Contente
O boleto rosa-roxo é um representante da família Boletaceae. O único sinônimo para esta espécie é Boletus rhodopurpureus. Ao se encontrar com ele, você deve ter cuidado, pois este espécime pertence à categoria dos cogumelos não comestíveis, apesar do fato de que em alguns países é comido.
Qual é a aparência dos boletos rosa-púrpura
No estágio inicial de desenvolvimento, a capa do boleto é esférica rosa-púrpura, posteriormente adquire forma convexa ou almofada com bordas onduladas. A superfície é seca e aveludada, tornando-se viscosa e acidentada durante as chuvas. Na idade adulta, aparecem rachaduras, bem como vestígios de danos causados por insetos. O corpo do fruto deste espécime é geralmente cinza ou verde-oliva, com manchas avermelhadas. O diâmetro da tampa varia de 5 a 20 cm, apresentando em sua face interna uma camada de tubos amarelo-limão, que posteriormente adquire tonalidade esverdeada. Os poros são cor de vinho ou laranja-avermelhado, tornando-se azuis escuros quando a tampa é pressionada. O pó do esporo nos cogumelos maduros é castanho-oliva.
A perna deste espécime atinge até 15 cm de altura e a espessura é de cerca de 7 cm de diâmetro. Inicialmente assume a forma tuberosa, e com a idade torna-se cilíndrica com espessamento da clavícula. É de cor amarelo limão, totalmente coberto por uma malha densa acastanhada, que se torna azul ou preta quando pressionada.
Em tenra idade, a polpa é densa, de cor amarelo-limão, nos exemplares mais maduros apresenta uma tonalidade vinho. Quando cortado, torna-se preto ou azul escuro. Esta espécie é caracterizada por um sabor adocicado e um odor ligeiramente ácido-frutado.
Espécies semelhantes
Muitas vezes, os colhedores de cogumelos inexperientes confundem boletos rosa-púrpura com carvalho salpicado comestível. Na verdade, em forma e estrutura, este espécime é semelhante às espécies em consideração. No entanto, o duplo não tem um aroma tão pronunciado como o exemplar em questão, que é a principal diferença.
Onde o boleto rosa-roxo cresce
Esta espécie prefere locais com clima quente. Na maioria das vezes cresce em florestas decíduas e mistas, em solos calcários, áreas acidentadas e montanhosas. Muitas vezes cresce na vizinhança de faias e carvalhos. É muito raro no território da Rússia, Ucrânia, Europa e outros países, que se caracterizam por condições climáticas quentes. Cresce individualmente ou em pequenos grupos.
É possível comer boleto rosa-roxo
Esta variedade pertence a cogumelos venenosos. A maioria dos livros de referência afirma que é proibido usar este cogumelo em uma forma crua e mal cozida, uma vez que o veneno é armazenado neles. No entanto, sabe-se que muitos catadores de cogumelos utilizam esse produto em alimentos cozidos, fritos e em conserva. Isso sugere que o boleto rosa-roxo é venenoso exclusivamente em sua forma bruta.
No entanto, você deve estar atento, pois este produto tem gosto amargo e, quando ingerido, pode causar distúrbios intestinais e outras consequências desagradáveis.
Sintomas de envenenamento
O uso de boleto rosa-púrpura em alimentos pode causar intoxicação, cujos primeiros sintomas são:
- dor abdominal;
- arrepios;
- náusea;
- diarréia e vômito;
- aumento da sudorese.
Como regra, os sintomas acima desaparecem em um dia por conta própria, sem a intervenção de médicos. Como o corpo de cada pessoa reage individualmente, em caso de envenenamento, ainda assim deve-se tomar algumas providências e chamar uma ambulância médica.
Primeiros socorros para envenenamento
Se a vítima perceber os primeiros sinais de envenenamento, deve-se chamar imediatamente um médico em casa. Para não perder tempo, é necessário realizar de forma independente o procedimento de eliminação do veneno do corpo. Para fazer isso, você precisa limpar o estômago e beber um absorvente.
Conclusão
O boleto rosa-púrpura é tradicionalmente considerado um cogumelo não comestível e, em alguns casos, venenoso. Este espécime é encontrado muito raramente e, portanto, é pouco estudado. Tem semelhanças externas com um cogumelo comestível chamado carvalho salpicado, e também é semelhante aos não comestíveis, por exemplo, com um cogumelo satânico e outras dores de cor semelhante.