Valuí: onde cresce o cogumelo, como é, dá para comer

Nome:Valuy
Nome latino:Russula foetens
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Russula fétida, Goby, Svinur, Kulbik, Snotty, Cam
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Placas: aderente
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Incertae sedis (indefinido)
  • Pedido: Russulales
  • Família: Russulaceae (Russula)
  • Gênero: Russula (Russula)
  • Espécie: Russula foetens (Valui)

Valui (lat.Russula foetens) é um cogumelo da família russula bastante comum na Rússia. Nas pessoas comuns, também é chamado de touro, svur, kulbik, estábulo, cogumelo chorão. Alguns dos nomes são explicados pelo cheiro bastante desagradável e pungente de valor, e o outro - pelo fato de que seu chapéu é pegajoso ao toque.

Onde o Valui cresce

O habitat do Valuí é bastante extenso - é encontrado em grandes quantidades na Eurásia e na América do Norte. Na Rússia, os locais de maior distribuição estão na Sibéria Ocidental, no Extremo Oriente e no Cáucaso.

O Valuí está presente em todos os tipos de florestas. Isso é explicado pelo fato de que pode formar micorriza com árvores coníferas e decíduas, mas na maioria das vezes o fungo ocorre sob bétulas. Além disso, esta espécie pode ser encontrada em locais sombreados e pantanosos, pois adora umidade.

O cogumelo geralmente dá frutos em grupos, mas também são encontrados exemplares únicos.

Como é o Valui

O topo de um corpo de frutificação maduro pode atingir 7-15 cm de diâmetro e 3-5 cm de altura. Ele é pintado em tons de marrom claro. Uma característica é a presença de um pequeno orifício bem no centro da tampa. A superfície do cogumelo é muito escorregadia e pegajosa ao toque. Apesar de nos espécimes adultos a tampa ser bastante plana, no jovem Valuev parece mais um ovo, que se abre gradualmente. Listras radiais são claramente visíveis ao longo da borda da tampa.

As placas do himenóforo são longas, geralmente localizadas. São de cor creme, por vezes esbranquiçado. Um líquido translúcido amarelado é liberado deles, o que deixa manchas amareladas-ocre no caule. Eles escurecem com o tempo.

A perna tem uma aparência bastante poderosa. Em altura, atinge em média 6-12 cm, enquanto o diâmetro da perna pode ser de 3-4 cm. No formato, assemelha-se a um barril. A perna é bastante densa em estrutura, mas também existem espécimes ocos. Nas pessoas de valor antigo, eles se soltam, pois um espaço vazio de forma irregular se forma dentro deles. A base da perna fica manchada com o tempo.

A polpa é bastante quebradiça, frágil. No corte, apresenta uma cor branca, mas escurece rapidamente e adquire uma tonalidade acastanhada. A polpa crua tem um gosto muito amargo e picante, e o cheiro também é desagradável. Nos comentários, nota-se que lembra um pouco o aroma de óleo estragado.

É possível comer o Cogumelo Valui

Valuí é classificado como cogumelo comestível condicionalmente. Isso significa que só pode ser consumido após o processamento culinário - para isso, a safra colhida fica de molho ou fervida por muito tempo. Também é necessário retirar a casca dos corpos frutíferos, pois é muito amarga.

Gosto de cogumelo

O sabor do cogumelo está ao nível do terceiro grupo. Sem processamento adicional, o gosto é extremamente desagradável, razão pela qual o valor geralmente é salgado e em conserva. Também na Rússia são pratos populares de valor frito e guisado, pré-embebido.O sabor agradável destes cogumelos é especialmente notado na forma de snacks salgados que podem ser preparados frios ou quentes. Além disso, para dar notas adicionais aos valores, os blanks são temperados com marinada com especiarias.

Conselho! É melhor usar cogumelos jovens para a colheita. Sua polpa é muito mais macia do que a dos Valuevs maduros e velhos.

Benefícios e danos ao corpo

Valui tem muitas propriedades benéficas, o que o tornou muito popular na medicina tradicional, especialmente na China. Na Rússia, o cogumelo não é usado para fins medicinais, mas seus benefícios são óbvios. Corpos de fruta adequadamente processados ​​podem ter os seguintes efeitos no corpo humano:

  • remove toxinas e toxinas, sendo um poderoso antioxidante;
  • estabilizar a obra do coração;
  • níveis mais baixos de açúcar no sangue;
  • normalizar o metabolismo;
  • fortalecer a imunidade;
  • promover a remoção de metais pesados ​​do corpo.

Claro, tudo isso só é verdade com o uso moderado de pratos Valuí na alimentação. Além disso, essa espécie é rica em proteínas, que estão envolvidas na formação de novas células. A composição vitamínica dos corpos frutíferos também é bastante extensa.

Importante! As pesquisas sobre as propriedades do Valuí continuam até hoje, mas os cientistas já identificaram as propriedades anticancerígenas da polpa desse cogumelo. Ele contém grandes quantidades de ergotioneína, que é capaz de inibir o crescimento de tumores malignos.

Apesar dos benefícios óbvios desse cogumelo para o corpo humano, ele também tem uma série de contra-indicações. Esses frutos da floresta não devem ser consumidos de nenhuma forma:

  • crianças menores de sete anos;
  • mulheres grávidas e lactantes;
  • pessoas com doenças do trato gastrointestinal;
  • com intolerância individual aos componentes contidos nos cogumelos;
  • pessoas com doenças hepáticas e renais.

Além disso, não devem ser comidos produtos frescos. Sem tratamento adicional, eles causam intoxicação grave, que é determinada pelos seguintes critérios:

  • náusea;
  • sede;
  • vômito;
  • respiração difícil;
  • perturbação do trato gastrointestinal;
  • forte dor no abdômen.

Se esses sintomas de envenenamento aparecerem, você deve chamar imediatamente uma ambulância. Antes de sua chegada, a vítima é vomitada artificialmente e o estômago é lavado.

Importante! Você não pode colher cogumelos ao longo de rodovias e nas proximidades de empresas industriais. Sua polpa absorve rapidamente os gases do escapamento, metais pesados ​​e outras toxinas.

Falsas duplas

Valuí tem alguns parentes que podem causar graves intoxicações alimentares. Antes de entrar na floresta, é importante se familiarizar com a descrição dessas falsas espécies para não prejudicar sua saúde.

A dupla mais perigosa de Valuy - Hebeloma pegajoso (Latim Hebeloma crustuliniforme) ou valor falso. Nas pessoas comuns, essa espécie é chamada de cogumelo do rábano.

Uma característica distintiva do gebeloma é um odor pungente e desagradável, que lembra o rábano. Além disso, este cogumelo distingue-se das variedades comestíveis pelo facto de nunca apresentar vermes. Isso é explicado pelo alto teor de um suco leitoso bastante cáustico em seu corpo de frutificação.

Importante! Os primeiros sinais de envenenamento com falso valay aparecem 15-20 minutos após a ingestão do cogumelo. Os sintomas incluem sede intensa, vômitos e falta de ar.

Amêndoa russula (lat. Russula laurocerasi) ou cereja laurel russula também é muito semelhante ao Valui, no entanto, são fáceis de distinguir pelo cheiro - o aroma desta espécie exala notas fortes de amêndoas amargas. Em geral, a amêndoa russula é ligeiramente menor e mais graciosa do que o valor.

O cogumelo é classificado como comestível, ao contrário dos valiosos. O sabor deste tipo é mais plenamente revelado durante o tratamento térmico, mas pode ser comido cru.

Porão (lat.Russula subfoetens) é praticamente indistinguível de valioso. Eles só podem ser determinados pela aplicação de hidróxido de potássio (KOH) nos caules dos cogumelos - no porão, a polpa deve ser colorida, enquanto a cor do corpo do fruto do Valui permanecerá inalterada.Por outro lado, não é assustador se enganar nesses tipos, já que seu sabor não é muito diferente um do outro.

Da mesma forma que o verdadeiro valui, o porão se refere aos cogumelos comestíveis condicionalmente.

Outro duplo comum do Valuí é Russula Morse (lat.Russula illota). Esta espécie também se distingue do valor real pelo cheiro - russula tem um aroma de amêndoa, que seu parente não tem.

O cogumelo pode ser comido, pertence à categoria comestível.

Regras de coleta

Esta espécie é colhida de julho a setembro, às vezes a temporada de colheita se estende até meados de outubro, se o ano estiver quente. Ao mesmo tempo, recomenda-se seguir as regras básicas para colher cogumelos:

  1. Eles vão para a floresta pela manhã, quando o nível de umidade ainda é alto o suficiente. Nessas condições, os corpos de frutos colhidos permanecem frescos por mais tempo.
  2. Tal como acontece com outros cogumelos, o Valuí não deve ser arrancado da terra. O fungo é removido do solo torcendo suavemente o caule ou cortando-o cuidadosamente do solo. Essa precisão é necessária então para manter o micélio intacto - para que ele possa trazer a colheita no próximo ano. Se os cogumelos forem colhidos, ela morrerá.
  3. Durante a colheita, você deve se concentrar nos cogumelos jovens. Valores velhos e muito maduros não diferem no bom gosto, portanto, espécimes com chapéus, cujo tamanho não excede 5 a 6 cm, geralmente são coletados.
Conselho! Para evitar que os cogumelos comecem a deteriorar-se, é preferível colocá-los num cesto com fendas frequentes, onde circule livremente o ar. É impossível colher em sacos plásticos - os cogumelos vão se inflamar e se deteriorar rapidamente.

Usar

A polpa Valuy tem um sabor bastante desagradável quando crua. Tanto que no Ocidente o cogumelo é considerado não comestível. Na Rússia, são feitas preparações salgadas para o inverno, que são deixadas de molho por muito tempo antes disso para remover o amargor do corpo do fruto. O caviar de cogumelo Valuy é muito popular na Ucrânia e na Bielo-Rússia.

Em geral, o processo de preparação do valui é assim:

  1. Em primeiro lugar, os corpos frutíferos são cuidadosamente lavados do solo, folhas e outros detritos, após o que a casca amarga é cuidadosamente removida deles.
  2. O próximo passo é embeber os cogumelos. Isso é necessário para remover odores desagradáveis ​​e amargor. Demora em média 2-4 dias para ficar de molho, usando água fria. O líquido é trocado duas vezes ao dia para que os cogumelos não azedem.
  3. O procedimento de imersão pode ser substituído pelo cozimento - o tratamento térmico pode reduzir significativamente o tempo de preparação da safra para a salga. Para fazer isso, os corpos de fruta lavados são dobrados em uma panela e despejados em cima com água. Os cogumelos são fervidos por pelo menos 40 minutos, após os quais podem ser usados ​​para a colheita de inverno.

Esta espécie é inadequada para a secagem, pois sua polpa é muito amarga. Também não é recomendado usar pernas para espaços em branco, geralmente apenas gorros são selecionados.

Importante! Em nenhum caso o Valui deve ser consumido cru. Essa proibição é explicada não apenas por um sabor desagradável, mas também pelo alto teor de suco leitoso cáustico na polpa do cogumelo. Em grandes quantidades, representa um sério perigo para a saúde humana.

Conclusão

O Valuí é um cogumelo bastante difícil de preparar, mas os seus esboços são excelentes. Ao mesmo tempo, ainda não é recomendado comer de valor para crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças do trato gastrointestinal, pois o menor erro na culinária pode prejudicar a saúde. A imersão insuficiente do cogumelo não apresenta problemas sérios, mas pode ocorrer uma pequena intoxicação alimentar.

Você pode aprender mais sobre como coletar valor com o vídeo abaixo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção