Contente
O gênero Millechnik (Lactarius) da família Syroezhkov une fungos lamelares que secretam suco leitoso na incisão. Foi estudado e isolado pelo micologista Christian Person em 1797. O leitoso lilás é uma das 120 espécies encontradas na Terra.
Onde o leite lilás cresce
O fungo está distribuído por toda a Eurásia. Seus locais de cultivo favoritos são as florestas mistas e de folhas largas, onde crescem carvalhos e carvalhos, bétulas e choupos. Mas pode ser encontrado com bastante frequência em florestas de coníferas. Se o resto dos leiteiros crescem em solo, folhagem podre, essa espécie aparece nos troncos das árvores caídas no final do verão e início do outono. O micélio forma uma simbiose com as raízes das árvores: eles as trançam, formando uma bainha micorrízica.
Como é o leiteiro lilás?
Moleiro úmido (outro nome para esta espécie) é um pequeno cogumelo. O diâmetro da tampa é de 8-15 cm. A superfície cinza-rosa é plana, deprimida no meio. Com o tempo, torna-se como um funil. No tempo chuvoso, a tampa é viscosa, pegajosa, iridescente com tons de aço e púrpura. Nas bordas côncavas para dentro, você pode sentir as vilosidades. Na superfície interna encontram-se placas esbranquiçadas ou cremosas. Quando tocados, eles, como o chapéu, ficam roxos. O suco liberado nos pratos também muda de cor no ar. A polpa tem uma estrutura esponjosa clara de tonalidade cremosa ou branca. Não há nenhum cheiro particular, mas o corpo da frutificação tem um gosto um pouco amargo.
A perna deste cogumelo é alta, atingindo 10 cm, assemelha-se a um cilindro regular, só que às vezes engrossa na base. É oco e não contém polpa. Quando cortada ou quebrada, a cor do creme muda para roxo.
É possível comer lilás roxo
Este é um cogumelo comestível condicionalmente. Nada se sabe sobre sua toxicidade. Mas os cientistas sugerem que uma pequena quantidade de toxinas ainda está presente nele. Portanto, é aconselhável não comê-los. Mas experientes colhedores de cogumelos os coletam junto com outros tipos de leiteiros, cogumelos do leite, e os acham bastante agradáveis ao paladar.
Falsas duplas
O gêmeo é caroço amarelo, que cresce com mais freqüência nas florestas de coníferas da Sibéria, embora também possa ser encontrada em plantações mistas. A superfície também é pegajosa e úmida. Mas a cor da tampa é amarela, quando cortada, a polpa fica amarela, um suco leitoso característico é liberado, muda rapidamente de cor no ar. As dimensões do peito amarelo são menores: o diâmetro do gorro é de 8-10 cm, a altura da perna densa e grossa é de 4-6 cm. É comestível.
Outro duplo - tiróide leitosa... Curiosamente, quando pressionado, seus pratos também ficam roxos. Mas o espécime se distingue por uma superfície ocre amarelada e tamanho ligeiramente menor. Esta é uma espécie não comestível e os cientistas não recomendam coletá-la.
Cinza Miller, como o lilás, é um corpo frutífero não comestível. Possui uma cor ocre acinzentada na superfície do gorro, que coincide com a tonalidade de um caule baixo. Mas há escamas de aço e chumbo na pele. Nas placas rosadas, é liberado o suco leitoso, que não muda de cor mesmo após o contato com o ar. Ocorre no final do verão entre as florestas de amieiro.
Lilac Miller também encontrado em florestas de amieiro. Distingue-se pelo seu pequeno tamanho e cor lilás de um gorro com bordas retas e afiadas. A seiva leitosa é branca, a tonalidade não muda quando selecionada.
Regras de coleta e uso
Os cogumelos de leite são os cogumelos favoritos dos russos, embora na Europa sejam considerados não comestíveis. Lilás leitoso é condicionalmente comestível. Para aqueles que estão confiantes em sua adequação para alimentos, os especialistas aconselham:
- colete apenas corpos frutíferos jovens, nos quais há menos toxinas;
- não os use fritos;
- antes de processar, mergulhe em água fria por dois dias;
- ferva bem antes de salgar ou decapar.
Para ter certeza da comestibilidade do lactário, é melhor recorrer a colhedores de cogumelos experientes. Eles ajudarão a distinguir as variedades comestíveis das venenosas e aconselharão sobre a melhor maneira de processá-las posteriormente.
Conclusão
Lilac leitoso é uma das espécies comestíveis do gênero Millechnikov. Para comer, é melhor colher apenas cogumelos comestíveis de leite, para não temer pela sua saúde.