Contente
Apanhadores de cogumelos experientes sabem que é preciso limpar as ondas e prepará-las para o beneficiamento de uma forma especial. São cogumelos de outono que podem ser encontrados em florestas mistas de coníferas e bétulas até o final de outubro. Nos países europeus, esse cogumelo é considerado comestível condicionalmente, pois ao ser cortado, é liberado um suco espesso e oleoso, de sabor amargo e picante. No entanto, com o processamento adequado, você pode se livrar completamente do sabor amargo.
Eu preciso limpar as ondas
Como todos os outros cogumelos, é claro que é necessário limpar as ondas coletadas na floresta, porque nelas ficam pedaços de terra, agulhas e grama. Uma vez que esta espécie é condicionalmente comestível, não é suficiente simplesmente descascar os cogumelos da sujeira aderida, eles requerem um processamento especial antes de serem salgados ou decapados. O suco leitoso e picante saliente no local do corte pode estragar o sabor do prato acabado e até mesmo causar intoxicação alimentar. Portanto, esses cogumelos, embora pertençam à família Syroezhkovy, não devem ser comidos crus.
Prazo de validade das ondas após a coleta
Ondas recém-colhidas são um produto perecível, por isso é importante não atrasar sua limpeza e processamento:
- se as ondas forem coletadas em tempo chuvoso, elas devem ser processadas imediatamente após a chegada em casa;
- cogumelos frescos com casca são facilmente armazenados por 6 horas em temperatura ambiente;
- a fim de aumentar a vida útil dos cogumelos colhidos, eles são dispostos em uma camada, em local fresco e escuro, para que, se possível, não entrem em contato uns com os outros. Isso manterá o produto não refinado por até 15-18 horas.
Ondas já limpas e lavadas podem ser armazenadas na geladeira por 3 dias. Nesse caso, é melhor colocá-los em uma peneira ou peneira para que tenham acesso ao ar.
Como limpar as ondas após a colheita
Você deve limpar os cogumelos colhidos na floresta imediatamente no local. O cogumelo cortado, antes de ser enviado para o descanso, livra-se da grama e das folhas aderidas para evitar processos de apodrecimento. Normalmente, o lixo da floresta é simplesmente removido à mão, nenhuma ferramenta especial é necessária para isso. Se você negligenciar esta regra, a vida útil do produto é significativamente reduzida.
Além disso, ao chegar em casa, os cogumelos precisam ser processados. Eles são classificados por tamanho, estragados e vermes são jogados fora. Em seguida, são lavados em água fria e com uma faca ou escova dura (pode-se levar uma escova de dente) para remover a sujeira aderida. A película na tampa é fina e geralmente não é removida, mas a perna é dura e áspera, então 2/3 de seu comprimento são cortados.
Como limpar as ondas antes de salgar
Os cogumelos jovens são usados para a salga, uma vez que têm um sabor menos amargo. É necessário limpar adequadamente as ondas antes de salgar, observando as seguintes regras:
- os cogumelos são limpos do lixo da floresta, colocados em uma peneira e lavados em água corrente;
- classificar e separar o branco do rosa - é aconselhável salgar separadamente;
- embebido em água fria durante 3-4 horas, após o que a sujidade da tampa felpuda é removida com uma escova.
Depois disso, os cogumelos descascados devem ser processados de forma especial para retirar o sabor específico.Para isso, são embebidos em água fria durante 3 dias, trocando-a a cada 4-5 horas. Além disso, esse processo torna a polpa quebradiça mais densa.
Eu preciso limpar as franjas das ondas
Os cogumelos comuns eliminam as cascas ásperas da tampa antes de cozinhar, fazer decapagem ou decapagem. Porém, não é necessário limpar a casca das ondas, pois é muito fina e nada dura. E a franja na tampa é a marca registrada desses cogumelos. Remover ou não depende apenas de preferências estéticas: muitos apreciam estes cogumelos não apenas pelo seu sabor, mas também pela sua aparência extravagante.
Como processar as ondas após a colheita para que não fiquem com gosto amargo
Para neutralizar o sabor picante do suco venenoso, é necessário um processamento adicional das ondas após a limpeza - imersão ou fervura.
Os cogumelos são embebidos em água com sal durante 2-3 dias, após os quais são submetidos a processamento posterior. Este método é usado se houver muitos deles.
Para se livrar da amargura, ferva as ondas várias vezes por 15-20 minutos, drenando a água e substituindo-a por água limpa. O número de furúnculos depende do tamanho e da idade do cogumelo: os pequenos e os jovens requerem menos tempo de cozedura. Você pode sentir o gosto da água no processo, se o amargor desaparecer, então você cozinha o suficiente. Este método permite que você processe cogumelos e elimine o sabor picante mais rápido do que durante a imersão, e é usado com uma pequena quantidade deles.
Como enxaguar as ondas e prepará-las para salga e processamento
As ondas devem ser lavadas com bastante água corrente para se livrar completamente da areia e dos grumos de solo aderentes. Estes cogumelos preferem solos arenosos e são lamelares, por isso devem ser bem lavados, caso contrário aparecerão grãos de areia no produto acabado.
Depois que os cogumelos são lavados, eles devem ser processados novamente. São classificadas, as áreas deterioradas são cortadas e lavadas novamente, após o que são colocadas em uma peneira. Os grandes são cortados em várias partes, após o que são embebidos ou fervidos.
Para salga ou decapagem, o método de imersão é freqüentemente usado, pois isso tornará a estrutura da polpa mais densa. Se o produto for para fritar, é aconselhável primeiro ferver e depois fritar.
Abaixo está um vídeo sobre como limpar as ondas e prepará-las para a salga.
Conclusão
É muito fácil limpar as ondas e este processo não demora muito, pois os cogumelos crescem em solo arenoso e seco. É importante processá-lo adequadamente antes de salgar ou decapar - isso permite que você se livre completamente do sabor amargo. E como as ondas são incrivelmente saborosas, o esforço se justifica plenamente. Portanto, conhecendo as regras de processamento desses cogumelos, você não deve ter medo de sua toxicidade imaginária e ousadamente coletá-los na floresta.