Contente
O boleto semi-bronze é um cogumelo raro com frutificação no outono. Para encontrá-lo na floresta, você deve se familiarizar com os duplos falsos, estudar as características de sua aparência.
Como são as dores de semi-bronze
Cogumelo com uma grande tampa, podendo atingir 17-20 cm de diâmetro e 4 cm de espessura, nos jovens pintores é convexo, mais próximo de uma bola, mas à medida que o corpo frutífero cresce, ele se endireita.
A cor da tampa é castanho-acinzentada e, nos adultos, aparecem manchas amareladas. Em clima quente e seco, ele racha.
Na parte inferior da tampa, a camada tubular é de cor branca com tonalidade acinzentada. Nos representantes adultos, muda de cor para verde oliva. Os túbulos são facilmente separados da polpa do chapéu. Seu comprimento varia de 20 a 40 mm.
O cogumelo sobe 12 cm acima do solo, a perna chega a 40 mm de espessura. É denso, espesso, externamente semelhante a um taco ou tubérculo, tem um padrão de malha. À medida que cresce, o caule torna-se mais cilíndrico, com uma superfície enrugada, bege-rosado e depois branco-oliva.
Onde as dores de semi-bronze crescem
No território da Federação Russa, a dor é rara. O principal local de crescimento são as regiões do sul, onde um clima predominantemente quente com grande quantidade de chuvas. Boletos semibrobronzeados são mais comuns em solos úmidos ricos em húmus.
Os corpos de fruto são colhidos em florestas mistas, onde crescem carvalhos ou faias e pinheiros. Você pode encontrar parafusos de semi-bronze simples e pequenos grupos de 2-3 representantes.
É possível comer dores semibrobronhas
O cogumelo é considerado comestível. É colhido e consumido ativamente no Mediterrâneo.
Qualidades de sabor de um parafuso semibrabre
O cogumelo é uma iguaria. Os gourmets apreciam-no pelo seu sabor suave e agradável. De acordo com as características comparativas, a dor semi-bronze é mais superior em saturação de sabor e brilho ao cogumelo porcini. O cheiro da iguaria é fraco, aparece após o cozimento. O aroma é bem sentido se o corpo do fruto estiver seco.
Falsas duplas
O parafuso de semi-bronze não tem contrapartes exatas. Pode ser confundido com outros corpos frutíferos na aparência.
Parece uma dor meio bronze cogumelo polonês: nos adultos da espécie, o mesmo caule cilíndrico e tampa em forma de almofada de tons de chocolate ou castanho.
Para distingui-los, é necessário examinar o corpo do fruto: na espécie polonesa, a polpa é branca, rapidamente se torna azul sob a influência do oxigênio.
Você pode confundir uma dor meio bronze com boleto de bronze... Esse se distingue por um chapéu de cor mais escura e pela ausência de um padrão de malha na perna.
Deve ser diferenciado da dor fungo de galha... Gorchak tem uma estrutura semelhante, portanto, para reconhecê-la é necessário examinar a perna. No fungo da galha, possui veias vasculares.
Regras de coleta
Na hora de escolher um lugar, você deve explorar as florestas mistas, visitando-as em agosto-setembro. O ponto de coleta deve ser localizado longe de rodovias e instalações industriais.
A coleta deve ser feita com faca afiada: corte com cuidado até a raiz. Não é recomendado arrancar ou quebrar os corpos frutíferos, o risco de danos ao micélio é alto.
Usar
Comer dor semi-bronze é possível em qualquer forma, exceto crua. As donas de casa, no momento do cozimento, após a lavagem, a polpa é fervida e depois frita ou em conserva.
Você pode secar os corpos dos frutos para usá-los em futuras receitas.
Princípios de processamento de cogumelos:
- remova toda a folhagem e pequenos detritos da polpa, corte a parte inferior do corpo frutífero, enxágue em água corrente;
- coloque os cogumelos em uma tigela com água fria por 15 minutos, depois ferva com sal por 20 minutos, se pretende fritar o produto, e 40 minutos, se o semibrobronho doer, marinar ou usar fervido.
Conclusão
O boleto de semi-bronze é geralmente classificado como cogumelos comestíveis. Possui aroma delicado e sabor suave, sendo versátil no uso. O seu habitat principal são as florestas mistas, onde deve ser distinguido das espécies falsas.