Contente
Volnushki são cogumelos do gênero Millechniki, a família Russula. Eles são classificados como cogumelos comestíveis condicionalmente que podem ser consumidos após processamento cuidadoso e competente. Os experientes colhedores de cogumelos consideram-nos uma iguaria: quando bem cozinhados, adquirem um sabor requintado. Eles são especialmente bons na forma salgada e em conserva.
Para quem está começando a se familiarizar com os meandros da "caça silenciosa", é importante não se enganar e não trazer um cogumelo venenoso da floresta. Muitos deles têm "duplos", também estão presentes neste tipo de leiteiros. Cogumelos de ondas falsas - são comestíveis ou venenosos, como reconhecê-los - mais sobre isso mais tarde.
Existem ondas falsas
Existem dois tipos de ondas - branca e rosa. Os novatos muitas vezes os confundem com outros membros da família Millechnik. Eles também crescem em bétula ou misturados com florestas de bétula, preferindo locais com alta umidade.
Quais cogumelos são chamados de "flores falsas"
As flores falsas são chamadas de vários tipos de ordenhadoras, que têm uma semelhança externa com ondas reais. Eles diferem no tamanho, na cor do gorro, no grau de sua pubescência, na gravidade dos círculos concêntricos nele. Os cogumelos de ondas falsas também crescem em pântanos e florestas decíduas. Não é incomum que variedades verdadeiras e semelhantes apareçam lado a lado, o que aumenta a possibilidade de erros.
Que cogumelos se parecem com ondas
Os volnushki costumam ser confundidos não só com leiteiros, mas também com outros representantes da família russula - cogumelos, cogumelos do leite. A maioria deles é comestível, mas cogumelos não comestíveis também são encontrados entre eles. Abaixo estão fotos e descrições de ondas falsas, bem como de cogumelos semelhantes a elas.
Cogumelos comestíveis que parecem uma onda
Essas ondas têm um complexo de sinais externos característicos que tornam mais fácil reconhecê-las entre cogumelos semelhantes. No entanto, os amantes inexperientes da caça silenciosa freqüentemente cometem erros ao coletar. Fotos e descrições de cogumelos que parecem ondas ajudarão a evitar isso.
Leitoso fraco ou mole (Lactarius vietus)
Um cogumelo frágil, aparentemente semelhante a uma onda, apenas na cor cinza. A tampa é em forma de funil, carnuda fina, 3-8 cm de diâmetro, cinza claro com um tom lilás. A perna do falso cogumelo é da mesma cor da tampa, até 8 cm de altura e 2 cm de largura A polpa branca e frágil tem um sabor forte e pungente. A seiva leitosa fica verde à medida que seca.
Gray Miller (Lactarius flexuosus)
Esta espécie também é conhecida como serushka. A tampa é convexa ou convexa estendida, com bordas onduladas e curvas. É de cor acastanhada ou cinza-rosada, com zonas anulares tênues na superfície. As placas são esparsas, espessas, creme ou amarelo claro, descendo ao longo do caule cilíndrico. A polpa é branca, com aroma pronunciado. A seiva leitosa é branca, a cor permanece inalterada no ar.
Lilac Miller (Lactarius lilacinus)
Cresce em florestas decíduas, principalmente sob amieiros. Possui uma tampa arredondada com uma depressão no meio e bordas finas caídas.O seu diâmetro não ultrapassa os 8 cm.A pele do gorro é seca, opaca, com orlas claras, de cor rosa-lilás, sem anéis concêntricos. As placas são finas, aderentes, amarelo-lilás. A polpa é branca ou rosa pálido, frágil, sem sabor ou cheiro pronunciado. Ela cresce apenas em setembro. A seiva leitosa é branca, pungente, não muda suas propriedades ao entrar em contato com o ar.
Leite Aspen (Lactarius controversus)
Um típico representante da família russula. Os corpos frutíferos são grandes, a tampa pode atingir 30 cm de diâmetro, tem formato de funil e é arredondada e fofa ou mesmo com bordas arredondadas. A superfície da tampa é leitosa, às vezes com manchas rosadas, fica pegajosa após a chuva. Pode ficar laranja claro com o tempo. A perna é densa, cilíndrica, da mesma cor do gorro. Cresce ao lado de choupo e choupo.
Violinista (Lactarius vellereus)
O cogumelo tem uma capa carnuda densa de 8-25 cm de diâmetro com bordas curvas ou onduladas abertas. A pele é coberta por um pêlo curto, na maioria das vezes de cor branca, mas pode adquirir uma tonalidade amarelada ou avermelhada. A polpa é branca, firme, quebradiça, de agradável aroma e sabor picante.
Leite amarelo (Lactarius scrobiculatus)
Parece um cogumelo amarelo chamado podskrebysh ou volvukha. O nome oficial é cogumelo de leite amarelo. A tampa é de cor amarela brilhante ou suja, estendida, em forma de funil e afundada no centro, com a borda voltada para baixo. Sua superfície pode ser pegajosa, lanosa ou lisa, com zonas concêntricas. A perna é curta, grossa, com manchas marrons. A polpa e o suco leitoso dessa falsa onda são brancos, mas ficam amarelos no corte.
Pão de mel (Lactarius deliciosus)
Os cogumelos, semelhantes a uma onda, apenas os vermelhos são os mais deliciosos representantes do género Millechniki. A cor das cápsulas do leite açafrão pode ser amarela, marrom-avermelhada, avermelhada ou laranja. A tampa brilhante, lisa e ligeiramente úmida tem círculos concêntricos. A polpa tem sabor agradável e leve aroma frutado, tornando-se azul esverdeada no corte. A seiva leitosa é colorida em vários tons de vermelho. Os Ryzhiks não precisam ser ensopados antes de cozinhar, pois têm um sabor agradável.
Cogumelos não comestíveis e venenosos que se parecem com uma onda
Entre as ondas falsas, também existem cogumelos não comestíveis. Não são venenosos, mas devido ao seu sabor fraco e ao cheiro pungente da polpa que não desaparece nem mesmo após a imersão, não são consumidos. Nenhum dos cogumelos que parecem ondas é venenoso. Fotos de cogumelos de ondas falsas não comestíveis o ajudarão a evitar erros durante a coleta.
Leitoso espinhoso (Lactarius spinosulus)
Este cogumelo é raro e cresce em agosto-outubro. A tampa é plana-convexa, com uma pequena depressão no meio. Sua superfície é fosca, seca, escamosa, de cor rosa-avermelhada com zonas anulares escuras. As placas são finas, primeiro amarelas, depois amareladas. A perna é redonda, oca por dentro, seca e lisa. A polpa é lilás, quebradiça, fina. O suco leitoso branco, em contato com o ar, torna-se verde.
Leitoso pegajoso (Lactarius blennius)
O cogumelo recebeu este nome devido à superfície pegajosa da tampa. Possui uma borda ligeiramente pubescente dobrada para baixo. A cor do corpo da frutificação varia do acinzentado ao verde sujo. Os anéis concêntricos são diferenciados na pele. A perna é um pouco mais leve que o gorro, mas também tem uma superfície pegajosa. Em espécimes jovens, é completado, com a idade, torna-se oco. A polpa branca e quebradiça tem um sabor picante e apimentado e torna-se cinzenta quando cortada. A seiva leitosa é branca, tornando-se verde-oliva quando seca.
Liver Miller (Lactarius hepaticus)
Nas florestas de pinheiros, existe um cogumelo que se parece com uma volushka, apenas de cor marrom - a erva-leiteira hepática. Possui um capô liso marrom-oliva. As placas são finas, frequentes, rosadas ou acastanhadas.A perna é reta, da mesma cor do gorro ou ligeiramente mais clara. Fígado Miller é caracterizado por polpa quebradiça, extremamente picante, cremosa ou marrom.
Como distinguir o volnushki de outros cogumelos
Para distinguir um cogumelo real de gêmeos, é necessário conhecer os sinais característicos, graças aos quais eles não podem ser confundidos.
A flor rosa tem:
- uma tampa que é convexa no início, e depois plana com uma depressão e uma borda voltada para baixo;
- os pelos grossos e grossos na tampa estão dispostos em círculos concêntricos;
- a superfície da perna está coberta de penugem;
- a pele é ligeiramente viscosa e escurece ao toque.
A variedade branca difere da rosa em seu tamanho menor. Suas características distintivas:
- tampa densamente pubescente, anéis concêntricos ausentes;
- a perna pode ter uma superfície lisa ou ligeiramente felpuda;
Um traço que une os dois tipos de ondas reais: a polpa branca e o suco leitoso não mudam de cor ao entrar em contato com o ar. As fotos e descrições acima mostrarão como distinguir ondas falsas de ondas reais.
Como distinguir um cogumelo venenoso de um cogumelo venenoso
O cogumelo venenoso pálido é um cogumelo muito tóxico. Comê-lo na comida é fatal, por isso é muito importante ser capaz de reconhecê-lo com precisão. Sinais externos típicos de um cogumelo:
- a tampa do cogumelo tem uma forma achatada ou em forma de sino;
- as placas sob a tampa são brancas, às vezes com um tom esverdeado;
- a perna do cogumelo é fina e longa;
- a perna do cogumelo venenoso pálido cresce a partir de um volva - uma formação especial na raiz, semelhante a um ovo;
- sob a tampa do cogumelo venenoso há um anel - uma espécie de "saia", mas com o tempo pode desabar e desaparecer;
- o cogumelo está completamente ausente da floresta, cheiro de cogumelo;
- o cogumelo não escurece quando quebrado;
- o corpo frutífero do cogumelo não é danificado por insetos parasitas.
Nem os verdadeiros representantes da espécie nem os falsos possuem essas características.
Conclusão
Os cogumelos de ondas falsas são divididos em comestíveis e não comestíveis. Com uma preparação habilidosa, todos eles podem ser comidos sem medo de ficarem com uma intoxicação alimentar. Indo para a floresta, você precisa seguir a regra de ouro dos colhedores de cogumelos: se você não tem certeza sobre a comestibilidade do cogumelo, é melhor jogá-lo fora. Se parece que o cogumelo se parece com uma onda, mas após um exame mais atento fica claro que é tubular, podemos dizer com certeza que não pertence a ondas falsas ou reais, e também não pertence à família Russoles e o gênero Millechniki.