Contente
As ondas crescem nas florestas da Rússia. Eles podem ser encontrados em grandes grupos perto de bétulas. Os catadores de cogumelos coletam suas variedades rosa e branca. Eles são classificados como cogumelos comestíveis condicionalmente e são amplamente usados para decapagem e decapagem.
Quando e como as ondas crescem
Volnushki pertence ao gênero Millechnikov e à família Syroezhkovy. Esta variedade no território da Rússia é classificada como comestível condicionalmente. É consumido após o pré-tratamento. Antes de cozinhar, os cogumelos devem ser fervidos ou mergulhados em água. Em alguns países, esses cogumelos são classificados como venenosos.
As ondas aparecem muito tarde e você pode coletá-las antes da primeira geada. O primeiro pico de aparecimento desses cogumelos ocorre na segunda quinzena de julho. O segundo surto de crescimento vem sendo observado desde o final de agosto. Sua frutificação completa ocorre em setembro. Em climas ensolarados e quentes, típicos do "verão indiano", os representantes desta espécie são encontrados ainda em outubro.
Os representantes da família Syroezhkovy crescem em grupos de 5 a 8 peças. Você também pode encontrar famílias inteiras de várias dezenas de cópias. Eles dão bons frutos, mesmo em anos com colheitas ruins de cogumelos.
Foto de cogumelos durante diferentes estágios de crescimento.
Quantos dias a onda cresce
Os cogumelos ondulados crescem com relativa rapidez. Três fatores têm influência decisiva na taxa de crescimento de seu corpo frutífero:
- A umidade ideal do ar para cogumelos na camada superficial deve ser de pelo menos 50 - 60%.
- A temperatura do ar necessária para o desenvolvimento ativo do corpo de frutificação é 18 - 27 0С. Se exceder 30 - 35 0С, então sua cultura é oprimida.
- As ondas precisam de uma boa iluminação.
Se depois da chuva o tempo estiver ensolarado, mas não quente, a onda na floresta atinge o tamanho médio em pouco tempo (3 a 4 dias). Sua tampa atinge 4 - 6 cm de diâmetro, e em alguns espécimes - 15 cm.
Onde os cogumelos crescem
As ondas crescem em toda a Federação Russa. De acordo com as avaliações dos catadores de cogumelos, há especialmente muitos deles:
- na parte central da Rússia;
- no norte da região da Rússia Central;
- nas florestas de Yakutia e Transbaikalia;
- na região de Kaliningrado;
- em florestas perto de lagos ao longo do trato de Chelyabinsk (regiões de Sverdlovsk e Chelyabinsk).
Em que as florestas crescem cogumelos
Esses fungos formam uma simbiose principalmente com a bétula. As ondas crescem nas florestas onde essas árvores são encontradas:
- bosques de bétulas e florestas de bétulas;
- florestas decíduas com populações de bétulas;
- florestas mistas leves de coníferas e bétulas com solo montanhoso coberto de grama;
- antigos campos de fazendas coletivas cobertos de bétulas jovens.
Em florestas mistas, esses cogumelos são encontrados ao lado de cogumelos e cogumelos aspen. Ondas rosa podem ser encontradas na parte norte sob bétulas velhas. Eles ainda são encontrados em florestas de limão e vassouras.Ondas brancas são amantes da luz, muitas vezes são encontradas sob bétulas jovens na entrada de uma plantação de floresta, onde não há matagais densos. Eles também podem crescer em parques e praças da cidade.
Quais ondas podem ser coletadas
Você pode coletar dois tipos de ondas: rosa e branca. Em termos de valor nutricional, pertencem à segunda categoria de cogumelos. Seus corpos frutíferos jovens têm uma polpa bastante densa, mantêm sua forma bem após a colheita e resistem ao transporte. Os mais apreciados são os chamados "cachos" - ondas cujo diâmetro da tampa não é superior a 3-4 cm.
Freqüentemente, esses corpos frutíferos podem ser confundidos com cogumelos e porcos. Mas os cogumelos são maiores, sempre têm gorros lisos de laranja com círculos menos claros, seu suco é cor de cenoura, o local do corte é oxidado e fica com uma tonalidade azulada.
Os porcos têm um formato diferente, menos convexo, dos gorros, não há vilosidades. Os corpos dos frutos são de cor marrom ou amarela.
Ondas brancas
O nome popular da onda branca é branco. O fungo se distingue pela cor branca do corpo frutífero. Na aparência, tem algumas semelhanças com a variedade rosa, mas é caracterizado por tamanhos menores:
- O chapéu com diâmetro não superior a 10 - 12 cm é branco-fulvo e parece sujo. Sua tonalidade, dependendo do local de crescimento, pode variar ligeiramente: ser mais clara ou mais escura. A superfície convexa é coberta por vilosidades formando zonas concêntricas. Devido às vilosidades pálidas ou amareladas, os círculos na tampa não são tão claros como na variedade rosa. No centro da tampa existe uma depressão arredondada amarela. Com a idade, torna-se em forma de funil.
- Polpa. A densa polpa branca, quando quebrada e prensada, libera um líquido leitoso com um leve cheiro de gerânio. O suco não oxida com o ar e não muda de cor. Em clima úmido, a carne pode se tornar viscosa.
- Pratos. As lâminas são aderentes, estreitas e descendentes. Eles são freqüentemente localizados e coloridos no mesmo tom da tampa - esbranquiçado ou fulvo.
- Perna. A perna branca tem 3 a 4 cm de altura e tem a forma de um cilindro. Na grama densa, pode crescer até 8 cm. Em um cogumelo jovem, é denso, mas torna-se quebradiço com a idade. Normalmente, a superfície da perna é lisa, mas pode apresentar pequenas vilosidades.
- O pó do esporo é esbranquiçado e amarelado.
O duplo não comestível da mulher branca é o pegajoso lactário. Ele tem um boné verde acinzentado com manchas mais escuras. A perna é mais leve que o boné e é pegajosa ao toque. A polpa é branca e inodora, mas tem um sabor muito picante. A seiva da quebra é oxidada, adquirindo uma coloração verde.
Ondas rosa
Os nomes sinônimos desse cogumelo são Volzhanka, Volzhanka, Rubella, Caldo, Krasul, Volvianitsa.
A onda tem uma aparência reconhecível:
- O diâmetro da tampa de tal cogumelo é de 5 a 10 cm. Existem espécimes grandes, de até 15 cm de tamanho. Zonas concêntricas escuras que lembram círculos na água são claramente visíveis na superfície rosa-avermelhada. Eles são formados por vilosidades grossas. Com a idade, os círculos perdem a clareza. A forma da tampa de um cogumelo jovem é convexa. Gradualmente torna-se plano, com uma ligeira depressão no centro e bordas inclinadas.
- Polpa. O corpo do fruto do Volzhanka tem polpa branca ou leitosa. É quebradiço, friável, tem um leve aroma resinoso e raramente é danificado por vermes. No intervalo, um suco leve turvo com sabor amargo é liberado. Quando em conserva, a carne fica cinza claro.Importante! Se processado incorretamente ou por um curto período de tempo, o suco de uma volushka pode causar indigestão.
- Pratos. Um cogumelo jovem tem placas rosadas, finas, freqüentes e aderentes. Com o tempo, tornam-se amarelos ou adquirem tons de ocre e se estendem em forma de cone em direção à base do caule.
- Perna. O caule rosa claro do corpo da frutificação tem uma forma cilíndrica. Nos cogumelos jovens, é sólido, depois torna-se oco por dentro.O tamanho da perna é médio: seu comprimento é de 3-6 cm, sua espessura é de cerca de 2 cm.
- Esporo em pó de cor branca ou creme.
Na foto você pode ver como as ondas rosa crescem:
Os colhedores de cogumelos inexperientes podem confundir uma onda com um leitoso espinhoso. Este cogumelo é considerado não comestível. Sua capa não apresenta borda pubescente. Pode haver pequenas escamas vermelhas nele. A polpa é branca ou amarela escura, inodora e com sabor muito picante. A cor da polpa e do suco no corte muda de branco para verde, às vezes preto-esverdeado.
Regras de coleta de ondas
Ondas e brancos são coletados por arrancamento ou corte. O método de coleta não afeta o estado do micélio. Você não deve mexer muito no chão da floresta em busca de uma onda. Portanto, é possível interromper o micélio e danificar os embriões dos corpos frutíferos. Os cogumelos que não são colhidos não podem ser destruídos. Eles desempenham uma importante função ecológica na floresta.
O local de corte ou demolição de cogumelos é examinado. Se houver buracos de minhoca, o corpo da frutificação é cortado e as áreas afetadas são removidas. É conveniente colocar as ondas coletadas em cestos de vime ou lubyanka, cujo fundo é coberto com papel. Eles, sem compactação, são assentados com placas para que a areia não se acumule entre as dobras.
Na revisão do vídeo, os recursos de coleta de ondas são apresentados em detalhes.
Regras de armazenamento
O cogumelo Volushka é um produto perecível, portanto, você deve seguir algumas regras para seu armazenamento:
- Os corpos frutíferos são imediatamente limpos de detritos florestais, que podem provocar apodrecimento.
- Ondas molhadas coletadas na chuva são processadas imediatamente após virem da floresta.
- Cogumelos recém-colhidos podem ser armazenados em temperatura ambiente por no máximo 6 horas.
- Se não for possível descascar imediatamente os cogumelos, coloque-os num local fresco, sem os lavar, para que não se toquem. Desta forma, a vida útil pode ser aumentada para 15 a 18 horas.
- Na geladeira, as claras descascadas e as ondas são armazenadas por no máximo 3 dias.
Conclusão
As ondas crescem nas famílias de bétulas, florestas decíduas e mistas de coníferas-bétulas. Você deve procurar ondas rosa nas bordas norte sob bétulas velhas. Branco - pode ser encontrado sob uma bétula jovem em partes não espessadas das plantações. É melhor procurar esses cogumelos no 3º ao 4º dia após a chuva. As regras para coletar e armazenar ondas frescas são padrão, como para todos os tipos de cogumelos.