Raça caprina Boer: manutenção e criação

Em nosso país, a criação de cabras é algo frívolo. Uma velha com um lenço branco aparece imediatamente, com uma cabra leiteira e dois filhos. Em outras partes do mundo, eles estão seriamente empenhados nisso, novas raças de cabras estão sendo desenvolvidas, cujas características são muito melhores do que os animais puros comuns.

Cabras boer

Descrição da raça

As cabras Boer foram criadas na África do Sul no início do século XX. O nome se traduz como agricultor. Os animais desta raça são usados ​​apenas para a carne, porque o leite que eles dão é suficiente apenas para a alimentação dos filhotes.

Uma cabra adulta pesa 120-130 kg, mas pode atingir 150 kg de peso vivo. As cabras são ligeiramente menores - 80-100 kg.

Atenção! Eles crescem muito rapidamente: ao nascer, a cabra pesa cerca de 4 kg, e aos 3 meses - 35 kg.

A cor dos representantes de raça pura é o branco com cabeça e pescoço marrom-dourados. A pelagem é curta e lisa. O físico das cabras bôeres é atarracado e proporcional. Pernas curtas poderosas sustentam um corpo igualmente poderoso. As orelhas são grandes, pendentes. Os chifres são praticamente invisíveis, são pequenos, além disso, estão voltados para trás e pressionados contra a cabeça. As cabras podem ter não duas, mas quatro tetas por úbere. Você pode ver toda a beleza e harmonia dessa raça na foto.

Cabras boer

A natureza calma e amigável desses animais deve ser observada separadamente. Além disso, são muito tolerantes à seca e ao calor, menos suscetíveis a várias doenças.

A carne destas cabras é tenra, tem um sabor agradável a lembrar a vitela. A carne de animais de raça pura da raça Boer é muito apreciada pelos gourmets.

Como alimentar cabras bôeres

Como todas as cabras, os bôeres mastigam tudo, mas ainda preferem as folhas e os galhos dos arbustos. Eles podem comer em áreas com vegetação muito pobre. Graças à sua calma, essas cabras podem ser soltas para pastar com outros animais.

É muito bom se houver áreas que precisam se livrar do crescimento de arbustos, esses animais vão lidar com isso perfeitamente. Às vezes, as cabras bôeres são criadas com um propósito estético: as cabras se deliciam com sua aparência e enobrecem a área que lhes é confiada, evitando que cresçam demais.

No inverno, o feno se tornará o principal componente da dieta, os vegetais e os resíduos alimentares podem servir como aditivo. Essas cabras são boas em comer uma variedade de alimentos mistos e purê. As cabras são tão despretensiosas na comida que podem estar acostumadas a qualquer tipo de comida.

Importante! Muita água limpa deve sempre estar disponível para essas cabras.

Cabras boer

Contente

Apenas alguns pontos são condições importantes para manter esses animais:

  • Manter a temperatura ambiente para cabras acima de +5 graus;
  • Vacinação de animais, exames preventivos do veterinário;
  • Fornecimento de um suprimento adequado de água potável;
  • Controle de umidade ambiente. O indicador não deve exceder 80%, mas de preferência 60-70%. A alta umidade em uma sala fechada com animais leva à multiplicação de bactérias patogênicas, aumentando o risco de doenças animais;
  • Fornece cama isolante, já que as pernas são o ponto fraco da cabra bôer;
  • O corte do casco deve ser feito duas vezes por ano. Um animal, passando todo o inverno em uma baia, não consegue andar em solo firme, afiando seus cascos em crescimento. Durante o inverno, aparecem crescimentos que interferem na caminhada, também o fazem antes do inverno;
  • O horário de verão no inverno deve ser de pelo menos 8 horas;
  • No verão, as cabras bôer devem ter uma área de pastagem; se houver plantas, arbustos e árvores baixas valiosas e úteis nas proximidades, elas devem ser protegidas das cabras.

Cabras boer

Reprodução

O processo de criação em si é bastante simples, graças à rápida puberdade dessas cabras. A puberdade é de 5 meses, mas existem algumas nuances. A cabra tolerará melhor a gravidez se você esperar até 7 meses com o acasalamento.

A gravidez nesses animais dura 5 meses, mais alguns meses para a recuperação e, novamente, a gravidez. Assim, três partos ocorrem em 2 anos.

A primeira vez que uma criança nasce, no parto subsequente - pelo menos duas. A prole de uma cabra puro-sangue Boer é sempre forte.

O único problema é que é difícil e caro encontrar um macho Boer de raça pura na Rússia. Se, no entanto, deu certo, é possível cruzá-lo com fêmeas da raça núbia, o que também dá bons resultados.

A principal criação desta raça concentra-se na África do Sul e nos EUA.

Cabras boer

Criando crianças

Do nascimento até as duas semanas de idade, é melhor manter as crianças com a cabra para garantir que tenham leite suficiente. A partir das duas semanas, a criança é separada da mãe se quiser obter leite para seu próprio uso. Em seguida, eles começam a dar mamadeira ao bebê três vezes ao dia. O suco de cenoura e o caldo de aveia são adicionados ao leite. A partir de um mês, adiciona-se caldo de feno e farelo de trigo finamente triturado. Eles mudam para duas refeições por dia. Normalmente as crianças começam a comer feno e ração mista, recusando-se a usar a mamadeira.

Por se tratar de uma raça de carne, dá menos leite, por isso faz sentido deixar a criança sugar o leite da mãe na quantidade que ele mesmo determina, sem tirá-lo da mãe. Se a criança já é grande, mas continua a sugar o leite, então uma bolsa de linho é colocada no úbere.

Cabras boer

Características da criação da raça Boer na Rússia

Produzida na África, a raça de cabra Boer é, no entanto, adaptada ao clima quente e árido. Essas cabras aguardam os rigorosos invernos russos dentro de casa, e isso pode afetar seu crescimento e ganho de peso. Portanto, na Rússia central, os animais da raça Boer não crescem tão rápido quanto poderiam.

Os bôeres não são comuns em nosso país, por isso é extremamente difícil encontrá-los, e o custo é estimado em dezenas de milhares.

Caso contrário, mesmo sob as duras condições russas, as cabras bôeres crescem até o tamanho necessário. A qualidade da carne dietética não é inferior à carne estrangeira.

Prós e contras da criação

Resumindo, gostaria de destacar brevemente as principais vantagens e desvantagens desta raça.

Prós:

  1. Deliciosa carne dietética que pode ser chamada de iguaria.
  2. Crescimento rápido de animais.
  3. Grande peso de um animal adulto.
  4. Falta de pretensão na comida.
  5. Reprodução rápida.
  6. Ausência de agressão.
  7. Boa saúde.

Desvantagens:

  1. É difícil encontrar representantes de raça pura.
  2. Preço Alto.

Cabras boer

Testemunhos

Elena, 54 anos, Stavropol
Eu me interessei muito pela raça Boer já na época em que tinha uma grande fazenda, 80% de cabras de várias raças. Encontramos um casal de uma fêmea e um macho através de nossos amigos criadores de cabras. Animais muito simpáticos e calmos. O cuidado é igual ao das cabras normais. A carne não tem muito sabor de cabra, mas é muito macia. Agora você precisa adquirir outro macho para procriar mais, mas esse prazer não é barato.

A opinião de um experiente criador de cabras sobre a raça Boer pode ser vista neste vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção