Contente
O porco branco de genciana tem vários nomes sinônimos: porco branco amargo, leucopaxilo de genciana. Um nome diferente para o fungo foi usado anteriormente - Leucopaxillus amarus.
Onde o porco branco genciana cresce
O fungo não está disseminado em todos os lugares: além da Rússia, cresce em pequenas quantidades na Europa Ocidental e na América do Norte. O habitat principal são as plantações decíduas, ricas em solo calcário.
O cogumelo pode crescer tanto em grupos como individualmente. O principal período de frutificação vai da última semana de junho ao início de setembro.
Qual a aparência de um porco branco de genciana?
A capa nos corpos de frutificação tem 4 a 12 cm de diâmetro. Em alguns exemplares, esse indicador é de 20 cm. Em espécimes jovens, a capa é hemisférica; à medida que amadurece, endireita: torna-se convexa ou plana-convexa Em alguns corpos frutíferos, é espalhado, com uma depressão no centro.
A cor muda dependendo da maturidade do fungo: os espécimes jovens são castanho-avermelhados, com escurecimento no meio.
As placas são estreitas, em formato descendente, frequentemente localizadas. São de cor branca ou cremosa. Alguns espécimes apresentam lâminas amareladas com manchas ou listras marrom-avermelhadas.
A polpa do leucopaxillus é de cor branco-amarelado, tem um aroma pulverulento pungente. Tem um gosto muito amargo.
O gêmeo do porco branco de genciana é uma fileira escamosa. O cogumelo é carnudo, a sua polpa é branca e densa, cheira a farináceo. O chapéu da fila tem de 4 a 8 cm de diâmetro, arredondado ou em forma de sino com bordas dobradas. Ela tem uma superfície fosca com escamas, de cor marrom-avermelhada com um centro avermelhado. A perna é cilíndrica, ligeiramente curvada.
O gêmeo é comestível, em algumas fontes é indicado como condicionalmente comestível ou não comestível. A inconsistência de informações está associada ao desconhecimento da espécie.
Tem uma semelhança externa com a genciana de porco branco e a fileira é marrom-esbranquiçada. Ela tem um gorro hemisférico ou convexo esticado com uma pele fibrosa, que racha com o tempo e cria o aspecto de escamas. Cor do marrom com um toque de castanha ao acastanhado. Existem espécimes mais leves. As placas são frequentes, brancas intercaladas com tonalidade marrom-avermelhada.
O cogumelo é condicionalmente comestível; requer imersão e fervura antes de ser usado. Em fontes estrangeiras, pertence à categoria de não comestíveis.
Ao contrário do porco branco de genciana, no duplo, a polpa sob a pele tem uma tonalidade marrom-avermelhada, de sabor não amargo.
É possível comer o porco branco de genciana
Os corpos frutíferos são classificados como não comestíveis, mas não venenosos. Não são comidos por causa do sabor: a polpa é muito amarga.
Conclusão
O porco branco de genciana é um cogumelo bonito, grande, mas não comestível. Ela cresce em plantações de coníferas. O período de frutificação vai de julho a setembro.