Contente
Os cogumelos besouro do estrume, ou koprinus, são conhecidos há três séculos. Durante esse tempo, eles foram identificados como um gênero separado, mas os pesquisadores ainda estão revisando suas conclusões sobre sua comestibilidade. Das 25 espécies, as mais populares são o besouro de esterco comum, cinza e branco.
Recolhidos em tenra idade, são comestíveis, podem ser benéficos e, quando bem cozinhados, são uma iguaria. Será útil estudar as propriedades e características de cada espécie antes de usá-la como alimento ou medicamento.
Onde cresce o besouro de esterco comum
Os locais de cultivo dos cogumelos correspondem ao nome de seu gênero, uma vez que esses representantes amam solos bem adubados, ricos em húmus, matéria orgânica.
Eles são comuns na zona temperada do hemisfério norte. Com frequência, eles podem ser encontrados após chuvas quentes em hortas, campos, ao longo de estradas, montes de lixo, grama baixa ou lixo da floresta. Os escaravelhos comuns crescem na maioria das vezes um de cada vez ou em pequenos grupos. A temporada começa em maio e termina com o início das geadas em outubro.
Qual é a aparência do besouro de esterco comum?
Se você olhar para a foto, o besouro de esterco comum tem uma aparência muito diferente de seus parentes.
Sua tampa cinza com uma coroa marrom de até 3 cm de diâmetro, elíptica ou em forma de sino, com uma flor de feltro branco. Nunca se desdobra ou achata totalmente. Suas bordas são irregulares, rasgadas pelo tempo, racham, tornam-se escuras. As placas abaixo da tampa estão localizadas livremente, muitas vezes. Sua cor muda gradualmente de branco-cinza para amarelo e, posteriormente, para preto.
O caule fibroso branco tem até 8 cm de altura e cerca de 5 mm de diâmetro. É cilíndrico, oco por dentro, expandido em direção à base.
A polpa do cogumelo é tenra, frágil, sem sabor e cheiro especiais, no início é leve, depois torna-se cinza, e após a autólise (auto-decomposição) escurece e se espalha.
Pó de esporo negro.
É possível comer besouro de esterco comum
Acredita-se que o cogumelo seja comestível em tenra idade, quando os pratos são brancos. O besouro de esterco comum envelhece muito rapidamente, em apenas algumas horas, após o que sua aparência se torna bastante desagradável.
Você pode comer apenas as cápsulas de cogumelos jovens, que têm uma estrutura delicada e uma série de elementos úteis em sua composição:
- vitaminas;
- oligoelementos - fósforo, potássio, cálcio, magnésio;
- aminoácidos;
- coprin;
- ácidos graxos e orgânicos;
- Sahara;
- frutose.
Espécies semelhantes
O besouro de esterco comum difere de suas contrapartes em seu tamanho. Seu caule nunca é mais alto que 10 cm e mais grosso que 5 mm, e o gorro nunca se desdobra totalmente.
Não tem correspondentes falsos venenosos, mas é mais semelhante a esta espécie de besouro de estrume cintilante, que também tem uma tampa em forma de ovo que nunca se abre totalmente.
Seu diâmetro é de cerca de 4 cm, a cor é amarela e na superfície há ranhuras nas placas. É chamado de cintilante por causa das escamas brilhantes que cobrem a superfície da tampa. Eles podem ser facilmente lavados pela chuva. As placas do fungo ficam à primeira luz e, posteriormente, sob a influência da autólise, escurecem e se decompõem. O pó dos esporos é marrom ou preto. A perna é densa, branca, oca, sem anel. Da primavera ao final do outono, os cogumelos que vivem em grandes colônias podem ser encontrados em árvores em decomposição (exceto coníferas), na serapilheira.
Coleta e consumo
Você pode comer corpos frutíferos jovens de um besouro de esterco comum, antes que a coloração dos pratos comece. A coleta é realizada da primavera ao outono. Depois que os cogumelos são entregues em casa, eles precisam ser tratados termicamente com urgência.
O pó de corpos frutíferos, previamente limpo e seco, é amplamente utilizado. Antes da moagem, são fritos sem óleo em uma panela. O pó acabado é armazenado em um recipiente de vidro. Pode ser usado como tempero para adicionar sabor de cogumelo a um prato.
Você pode congelar corpos frutíferos somente após a fervura.
Conclusão
O esterco comum é um dos tipos de fungos freqüentemente encontrados em ambientes urbanos e em outros locais associados às atividades humanas. Esta variedade não tem grande valor culinário, é bastante difícil recolher os corpos frutíferos, pelo que se deve ter cuidado. No entanto, o conhecimento da espécie amplia os horizontes do catador de cogumelos e dá a ele novas informações interessantes sobre a diversidade de representantes do reino dos cogumelos.