Contente
Criar e criar cabras é tão excitante que só pode ser viciante. Muitas pessoas criam uma cabra inicialmente para fornecer leite ecologicamente limpo e muito saudável para seus filhos com alguns problemas de saúde. Mas então, tendo se apegado a esses belos e inteligentes animais, eles não podem deixar de expandir seu rebanho, até que tenham que pensar em mudar seu local de residência para alimentar e manter o número desejado de cabras. Escolher uma raça é sempre interessante para tentar algo novo com algumas características e qualidades interessantes. A raça de cabras Toggenburg é uma das raças leiteiras mais interessantes que se encontram no mundo, tanto em termos de aparência como de características. É uma pena que no nosso país esta raça não seja muito conhecida, embora existam muitas razões para a sua ampla distribuição.
História da raça
Esta raça é originária da Suíça, como muitas outras cabras leiteiras. Seu nome vem do vale Toggenburg de mesmo nome nas terras altas da Suíça. As cabras Toggenburg são uma das raças leiteiras mais antigas do mundo, pois o livro genealógico é mantido desde 1890! Esta raça foi obtida através do cruzamento de cabras suíças locais com vários representantes de outros países e regiões.
Eles se interessaram pela cabra Toggenburg em outros países e começaram a exportar ativamente animais a fim de criá-los em sua terra natal. Naturalmente, houve algumas modificações na raça, na Inglaterra e nos EUA, por exemplo, a cabra Toggenburg tem uma altura muito maior e o cabelo curto. Como resultado, hoje existem variedades como o Toggenburg britânico (comum na Inglaterra e nos EUA), o Toggenburg nobre (comum na Suíça) e a floresta da Turíngia (comum na Alemanha). Também se sabe que Tcheco o marrom também foi obtido com base na raça Toggenburg.
Os Toggenburgs também foram importados para a Rússia no início do século 20, antes mesmo da Primeira Guerra Mundial. Essas cabras chegaram ao território da região de Leningrado e seu futuro destino é completamente desconhecido. Até agora, em Leningrado e regiões vizinhas, você pode encontrar cabras que lembram a cor dos Toggenburgs.
Descrição da raça
Em geral, pode-se dizer que as cabras Toggenburg são menores em tamanho do que outras raças leiteiras comuns: Zaanen, Alpine, Nubian. O padrão da raça é considerado bastante rígido: a altura na cernelha para cabras deve ser de pelo menos 66 cm, e para cabras - pelo menos 71 cm. O peso, respectivamente, para cabras deve ser de pelo menos 54 kg, e para cabras - de pelo menos 72 kg.
A cor é o principal diferencial da raça: a maior parte do corpo é coberta por lã de todos os tons de marrom - do fulvo amarelado ao chocolate escuro. Na parte anterior do focinho existe uma mancha branca ou clara, que depois se transforma em duas faixas quase paralelas, estendendo-se atrás das orelhas da cabra. A parte inferior das pernas também é branca. A pelve é da mesma cor na parte posterior, em torno da cauda.
A pelagem pode ser longa ou curta, mas é muito macia, delicada, sedosa. Geralmente é mais longo nas costas, ao longo da crista e nos quadris.
As orelhas são eretas, bastante estreitas e pequenas. O pescoço é bastante longo e gracioso. O corpo parece muito harmonioso e até gracioso. As pernas são fortes, longas, as costas são retas.O úbere está muito bem desenvolvido.
Características da raça Toggenburg
As cabras desta raça distinguem-se pela sua resistência, boa adaptabilidade às várias condições de detenção, apenas tratam o calor pior do que o frio.
O período de lactação dura em média cerca de 260 - 280 dias. Nesse período, a cabra Toggenburg pode produzir de 700 a 1000 litros de leite, cujo teor médio de gordura é de cerca de 4%. Também são conhecidos casos em que em algumas cabras desta raça o teor de gordura do leite chegou a 8%. Acredita-se que o leite de cabra Toggenburg seja ideal para fazer queijo.
As cabras Toggenburg têm uma fertilidade bastante alta, podendo ter de 1 a 4 filhotes a cada 8-9 meses. Somente em condições normais, tal regime é bastante prejudicial para o corpo da cabra, que se desgasta rapidamente. Portanto, é melhor não deixar o gatinho cabra mais do que uma vez por ano.
Vantagens e desvantagens da raça
Em todo o mundo, a raça de cabras Toggenburg se difundiu devido às seguintes vantagens:
- Têm uma aparência bela e imponente com uma lã muito agradável ao toque, tanto que em alguns países as cabras desta raça são alimentadas com lã.
- São resistentes a climas frios e se adaptam facilmente a baixas temperaturas.
- Eles têm uma produção de leite bastante alta, que não muda dependendo da estação - por exemplo, eles não diminuem no inverno.
- Sinta-se bem em áreas montanhosas.
- Eles têm bons indicadores de fertilidade.
- Eles têm um caráter calmo, são muito afetuosos com o proprietário e são excepcionalmente inteligentes.
As desvantagens da raça incluem o fato de que o sabor do leite que produzem é significativamente influenciado pela composição e qualidade da ração que está à disposição da cabra.
Portanto, é muito importante que a cabra receba regularmente os suplementos necessários na forma de minerais e vitaminas, bem como o teor de giz e sal em sua alimentação diária é estritamente necessário.
Sables
Uma vez que a principal característica distintiva da raça Toggenburg é sua cor peculiar, muitas cabras com uma cor semelhante ou muito semelhante podem ser chamadas de criadores inescrupulosos de Toggenburg.
Mas também existe um tipo especial de raça Zaanen chamada zibelina.
Muitos criadores de cabras familiarizados com a raça Saanen sabem que sua pelagem é branca. Mas ambas as raças, Saanen e Toggenburg, têm raízes relacionadas na Suíça e, portanto, também podem conter genes relacionados que são responsáveis por uma ou outra característica. As cabras da raça Saanen possuem um gene recessivo, cujo papel se reduz à aparência de uma prole colorida em qualquer cor, exceto o branco. Esses descendentes de cor de Zaanenok são chamados de zibelina. Hoje eles são reconhecidos como uma raça separada em alguns países do mundo. E em nosso país, muitos criadores gostam de criar sables. Mas o problema é que entre eles muitas vezes nascem bebês, na cor são completamente indistinguíveis dos Toggenburgs.
Manutenção e cuidados
A cabra Toggenburg, como mencionado acima, não tolera muito bem o calor, mas se adapta notavelmente ao frio. Portanto, é melhor mantê-lo na zona do meio e ainda mais ao norte. No inverno, graças à lã suficiente, as cabras podem ser mantidas em um celeiro bem isolado sem aquecimento adicional. Embora seja desejável que a temperatura nas baias no inverno não desça abaixo de + 5 ° C.Cada cabra deve ter sua própria baia com espreguiçadeira de madeira. É aconselhável dispor o piso de concreto com ligeira inclinação para a drenagem dos resíduos, que deve ser coberto com palha, que deve ser trocada regularmente. As cabras não suportam a umidade, portanto, uma boa ventilação na casa das cabras é imprescindível.
No verão, durante o período de pastejo, as cabras precisam apenas de área suficiente para pastar, água potável para beber e alimentação regular em forma de minerais e vitaminas (são necessários giz e sal). No inverno, os animais precisam receber uma quantidade suficiente de feno de alta qualidade, uma variedade de tubérculos, vassouras de várias espécies de árvores, bem como aditivos para grãos, que podem chegar a 1 kg por dia por cabeça.
Assim, se você deseja ter uma boa cabra leiteira com uma bela aparência e caráter equilibrado, adaptada ao nosso clima frio, então deve dar uma olhada mais de perto na raça Toggenburg.