. O recipiente com a mistura preparada é retirado por 10 - 14 dias em um local quente. Após 10-14 dias, a mistura é agitada de baixo para cima e o micélio é separado.
A próxima etapa no crescimento do boleto é a preparação do tanque de plantio. Para fazer isso, use recipientes de plástico densos ou baldes rasos. O composto preparado com antecedência é colocado em recipientes e, em seguida, o micélio do grão resultante é distribuído. Acima - novamente composto, 5 cm de espessura As caixas com plantações são cobertas com um tecido denso que não deixa passar o ar.
Para a rega, o tecido é destacado, na primeira semana é utilizado um borrifador. A temperatura dentro da estrutura não deve ser inferior a +24 ° C. Somente se o regime de temperatura for mantido, o micélio é capaz de germinar no substrato preparado. Após 14 dias, as lavouras são abertas, enquanto a temperatura cai para + 18 ° C.
As caixas com patamares são deixadas nas varandas envidraçadas ou nas varandas em condição de ventilação obrigatória. O principal requisito para o cultivo de cogumelos boletus em casa é manter um regime de temperatura ideal e umidade constante do substrato.
Colheita
Para estimular o desenvolvimento de micélio durante o cultivo de boletos no país, as regras básicas são observadas:
- Recomenda-se que o corpo do fruto seja removido do solo afrouxando e torcendo a perna. Isso é necessário para que parte dela, combinada com a raiz, permaneça no solo.
- Depois de puxar o boleto para fora do substrato, o buraco resultante é borrifado com terra do campo ou uma folha podre de uma árvore.
- Ao coletar, apenas corpos de frutificação individuais são torcidos. Se os cogumelos boletus se acumulam em grupos, pressionando uns aos outros, eles são cortados com uma faca em um ângulo agudo acima do solo. O toco resultante é imediatamente polvilhado com solo de jardim.
Os micélios após essa coleta não são danificados, mas começam a se recuperar. Então, uma nova etapa da colheita é formada.
Após a colheita, os corpos frutíferos são examinados, a sujeira é removida e alguns milímetros das pernas são cortados. Em seguida, o boleto é embebido por 20 a 30 minutos. e prossiga para a preparação adicional.
Conclusão
É bem possível cultivar boletos no país. O local mais adequado para o cultivo será o local ao lado da árvore de mesmo nome. O cultivo bem-sucedido requer coleta e enraizamento de micélio de alta qualidade. Se essa condição for atendida, você pode obter uma boa colheita de boletos.