Contente
Boletus boletus (lat.Caloboletus calopus ou Boletus calopus), também bonito ou não comestível, é um cogumelo bastante comum, que se distingue por uma cor brilhante na perna. Como o nome da espécie sugere, os corpos frutíferos não podem ser comidos.
Como são lindas dores nas pernas
A tampa do parafuso de pernas bonitas pode crescer até 6-14 cm de diâmetro, enquanto na aparência é completamente imperceptível, o que contrasta fortemente com a perna brilhante do cogumelo. Sua cor varia do oliva acinzentado ao marrom claro. O chapéu é macio ao toque, mas fosco e seco. Em espécimes jovens, tem a forma de um hemisfério, no entanto, nas dores maduras abre-se e torna-se convexo. As bordas da tampa giram para baixo à medida que o corpo de frutificação cresce.
O himenóforo da dor de pernas bonitas é amarelo claro no primeiro estágio de desenvolvimento, depois adquire uma cor ocre.
Os esporos do fungo são azeitona acastanhada.
A perna do parafuso tem a forma de um barril de cogumelos jovens. No próximo estágio de desenvolvimento, torna-se clavado e, em espécimes maduros, adquire uma aparência cilíndrica. A altura da perna é em média 5-15 cm, o diâmetro é 2-5 cm. Sob a própria cabeça, é amarelo esbranquiçado, mas esta cor rapidamente se transforma em um vermelho intenso. Nas dores maduras, a perna é acastanhada na parte inferior.
A polpa dos corpos frutíferos é bastante densa, até mesmo firme. É pintado em tons de creme e não apresenta odor pronunciado.
Onde lindas dores nas pernas crescem
A área de distribuição do fuste de belas pernas inclui as florestas de coníferas das regiões montanhosas. Na maioria das vezes, pequenos grupos de cogumelos podem ser encontrados perto de abetos. Os solteiros raramente são encontrados em florestas decíduas e mistas.
O tipo de solo preferido é arenoso com alto nível de acidez. No território da Rússia, a ferida de belas pernas cresce nas latitudes meridionais.
É possível comer lindas dores nas pernas
Boletus boletus é um cogumelo não comestível, no entanto, as razões para esta definição podem variar muito na literatura de referência. Alguns autores observam que sua polpa não contém substâncias tóxicas, mas não pode ser ingerida por causa de seu forte amargor. O gosto residual forte e desagradável não desaparece mesmo após 10 horas de imersão ou fritura.
Em outras fontes, argumenta-se que a bela perna está doente é venenosa. Componentes tóxicos em sua polpa podem causar graves distúrbios intestinais, cólicas e até perda de consciência. Depois de um tempo, a vítima começa a ter cirrose hepática.
Eles se distinguem principalmente por disputas - no cogumelo satânico, eles são de uma cor vermelha profunda.
Sintomas de envenenamento
Os primeiros sinais de envenenamento começam a aparecer 2 a 3 horas após a ingestão dos corpos frutíferos. Os sintomas característicos incluem as seguintes mudanças:
- fraqueza sem causa, mãos trêmulas;
- tontura;
- náusea, vômito;
- diarreia (às vezes com sangue);
- Forte dor de cabeça;
- convulsões;
- dor muscular.
Se uma grande quantidade de substâncias tóxicas entrar no corpo, isso pode levar à perda de consciência.
Primeiros socorros para envenenamento
Antes da chegada dos médicos, os primeiros socorros são feitos por meio da lavagem gástrica. Com esses objetivos, use 2-3 comprimidos de carvão ativado ou uma pequena quantidade de Enterosgel, cuja dosagem é calculada levando em consideração o peso da pessoa.
Também é necessário induzir artificialmente o vômito na vítima - para isso, ela recebe um copo de soda diluída na proporção de 1 colher de chá. para 0,5 litros de água.
Conclusão
Apesar de sua aparência atraente, é impossível coletar uma ferida de pernas bonitas - o cogumelo é uma das não comestíveis e até venenosas, de acordo com algumas fontes. A opinião sobre a toxicidade dessa dor difere de diferentes autores, porém, todos observam o forte amargor na polpa dos corpos frutíferos. É impossível livrar-se dele, mesmo após um longo tempo de imersão e tratamento térmico.
O perigo de quem tem pernas bonitas também é que um colhedor de cogumelos inexperiente pode confundir algumas variedades comestíveis com ele. À mais leve suspeita de que o achado é um cogumelo venenoso, ele deve ser deixado em paz.
Além disso, você pode descobrir como é uma bela perna no vídeo abaixo: