Contente
Os fungos saprotróficos, aos quais pertence o não-fungo fedorento, prestam um serviço inestimável ao mundo das plantas - eles utilizam madeira morta. Se não existissem, o processo de decomposição da celulose demoraria muito mais e as florestas já teriam se transformado em enormes montes de árvores em decomposição lenta. O tição fedorento é muito difundido em todo o mundo, mas também pode ser encontrado no território da Rússia.
Qual é a aparência de um não-bebedor fedido?
A espécie em questão tem outro nome, sob o qual pode ser encontrada na literatura especial - micromphale fedorento. Pertence aos cogumelos lamelares do gênero Negniychnikov.
É bastante fácil de reconhecer quando encontrado na natureza.
Descrição do chapéu
A tampa do micromphale fedorento raramente atinge um diâmetro de 3 cm, seu tamanho usual é de 1,5-2 cm. Em tenra idade, é hemisférica, à medida que cresce, torna-se cada vez mais plana e estendida. A capa do fungo adulto é enrugada, ligeiramente deprimida na região central e tem bordas onduladas. Pode ser amarelado, bege, ocre ou marrom claro em vários tons, enquanto há listras radiais pintadas em tons mais escuros.
Existem algumas placas na parte de trás da tampa. São bastante densos, ondulados, raros, muitas vezes crescem juntos e com a perna. Nos espécimes jovens, são bege, escurecem gradualmente e tornam-se castanho-ocre.
Descrição da perna
A perna do fedorento não fedorento é fina, reta ou curva, oca por dentro. Suas dimensões não ultrapassam 3 cm de comprimento e 0,3 cm de diâmetro. Há um espessamento achatado na junção com a capa. A perna é marrom, clara em cima, mais escura embaixo, às vezes quase preta, aveludada ao toque.
Onde e como cresce
Você pode encontrar os não-pescadores fedorentos nas regiões do sul da Rússia. Lá ela cresce em folhas caducas, raramente em florestas mistas. Geralmente cresce em madeira velha e morta de árvores decíduas, em galhos, cascas, em grupos grandes e pequenos, muitas vezes crescendo juntos. Os primeiros espécimes aparecem no meio do verão, e a frutificação ativa termina no final do outono.
O cogumelo é comestível ou não
O fungo fedorento não é um cogumelo comestível. Não é consumido nos alimentos, não apenas por causa de seu odor desagradável específico, mas também por causa da presença de toxinas nele. Não é fatalmente venenoso, mas pode causar intoxicações alimentares graves se ingerido.
Os principais sintomas de envenenamento são indigestão, vômito, náusea, diarreia, tontura, fraqueza.
Duplas e suas diferenças
Devido ao odor pútrido desagradável que o micromphale fedorento emite, é bastante difícil confundi-lo com qualquer fungo, e mais ainda com um comestível. Uma espécie semelhante é outro cogumelo da mesma família - sprigel não batateiro, no entanto, não tem esse cheiro e é de cor branca, e às vezes rosa claro.
O caule do ramo não nematoso é branco na parte superior e mais escuro na parte inferior. Possui numerosas pequenas protuberâncias ao longo de todo o seu comprimento, por isso parece que foi polvilhado com algo branco. Esta espécie, ao contrário do micromphale fedorento, não é tóxica, embora não seja comida.
Um pequeno vídeo sobre um dos representantes da família Negniychnik - prado sem fungo pode ser visto no link:
Conclusão
O fedorento incendiário é um dos muitos representantes do enorme reino dos cogumelos. Não é comum, não é comido e mesmo de tamanho pequeno, muitos amantes da caça silenciosa simplesmente não percebem. No entanto, todos esses cogumelos desempenham uma função muito importante - eles decompõem a madeira morta, limpando a floresta e promovendo o crescimento de outras plantas.