Contente
O boleto poroso é um cogumelo tubular bastante comum pertencente à família Boletovye do gênero Mokhovichok. Pertence à espécie comestível de alto valor nutricional.
Qual a aparência de um boleto poroso
A tampa é convexa, tem formato hemisférico, atinge 8 cm de diâmetro e, nos cogumelos adultos, suas bordas costumam ser irregulares. Cor - marrom acinzentado ou marrom escuro. A pele quebrada forma uma rede de rachaduras brancas na superfície.
Comprimento da perna - 10 cm, diâmetro - 2-3 cm. É castanho claro ou amarelado no topo, castanho acinzentado ou castanho na base. A forma é cilíndrica ou expandindo para baixo.
A camada dos túbulos é amarelo-limão, com crescimento escurece e adquire tonalidade esverdeada, torna-se azul quando prensada. Os esporos são lisos, fusiformes e grandes. O pó é castanho azeitona ou azeitona suja.
A polpa é esbranquiçada ou amarelo-esbranquiçada, espessa, densa, torna-se azulada no corte. Não tem cheiro e sabor pronunciados.
Onde os boletos porosos crescem
Distribuído em território europeu. Habitat - florestas mistas, de coníferas e decíduas. Eles crescem em musgo e grama. Forma a raiz do fungo com carvalho.
É possível comer boleto poroso
O cogumelo é comestível. Pertence à primeira categoria de sabores, apreciado por sua polpa carnuda e densa.
Falsas duplas
O boleto porosporoso tem algumas espécies semelhantes, mas quase todas são comestíveis. Apenas o boleto bonito é venenoso, mas não cresce na Rússia. É grande. O diâmetro do gorro é de 7 a 25 cm, o formato é hemisférico, lanoso, a cor vai do avermelhado ao marrom oliva. A perna é marrom-avermelhada, coberta por uma malha escura abaixo. Sua altura é de 7 a 15 cm, espessura de até 10 cm, a polpa é densa, amarela, torna-se azul na ruptura. O fungo pertence a uma espécie venenosa não comestível, causa intoxicação por distúrbio do trato gastrointestinal, não há informações sobre óbitos. Cresce em florestas mistas. Distribuído na costa oeste da América do Norte.
O volante é aveludado ou ceroso. A superfície da tampa é sem fissuras, aveludada, com uma flor que lembra o gelo. Diâmetro - de 4 a 12 cm, forma de esférica a quase plana. A cor é acastanhada, castanha avermelhada, castanha purpúrea, castanha escura. Na idade madura, desbotada com uma tonalidade rosada. A polpa na fenda fica azul. A perna é lisa, em altura - de 4 a 12 cm, em espessura de 0,5 a 2 cm. Cor de amarelado a amarelo-avermelhado. É encontrada em florestas decíduas, prefere a vizinhança de carvalhos e faias, em coníferas - ao lado de pinheiros e abetos, bem como em mistas. Frutificando no final do verão e início do outono, cresce mais frequentemente em grupos. Comestível, de alto sabor.
O boleto é amarelo. O diâmetro do gorro é de 5 a 12 cm, às vezes até 20 cm, a superfície não apresenta fissuras, a pele costuma ser lisa, às vezes levemente enrugada, marrom-amarelada. A forma é convexa, hemisférica, torna-se plana com a idade.A polpa é densa, tem cor amarela brilhante, não tem cheiro, fica azulada no corte. A altura da perna é de 4 a 12 cm, a espessura é de 2,5 a 6 cm A forma é tuberosa, espessa. Grãos acastanhados ou pequenas escamas podem às vezes ser vistos na superfície. Distribuído na Europa Ocidental, em florestas caducifólias (carvalho e faia). Na Rússia, ela cresce na região de Ussuriysk. Frutificação de julho a outubro. Comestível, pertence à segunda categoria de sabores.
Volante fraturado. O chapéu é carnudo, grosso, seco, semelhante ao feltro. No início, na forma de um hemisfério, depois se torna quase plano. Cor - do marrom claro ao marrom. Uma estreita faixa roxa às vezes pode ser vista ao redor da borda. Alcança 10 cm de diâmetro. Rachaduras na superfície revelando polpa avermelhada. Diferenças nas bordas levantadas. O caule é regular, cilíndrico, com 8-9 cm de comprimento e até 1,5 cm de espessura, tendo no gorro castanho-amarelado, o resto é vermelho. A camada portadora de esporos é amarela, com o crescimento do fungo, ela primeiro fica cinza, depois adquire uma tonalidade verde-oliva. A polpa fica azulada no corte. É encontrado com bastante frequência em toda a Rússia com clima temperado. Cresce em florestas decíduas de julho a outubro. Comestível, pertence à quarta categoria.
Regras de coleta
A época de frutificação do boleto é no verão e no outono. O crescimento mais ativo é observado de junho a setembro.
Eles são capazes de absorver sais de metais pesados, cancerígenos, substâncias radioativas e outras substâncias nocivas à saúde do solo, da água da chuva e do ar, que também podem ser encontrados nos gases de escapamento dos automóveis.
Usar
O boleto porcótico é adequado para qualquer método de processamento. Eles são fritos, cozidos, salgados, em conserva, secos.
Antes de cozinhar, eles precisam ser embebidos por 5 minutos e, em seguida, escorridos. Corte espécimes grandes, deixe os pequenos inteiros. Leve-os para ferver, reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos, periodicamente retire a espuma. Em seguida, a água é trocada e fervida por mais 20 minutos. Os cogumelos estão prontos quando afundam.
Conclusão
Boletus poroso é um cogumelo comestível de alta qualidade, pertence à espécie valiosa. Muitas vezes é confundido com fissurado, que pode ser comido, mas seu sabor é muito inferior.