Contente
Wheeled Negniychnik (Marasmius rotula) é um corpo de fruta em miniatura da família Negniychnikov e do gênero Negniychnik. Foi descrito e classificado pela primeira vez pelo naturalista ítalo-austríaco Giovanni Scopoli em 1772 como um cogumelo de roda. Seus outros nomes:
- colar merulius, de 1796, W. Withering;
- colar micromphale, desde 1821, S. Gray;
- estame em forma de roda, desde 1887, N. Patuillard;
- chameceras em forma de roda, desde 1898, O. Kunze.
Qual é a aparência de uma panela de ferro em formato de roda?
Os corpos frutíferos são pequenos, mesmo na idade adulta. As pernas são finas e, em comparação com os gorros, são significativamente alongadas, filiformes.
Descrição do chapéu
Em cogumelos novos, as tampas parecem uma cabeça de parafuso com nervuras arredondadas. O meio é reto ou com uma pequena depressão em forma de funil, com um tubérculo marrom-avermelhado escuro. A partir da metade do diâmetro, a superfície desce quase em ângulo reto, em alguns casos as bordas são ligeiramente dobradas em direção ao caule. À medida que se desenvolve, o nonniex em forma de roda espalha a tampa, que se torna primeiro em forma de cúpula, depois em forma de guarda-chuva, e então se espalha, geralmente com as bordas abaixadas. O funil estreito no local de crescimento para o pedúnculo permanece e se aprofunda. O diâmetro varia de 0,3 a 1,4 cm.
A superfície é lisa e úmida como muco. Longitudinalmente ondulado ou mesmo tuberoso em mato. De cor branca como a neve ou amarelada cremosa, com um centro escuro. Às vezes com manchas marrons, quando seco torna-se castanho arenoso ou ocre claro. A borda é dentada sinuosa, segmentar, freqüentemente ondulada. A polpa é fina, frágil, com odor desagradável.
As placas do himenóforo são raras, por vezes sinuosas, a tampa do interior lembra muito as pétalas de uma flor ou um guarda-chuva preso a uma coleira de colário. A cor é semelhante à da tampa. O pó do esporo é branco.
Descrição da perna
O veículo com rodas tem uma perna longa. Fino, não mais de 1,8 mm, liso, oco por dentro. Frequentemente curvado, de 2 a 9 cm de comprimento, a cor é irregular, nos cogumelos jovens a cor é mais clara. Escuro na raiz: âmbar resinoso, marrom, dourado a chocolate e preto carvão, e branco prateado ou creme na tampa. Secando, a perna torna-se enrugada, dobrada longitudinalmente.
Onde e como cresce
O chiado cresce em madeira apodrecida, piso de floresta espesso, em madeiras mortas e em tocos velhos e podres. Ama lugares molhados. Prefere florestas decíduas ou mistas. É comum e onipresente, é um cogumelo cosmopolita.Área de distribuição - Europa, Ásia, América do Norte. Na Rússia, é mais comum na Sibéria e no norte do Cáucaso.
Ela cresce em grandes colônias, formando manchas em forma de estrela branca incrivelmente bonitas contra o pano de fundo da serapilheira marrom. O período de frutificação do micélio é de julho a outubro.
O cogumelo é comestível ou não
O não fungo com rodas é classificado como cogumelo não comestível devido ao seu odor desagradável e baixo valor nutritivo. Não há dados sobre sua toxicidade.
Duplas e suas diferenças
A palheta em forma de roda pode ser confundida com outros representantes de sua espécie.
Fungo do mel do queijo (Marasmius bulliardii). Não comestível devido ao seu tamanho diminuto. A cor e o formato da tampa coincidem totalmente, é branco como a neve no início, com a idade muda para ocre, creme ou rosado. A única diferença perceptível é que as placas do himenóforo não estão presas ao colar da perna, como na roda do nonnium.
Conclusão
O formato de roda de Negniychnik é um cogumelo em miniatura primorosamente frágil do gênero Negniychnikov. Habita resíduos decíduos e coníferos, pedaços de casca semi-apodrecida, tocos apodrecidos e troncos de árvores. Ama lugares saturados de umidade, ravinas, planícies. Encontrado em florestas decíduas e mistas, em todo o hemisfério norte. Na Rússia, pode ser visto com frequência principalmente no Cáucaso e nas florestas de taiga. Não comestível, a polpa tem um odor desagradável e pungente. Não há dados sobre sua toxicidade. Usado em laboratórios como identificador de certas substâncias. Tem contrapartes não comestíveis pertencentes à sua espécie.