Contente
O leite de cabra é popular há muito tempo: um produto saudável que não causa alergias. É por isso que é amplamente utilizado na comida do bebê. A questão de escolher um animal de estimação deve ser tratada com cuidado.
Faça a distinção entre raças de carne e leite.
O que é este animal, como cuidar dele - consideraremos essas questões em detalhes.
Descrição
Esta raça foi criada no território da Geórgia Ocidental no 35º ano do século passado. Existem dois tipos: planalto e várzea
Os criadores são considerados camponeses comuns de Samegrelo, que não possuíam conhecimentos especiais.
Hoje, os criadores costumam usar cabras georgianas como doadoras para melhorar uma determinada raça. Afinal, os representantes da raça Megrelian são os mais produtivos.
As cabras das montanhas se destacam por sua constituição forte:
- Corpo alongado, peito largo.
- Membros fortes colocados em linha reta.
- cabeça alongada com orelhas retas e graciosas.
- Chifres bonitos que lembram um sabre. Se você olhar de perto, eles se parecem com a letra latina "S".
- Altura na cernelha cerca de 70 cm.
A cor da pelagem varia do branco ao cinza claro. Também há ruãos com manchas marrom-avermelhadas.
Produtividade
- Na maioria das vezes, as cabras atingem um peso de 38 a 45 kg. Homens - até 55 kg. Algumas cabras Megrelian podem pesar até 60 anos.
- As fêmeas costumam cruzar com gêmeos. Para cem cabras, você pode ter uma ninhada igual a 160 crianças. Um rebanho produtivo é facilmente reabastecido.
- Com alimentação adequada por ano, uma cabra Megreliana dá até 900 kg de leite saboroso e saudável, com teor de gordura de até 4%. Ele pode ser usado para preparar vários produtos lácteos, como queijo, queijo cottage, queijo feta.
Recursos de cuidado
Beber de uma poça pode causar infecção. No calor do verão, as cabras são regadas duas vezes ao dia, no inverno, se houver comida úmida, uma vez é suficiente.
Alimentadores
Não use pratos galvanizados como comedouro, para não envenenar o animal com zinco. Eles colocam as tigelas em elevações que chegam ao peito da cabra, para os cabritos, bebedouros e comedouros são instalados mais abaixo. Água e ração são fornecidas em recipientes separados. Muitos criadores de cabras fazem bebedouros automáticos - a água é sempre limpa. No inverno, a água precisa ser aquecida.
O que alimentar
- Os animais são alimentados com grãos de aveia, cevada e milho. Deve-se ter cuidado para garantir que nenhuma água entre nos cochos de alimentos secos.
- Se as cascas das batatas forem alimentadas, elas precisam ser lavadas e fervidas. Polvilhe sal e ração misturada por cima.
- As raízes podem ser alimentadas cruas, mas cortadas com cuidado, especialmente para crianças.
- É bom dar vários purê. Aveia no vapor, farinha de aveia, restos de comida da mesa, cenoura, beterraba, repolho bastam. Ordenhar cabras, comer ração úmida, adicionar leite.
- Deve haver sempre sal para ração em um cocho especial (uma cabra ou cabra precisa de até 8 kg de sal por ano, os cabritos um pouco menos).
- No inverno, além do feno, as cabras recebem vassouras colhidas e agulhas de pinheiro.Eles são pendurados em um nível que cabras e crianças podem alcançá-los.
A alimentação é realizada várias vezes ao dia:
- na parte da manhã - colheitas de grãos e raízes.
- à tarde - feno.
- à noite, grãos esmagados, feno.
No verão, as cabras Megrelian, junto com os cabritos, pastam nas terras altas, no inverno, quando o tempo permite, ao pé das montanhas.
Regras de cuidado cabras leiteiras
Para as cabras Megrelianas, é necessária uma sala especial, que se chama rue das cabras. A altura da sala é de cerca de 3 metros. Quadrado:
- para uma rainha com uma ninhada de pelo menos 2,5 sq. m;
- cabra solitária - 1,5 m;
- macho - 2 m;
- criança - até 3 m.
O quarto para as cabras deve estar seco, correntes de ar são inaceitáveis. No inverno, a temperatura é mantida de +6 a -7 graus. Na presença de um grande número de animais, não é necessário aquecimento adicional - as cabras aquecem com seu hálito. Mas onde as crianças são mantidas, você precisa usar aquecimento.
Os machos são mantidos separados das rainhas para que não andem antes do tempo. Além disso, a proximidade de uma cabra ao lado de cabras leiteiras pode afetar negativamente o leite: ele adquire um sabor desagradável.
Para a raça Megrelian, a manutenção de estábulos ou o pastejo livre são aceitáveis. As crianças pastam junto com animais adultos.
Tudo sobre cordeiro
Se a cabra Megrelian não está doente com nada, ela não precisa de ajuda humana durante o parto. Os filhotes aparecem 20 a 22 semanas após o acasalamento. O proprietário anota esse período para saber quando a cabra vai filmar para desmamar do rebanho geral.
É necessário se preparar com antecedência para o parto:
- A sala por onde o cordeiro vai passar deve estar limpa e seca. A desinfecção é necessária. As paredes e o teto são caiados com solução de cal. Se estiver escuro no galpão da cabra, ilumina-se adicionalmente.
- A sala é ventilada, uma cama nova é colocada no chão, quanto mais grossa melhor.
- Para os futuros filhos, é feita uma creche com área de no mínimo dois metros quadrados com comedouro e bebedouro.
Você pode entender que a hora do parto chegou pelo comportamento da cabra: ela está preocupada, muitas vezes se recusa a alimentar. O úbere incha, torna-se denso, os mamilos espalham-se para os lados. O muco aparece nos órgãos genitais inchados.
Como alimentar uma cabra após o parto
As cabras Megrelian, como outros representantes desta tribo inquieta, são alimentadas com água doce quente. O animal precisa de carboidratos para se recuperar. Em seguida, o bebedouro é enchido com água morna limpa e o feno é colocado no cocho.
O sistema digestivo das cabras após o parto pode apresentar problemas de funcionamento, então você precisa usar alimentos de fácil digestão para a alimentação:
- farelo de até 300 gramas, quatro vezes ao dia;
- se o parto ocorre no verão, então grama fresca é fornecida, no inverno - feno;
- galhos e vassouras;
- concentrados;
- sal pelo menos 10 gramas.
Como alimentar crianças sem cabra
Uma vez que as cabras Megrelian são de raça leiteira, não é recomendado que os cabritos se alimentem. Eles são alimentados artificialmente. Uma garrafa especial com bico é comprada com antecedência. Isso torna mais fácil para a criança chupar. Além disso, as gargantas são uniformes, os caroços de caseína não têm tempo para se formar.
No primeiro dia, as crianças recebem colostro. Ele contém todos os micro e macro elementos necessários para aumentar a baixa imunidade. Além disso, o colostro remove as fezes e o muco originais do intestino das crianças.
O leite é dado imediatamente após a ordenha, enquanto é aquecido a cada 4 horas. É claro que nem sempre será emparelhado, terá que ser aquecido.
No terceiro dia, os filhotes da raça Megrelian são alimentados com aveia. A água deve ser constante. E as crianças começam a comer feno a partir dos dez dias de idade. Quanto aos alimentos compostos, você precisa de um especial.
Dê nova comida para as crianças gradualmente.É administrado em pequenas porções, aumentando gradualmente ao normal. Assim que os cabritos da raça Megrelian se acostumarem, e isso ficará evidente pelo seu estado, um novo produto pode ser introduzido. Os jovens são alimentados com leite por dois ou três meses. Desmame reduzindo a porção.
Quando os filhotes da raça Megrelian completam um mês de idade, no verão são conduzidos ao pasto. Crianças criadas artificialmente não cabem na cabra. Se os filhotes da raça Megrelian são alimentados corretamente, eles não ficam doentes, eles crescem rapidamente.
Em vez de uma conclusão
Animais domésticos de alta produção de leite da raça Megrelian são criados principalmente por residentes de Megrelia, Svaneti, Armênia, Azerbaijão. Para o pastoreio livre, eles requerem pastagens de grande altitude. Eles encontram lá a grama de que precisam para o desenvolvimento. Atualmente, existem cerca de 100.000 cabeças. Não há diferenças especiais na criação de cabras de várias raças. O principal é atenção, amor pelos animais e cumprimento das regras.