Contente
É amplamente aceito que, se o cogumelo porcini ficar azul no corte, o espécime encontrado é um gêmeo venenoso. Isso é verdade apenas em parte, uma vez que a cor da polpa muda um grande número de espécies, tanto comestíveis quanto tóxicas. Para não pegar acidentalmente uma variedade perigosa, é recomendável estudar outros sinais distintivos de boleto falso.
Os cogumelos porcini ficam azuis no corte
Um cogumelo branco genuíno (Boletus edulis latino), também conhecido como boleto, nunca fica azul quando cortado. Isso é o que o distingue de muitas subespécies semelhantes a ele. No entanto, neste caso, eles são na maioria das vezes venenosos ou comestíveis condicionalmente. Por outro lado, há muitas exceções a essa regra, quando a carne do duplo adquire uma tonalidade azulada e até escurece, mas ainda é considerada própria para comida. Um exemplo notável disso é o volante da castanha (latim Boletus badius), que tem um sabor excelente.
Assim, o azul é uma marca registrada dos gêmeos falsos, mas está longe de ser um indicador da toxicidade dos corpos frutíferos encontrados.
Por que o cogumelo branco fica azul
Os colhedores de cogumelos inexperientes acreditam erroneamente que se um falso cogumelo porcini ficar azul no corte, isso indica a presença de toxinas em sua polpa. Mudanças na cor apenas indicam que suas fibras entraram em contato com o oxigênio e uma reação de oxidação começou. Este processo não afeta a palatabilidade do corpo frutífero.
Às vezes, a polpa torna-se azulada em 10-15 minutos; no entanto, em algumas variedades, as fibras mudam de cor em questão de segundos. Normalmente, o azul afeta qualquer parte do corpo da frutificação, mas também existem esses cogumelos porcini falsos que ficam azuis apenas sob a tampa.
Outros cogumelos parecidos com porcini que ficam azuis
Há um grande número de cogumelos semelhantes ao branco, mas sua polpa fica azul quando cortada. A mais perigosa entre essas espécies falsas é a satânica (latim Boletus satanas).
Distingue-se de um boleto genuíno por sua perna, que tem uma cor vermelha brilhante. Além disso, há um padrão de malha esbranquiçada nele. A dupla camada tubular é laranja. São esses sinais que indicam que o achado é uma dor venenosa, que em nenhum caso deve ser ingerida. 5 a 10 g da polpa desse duplo são suficientes para causar intoxicações graves em uma pessoa. Quando um grande número de corpos frutíferos é consumido, um resultado letal é possível.
Se os espécimes encontrados escureceram, podem ser cogumelos poloneses, eles também são cogumelos castanhos (Latim Boletus badius) - contrapartes comuns do boleto branco. É uma variedade comestível, ótima para ser comida frita, cozida, seca e em conserva. A parte superior da tampa é marrom ou marrom avermelhado. O himenóforo do cogumelo é amarelo-esverdeado, mas quando pressionado, torna-se azul, como a polpa branca, que escurece no corte. Após o tratamento térmico, o azul desaparece rapidamente.
Outra espécie que se parece com um boleto genuíno é um hematoma ou gyroporus azul (lat.Gyroporus cyanescens). Ele está listado no Livro Vermelho da Rússia, pois seu número diminuiu muito recentemente. A área de distribuição da equimose cobre florestas caducifólias e mistas, muito provavelmente esta espécie pode ser encontrada sob bétulas, castanheiros ou carvalhos.
Gyroporus era muito popular entre os colhedores de cogumelos - podia ser em conserva, fervido e frito.
Distingue-se de um boleto real por sua cor clara - o chapéu do hematoma é na maioria das vezes acinzentado ou cremoso.
Se o cogumelo porcini ficar preto no corte
Se o cogumelo branco encontrado ao ser cortado primeiro ficou azul e depois preto, é mais provável que seja um boleto vermelho (latim Leccinum aurantiacum). Ele difere de um boleto genuíno em uma cor mais saturada da tampa.
É uma variedade comestível de excelente palatabilidade.
Além disso, a carne da carpa, também chamada de boleto ou boleto cinza (lat.Leccinum carpini), também fica azul e depois escurece. Outro sinal pelo qual essa falsa espécie pode ser determinada é o enrugamento fracamente expresso em espécimes maduros. Os frutos velhos encolhem totalmente, ficando cobertos por sulcos profundos.
Da mesma forma que o boleto vermelho, a carpa pode ser comida, embora sua polpa fique azulada no corte.
Conclusão
Se o cogumelo branco ficar azul no corte, então o espécime encontrado é uma das espécies falsas. Por outro lado, isso não significa que o corpo do fruto do duplo seja venenoso - há um grande número de variedades comestíveis que mudam a cor da polpa no corte ou no ponto de impacto. Para determinar com certeza o valor de um achado, é necessário conhecer outros sinais externos distintivos de gêmeos venenosos. Isso inclui a cor do boné e das pernas, a presença de formações de malha em espécies falsas, cheiro, etc.
Além disso, como a perna de um falso cogumelo porcini fica azul, você pode descobrir no vídeo abaixo: