Porco branco tricolor: onde cresce e como fica

Nome:Porco branco tricolor
Nome latino:Leucopaxillus tricolor
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Clitocybe tricolor, Melanoleuca tricolor, Tricholoma tricolor
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Tricholomataceae (Tricholomaceae ou comum)
  • Gênero: Leucopaxillus (porco branco)
  • Espécie: Leucopaxillus tricolor

Porco branco tricolor ou Melanoleuca tricolor, Clitocybe tricolor, Tricholoma tricolor - os nomes de um representante da família Tricholomaceae. Ele está listado no Livro Vermelho do Território de Krasnoyarsk como uma espécie relíquia.

Onde cresce o porco branco tricolor

O porco branco tricolor é uma espécie rara que os cientistas atribuíram ao grupo de relíquias nemorais do período terciário. O fungo está à beira da extinção devido ao abate maciço de florestas negras, taiga e caducifólias. Em 2012, o leukopaxillus tricolor foi listado no Livro Vermelho como uma espécie em extinção do Território de Krasnoyarsk.

Na Rússia, a área de distribuição é dispersa, a espécie é encontrada em:

  • maciços perenes de pinheiros de Altai;
  • a zona de estepe florestal da margem direita do Volga;
  • a parte média da região de Angara;
  • intocada taiga Sayan.

Muito raramente visto na Europa Central e nas repúblicas bálticas. Casos isolados de corpos frutíferos encontrados na região de Penza e na península da Crimeia perto de Sebastopol. Esses são dados de expedições científicas. É quase impossível para um não micologista distinguir uma espécie rara de outros porcos brancos, mas após um exame mais detalhado, o cogumelo não se parece com nenhum representante da família.

Os cogumelos crescem com mais frequência sob as bétulas em pequenos grupos. No clima ameno das regiões do Sul, pode ser encontrada sob a faia ou o carvalho, em climas temperados sob os pinheiros. Frutificação de longo prazo - da primeira quinzena de julho a setembro. O fungo é um saprotrófico, localizado na serapilheira de folhagem em decomposição. Possivelmente aderido à bétula, formando simbiose micorrízica com o sistema radicular.

Como é o porco branco tricolor?

Uma das espécies muito grandes com um corpo frutífero espesso e carnudo. O diâmetro da tampa de um espécime maduro chega a 5 cm, número recorde no mundo dos cogumelos. A cor não é monótona, a superfície é tricolor, há zonas com cor castanha clara, ocre ou castanha.

As características externas do porco branco tricolor são as seguintes:

  1. No início do desenvolvimento, o gorro é convexo, arredondado, de forma regular com bordas claramente côncavas. Em seguida, eles se endireitam, formam ondas parcialmente curvas. O tamanho da parte superior do corpo de frutificação em espécimes adultos é de até 30 cm.
  2. A película protetora dos cogumelos jovens é fosca, lisa, com uma fina camada de feltro. Em seguida, escamas são formadas na superfície, firmemente pressionadas contra ela. A localização não é contínua, cada local é separado por sulcos quase imperceptíveis. Esta estrutura confere ao corpo de frutificação uma estrutura de mármore.
  3. A superfície da tampa no local da ruptura das escamas é branca, áreas de cores diferentes, portanto a cor não é monocromática, mais frequentemente tricolor.
  4. A camada inferior portadora de esporos da espécie é lamelar, placas de comprimentos diferentes. Ao longo da borda do gorro, os curtos se alternam com os grandes, chegando à perna com uma borda nítida e uniforme.
  5. A estrutura é aquosa, amassada, a cor é monótona, mais próxima do tom amarelo-bege, as bordas são com áreas escuras. As placas são uniformes, livres, largas - 1,5-2 cm, densamente dispostas.
  6. Os esporos são semelhantes a agulhas, grandes e de cor amarelada.
  7. O caule é central, curto em relação ao tamanho do gorro, cresce até 13 cm de comprimento. A forma próxima ao micélio é clavada, com 6 a 9 cm de espessura.Afunila até 4 cm de largura.
  8. A superfície é áspera, em alguns pontos finamente lascada. A cor é o branco, menos frequentemente igual às placas, monocromáticas. Na base, no espessamento, existe solo com fragmentos de micélio.
  9. A estrutura é fibrosa, densa, sólida.
Importante! Porco branco tricolor é caracterizado por um cheiro forte e desagradável de farinha e gosto insípido.

É possível comer um porco branco tricolor

O cogumelo é considerado comestível, mas há muito pouca informação sobre isso, fontes isoladas classificam o porco branco na quarta categoria em termos de valor nutricional. Esta seção também inclui cogumelos comestíveis condicionalmente. Na maioria dos livros de referência biológica, as informações sobre comestibilidade estão ausentes, bem como sobre toxicidade.

Um cheiro desagradável e pungente é alarmante, pode ser possível eliminá-lo durante o processamento, mas não é um fato. De uma forma ou de outra, o porco branco tricolor é tão raro que é quase impossível coletá-lo. Até mesmo os colhedores de cogumelos experientes ficarão assustados com o cheiro e a diferença de um grande corpo de frutificação com as espécies comuns familiares.

Conclusão

O cogumelo remanescente, o porco branco tricolor, foi adicionado ao Livro Vermelho como uma espécie ameaçada de extinção protegida por lei. Os fungos são encontrados em casos raros, a área de distribuição está espalhada das latitudes do sul às regiões temperadas. O húmus saprotrófico cresce com mais frequência sob as bétulas na serapilheira das folhas apodrecidas do final do verão ao início do outono. Pode ser encontrado sob os carvalhos, mas apenas em climas amenos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção