Borovik: gêmeos não comestíveis, o formato da perna e a cor do gorro

Nome:Borovik
Um tipo: Comestível

Fotos e descrições do cogumelo boleto podem ser encontradas tanto na literatura especializada quanto em muitos livros de receitas. Poucas pessoas se comparam em popularidade com este representante do reino dos cogumelos, especialmente na Rússia. Borovik é merecidamente considerado um dos troféus mais cobiçados entre os colhedores de cogumelos, não inferior a cogumelos "reais" como camelina ou cogumelo de leite branco.

Qual é a aparência de um cogumelo boleto?

Boletus é um gênero bastante numeroso de cogumelos da família Boletovye. Combina várias centenas de espécies. Todos eles pertencem a cogumelos tubulares.

Todos os boletos são distinguidos por semelhanças na aparência e estrutura. Seus corpos frutíferos têm um caule e uma capa massivas bem definidas. O boleto pode atingir tamanho e peso consideráveis.

Forma da perna do boleto

A perna do boleto é espessa, maciça, via de regra, em forma de taco, com espessamentos na parte inferior ou média. Na superfície, um padrão de malha geralmente é pronunciado, às vezes pode estar ausente. Dependendo disso, a perna pode ser lisa ao toque ou ligeiramente áspera.

A cor é bege claro, por vezes tracejada, com um grande número de pequenas manchas castanhas claras. A carne da perna é densa, branca, torna-se fibrosa com a idade.

Forma da tampa do boleto

O chapéu de um boleto jovem se assemelha a um boné bem colocado na perna. Nesse estágio, é plano, redondo, seco, aveludado ao toque ou macio. Com o tempo, as bordas aumentam, a tampa torna-se como um semicírculo. À medida que o cogumelo envelhece, a parte superior torna-se cada vez mais plana, a própria tampa começa a aumentar de volume e a assumir a forma de uma almofada. A cor da pele que cobre o gorro pode variar de café claro a marrom escuro.

A camada tubular é amarelo claro, com uma tonalidade esverdeada, à medida que o fungo cresce, torna-se cada vez mais brilhante. A polpa do gorro é branca ou ligeiramente cremosa, nos cogumelos jovens é densa, com o tempo torna-se mole, solta.

Onde o cogumelo boleto cresce

A área de cultivo do boleto é ampla. Este cogumelo é comum nas zonas climáticas temperadas de ambos os hemisférios, e a fronteira norte entra nas regiões polares, nas zonas da tundra ártica. Na maioria das vezes, os boletos crescem em florestas mistas, formando micorrizas com várias espécies de árvores: pinheiros, abetos, bétulas.

Eles preferem lugares bem iluminados, bordas de floresta, crescem, via de regra, em grupos. Frequentemente encontrado em florestas de bétulas, nas encostas de ravinas e colinas, ao longo de estradas florestais e clareiras.

Por que o boleto foi assim chamado

O nome "boleto" está associado, em primeiro lugar, aos locais de seu crescimento. Bor é sempre chamado de floresta de pinheiros aberta pura crescendo em uma colina com um pequeno número de árvores caducas nobres, como carvalho ou faia. É nesses locais que estes fungos se encontram com maior frequência, formando micorrizas com o pinheiro.

Boletus é um cogumelo comestível ou não

Entre os boletos, não existem venenosos mortais e relativamente poucos não comestíveis. Isso explica sua grande popularidade tanto entre os amadores experientes da "caça silenciosa" quanto entre os iniciantes.O cogumelo porcini, que é uma das variedades do boleto, é especialmente apreciado entre os colhedores de cogumelos e especialistas culinários. Pertence à categoria I mais elevada em valor nutricional e é sempre um troféu de boas-vindas.

Qualidades do sabor do boleto

Os pratos de boletus têm um aroma pronunciado a cogumelos e um sabor excelente. Em algumas espécies, os tons frutados podem ser claramente percebidos no cheiro. Os boletos comestíveis podem ser comidos sem pré-molhar ou ferver.

Os benefícios e malefícios do boleto

Além do valor nutricional, esses cogumelos contêm muitas substâncias úteis. Seus corpos de frutificação contêm:

  1. Vitaminas A, B1, B2, C, D.
  2. Oligoelementos (cálcio, magnésio, molibdênio, ferro).
Importante! O boleto e as moléculas de proteína animal são quase completamente idênticas, então os cogumelos podem se tornar um substituto da carne.

Apesar de todas as propriedades úteis, deve-se lembrar que os cogumelos são um alimento bastante pesado, nem todo estômago pode lidar com isso. É por isso que não são recomendados para crianças menores de 10 anos.

Variedades de boleto

A maioria dos cogumelos boletus são cogumelos comestíveis ou condicionalmente comestíveis. Apenas um pequeno número de espécies deste cogumelo não é consumido por uma razão ou outra. Existem também vários tipos de boletos classificados como cogumelos venenosos.

Boleto comestível

Entre os cogumelos boletus comestíveis das categorias I e II em termos de valor nutricional prevalecem, são cogumelos de excelente e bom gosto.

Porcini

É amplamente distribuído na parte europeia da Rússia, bem como na Sibéria e no Extremo Oriente. O diâmetro da tampa do cogumelo pode chegar a 30 cm, seu formato é hemisférico, com o passar do tempo as bordas sobem cada vez mais até o topo se tornar plano. Ao mesmo tempo, sua espessura aumenta significativamente. A tampa é geralmente de cor marrom claro, áspera ou aveludada ao toque. A camada de esporos é amarelo pálido com um tom esverdeado. Foto de cogumelo boletus porcini:

A perna é poderosa, em forma de taco, geralmente engrossada abaixo ou no meio. Sua cor é branca com pequenos traços marrons. A polpa é branca ou ligeiramente amarelada, firme. Permanece branco quando cortado.

Cogumelo branco de bétula

Em muitas regiões da Rússia, o cogumelo tem seu próprio nome - espigueta, uma vez que o período de seu crescimento coincide no tempo com o aparecimento de uma espiga no centeio. A tampa pode crescer até 15 cm de diâmetro, é em forma de almofada e, eventualmente, assume uma forma mais plana. A pele é castanha clara, às vezes quase branca.

O caule é cilíndrico ou em forma de barril, branco, às vezes com um padrão de malha. A camada tubular é quase branca, tornando-se amarela clara à medida que cresce. A polpa é branca, não muda de cor na quebra ou corte. As espiguetas geralmente crescem de junho a outubro ao longo das bordas da floresta, ao longo de clareiras e estradas florestais, formando micorriza com bétula.

Cogumelo de pinheiro

A tampa é convexa, em forma de almofada ou hemisférica, tornando-se mais achatada com o tempo. Pode atingir 25-30 cm de diâmetro. A superfície da tampa é enrugada ou acidentada, marrom-escura em vários tons.

O caule é curto, maciço, em forma de clube, marrom claro com um padrão de malha fina. A camada tubular é branca, torna-se verde claro ou verde-oliva com o tempo. A polpa é branca, densa, a cor não muda nos locais de danos mecânicos. Cresce principalmente em florestas de coníferas ou mistas, formando micorrizas com pinheiros, menos frequentemente com abetos ou árvores decíduas. O principal período de crescimento é de julho a setembro, embora muitas vezes possam ser encontrados mesmo após geadas.

Cogumelo de carvalho branco

Em espécimes jovens, a tampa é esférica, depois torna-se semicircular e em forma de almofada. A pele é aveludada ao toque, muitas vezes coberta por uma malha de pequenas fissuras. A cor pode variar do café claro ao ocre escuro. A camada tubular é amarelo pálido, com uma tonalidade esverdeada ou oliva.

O caule de um cogumelo jovem é em forma de clube, com a idade assume a forma de um cilindro ou de um cone truncado.Um fino padrão de malha marrom claro pode ser visto em todo o seu comprimento. A polpa é densa, branco-amarelada, a cor não muda na quebra. Distribuída nas regiões meridionais, onde pode ser encontrada em florestas caducifólias com predomínio de faias ou carvalhos, costuma crescer ao lado de castanhas. O período de crescimento começa em maio e vai até outubro.

Cogumelo Cobre Porcini (Boletus Bronze)

A tampa é hemisférica, com o passar do tempo adquire forma de almofada mais achatada. Pode atingir 20 cm de diâmetro, a pele é cinza escura, quase preta, com tonalidade cinza, nos exemplares jovens é aveludada e agradável ao toque. A camada tubular é branca, com a idade começa a ficar ligeiramente amarelada.

A perna é maciça, em forma de taco, marrom claro, coberta por uma malha fina. A polpa é branca, bastante densa, torna-se mais solta com a idade. O boleto de bronze cresce nas regiões do sul, geralmente em carvalhos com castanhas. Aparece em maio, geralmente há várias ondas de crescimento durante a temporada. Os últimos exemplares podem ser encontrados na floresta no meio do outono.

Boleto falso

Deve ser entendido que o termo "falso" significa um cogumelo não comestível ou venenoso, semelhante em aparência a qualquer outro comestível. No caso do boleto boleto, vale atribuir, antes de mais nada, representantes da mesma família Boletov a falsos, tais como:

  1. Cogumelo da bílis.
  2. Cogumelo satânico.
  3. Borovik Le Gal.
  4. O boleto é lindo.

Esta lista inclui espécies não comestíveis e venenosas. Aqui estão alguns cogumelos que se parecem, mas não são boletos comestíveis:

  1. Cogumelo Gall (gorchak)... Segundo a classificação, não é um boleto, embora estes cogumelos pertençam à mesma família. Externamente, ele se assemelha a um cogumelo porcini comum, tem uma tampa hemisférica ou em forma de travesseiro de cor marrom de vários tons. Uma característica distintiva do amargor é a cor da camada tubular. É rosa claro, tornando-se mais escuro e mais claro com o tempo. No intervalo, a polpa do cogumelo da vesícula, ao contrário do boleto, torna-se vermelha, tem gosto amargo e o amargor aumenta durante o tratamento térmico. Gorchak não é venenoso, mas é impossível comê-lo.

    Importante! O fungo da galha quase nunca é vermífugo.
  2. Cogumelo satânico... Recebeu esse nome pela semelhança das pernas na cor com uma língua de fogo escapando do solo. Um caule vermelho ou laranja é a marca registrada deste cogumelo. É típico de todos os Boletovs, em forma de clube, grosso, denso. A tampa do cogumelo satânico é semicircular, com a idade torna-se mais achatada, semelhante a uma almofada. Sua cor é o cinza oliva, em vários tons. A camada de esporos é amarelo esverdeado. A polpa é densa, amarelada, geralmente torna-se azul na quebra. A peculiaridade do cogumelo satânico é seu cheiro. Em espécimes jovens, é agradável, picante, mas com a idade, a polpa do corpo do fruto começa a cheirar cada vez mais a cebola podre. O cogumelo satânico cresce de junho a outubro principalmente nas regiões do sul da parte europeia da Rússia, ele é encontrado no Território de Primorsky. Em sua forma crua, a espécie é venenosa, mas em alguns países, após tratamento térmico prolongado, é comida. Este boleto falso está na foto abaixo:
  3. Borovik Le Gal (legal)... Pode ser encontrada principalmente em países europeus. Kok e todos os boletos têm uma tampa semicircular ou em forma de travesseiro. Sua cor é rosa sujo. A pele é aveludada e agradável ao toque. A camada tubular é laranja rosada. A polpa é amarelo claro, com cheiro agradável de cogumelo, torna-se azul na hora do intervalo. A perna é densa, arredondada, inchada. Sua cor é rosa-laranja, um padrão de malha fina é claramente visível na superfície. Ela cresce em julho-setembro em florestas decíduas, formando micorrizas com carvalho, faia, carpa. Borovik Le Gal é venenoso, não é consumido.
  4. O boleto é lindo. A tampa deste cogumelo é marrom oliva, às vezes avermelhada, freqüentemente com manchas castanhas escuras. A forma é hemisférica, à medida que cresce, torna-se em forma de almofada. Os poros da camada tubular são vermelhos. A polpa é amarelada, torna-se azulada no corte.A perna é engrossada, de tijolo vermelho, com um desenho em forma de malha fina. A espécie é comum nas florestas de coníferas da América do Norte. Venenoso.

Regras de coleta

Ao coletar cogumelos boletus, é muito difícil cometer um erro. Todos os representantes venenosos desta família têm uma coloração característica com tons vermelhos, o que torna a probabilidade de erro bastante baixa. No entanto, na "caça silenciosa", você deve seguir as regras geralmente aceitas:

  1. Você não pode comer cogumelos se não houver confiança absoluta em sua comestibilidade e segurança.
  2. No processo de crescimento, os corpos de frutificação literalmente absorvem radionuclídeos, sais de metais pesados ​​e outras substâncias nocivas. Não os colete nas imediações de rodovias ou ferrovias movimentadas, ou em locais militares ou industriais abandonados, onde geralmente crescem em abundância.
  3. Ao colher cogumelos, é necessário cortá-los com uma faca e não retirá-los do solo, caso contrário, os fios de micélio são destruídos.
  4. Os boletos quase sempre crescem em grupos. Freqüentemente, o micélio se estende ao longo das dobras naturais do terreno: valas, uma ravina, uma pista de carros antigos. É nessa direção que a busca deve ser continuada.
  5. É melhor deixar espécimes vermes imediatamente na floresta, espetando-os em um galho de árvore. Os esporos maduros sairão da tampa e formarão um novo micélio. E o cogumelo seco será comido por pássaros ou esquilos.
  6. Boletos com uma pequena quantidade de minhocas podem ser usados ​​para processamento, por exemplo, podem ser secos. No entanto, é necessário processar a colheita imediatamente após o retorno da floresta, caso contrário, as larvas não só continuarão a destruir os cogumelos vermífugos, mas também rastejarão para os vizinhos limpos.

Ao aderir a essas regras simples de "caça silenciosa", você pode ter certeza de sua saúde e segurança.

Comendo boleto

O boleto é saboroso e nutritivo. Existem muitas receitas para cozinhar pratos com estes cogumelos. São verdadeiramente versáteis, podendo ser utilizados em qualquer forma: frita, cozida, em conserva. São secos e congelados para o inverno, usados ​​como ingredientes na preparação de várias saladas, sopas, molhos.

Importante! Com qualquer processamento, o boleto praticamente não perde sua apresentação.

Como cultivar boletos em casa

Talvez nenhum jardineiro se recuse a ter uma plantação de cogumelos porcini em um terreno pessoal. No entanto, isso é muito difícil de fazer. Para que os boletos cresçam como em uma floresta, é necessário criar condições adequadas para que eles imitem ao máximo o natural. Isso se aplica literalmente a todos os pontos: o solo, a composição dos resíduos orgânicos sobre os quais o micélio deve crescer, a presença de árvores com idade adequada para a formação de micorriza, etc.

Uma boa opção para a criação artificial de boletos é a utilização de estufas ou salas aquecidas nas quais possam ser mantidos os parâmetros de temperatura e umidade necessários. O micélio pode ser obtido independentemente de cogumelos coletados na floresta ou comprados na loja online.

Um vídeo interessante sobre o cultivo de cogumelos porcini em sua casa de verão:

Conclusão

Acima estão fotos e descrições do cogumelo boleto, suas variedades comestíveis e não comestíveis. Claro, a lista das espécies listadas está longe de estar completa. Porém, mesmo essas informações são suficientes para se ter uma ideia geral dessa família de fungos, que soma cerca de 300 espécies.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção