Contente
A despretensão e o pequeno tamanho das cabras tornam esses animais atraentes para reprodução em uma fazenda subsidiária. A principal vantagem é o leite hipoalergênico com excelentes qualidades nutricionais. Para melhorar as características das espécies, os criadores têm criado novas raças ao longo dos anos. Os cientistas tchecos também não se afastaram.
Descrição
Os ancestrais desta raça são os Alpinos Franceses e os Alpinos Suíços, além de raças caprinas locais. Devido a esta seleção, as características de desempenho das cabras locais foram melhoradas. A raça de cabra checa tornou-se uma espécie independente com características próprias.
Você pode entender a descrição da raça na foto.
Características da espécie:
- A cor da pelagem é castanha, podendo ser de diferentes intensidades de cor desde o chocolate ao leite até ao castanho;
- Uma mistura de Alpiek deu uma faixa preta ao longo da lombada e meias pretas;
- A principal característica distintiva da raça é a presença de triângulos pretos atrás das orelhas;
- O peso da fêmea é de 50 a 55 kg, o masculino é de 70 a 80 kg;
- Um úbere grande com dois mamilos é sedoso ao toque, quando ordenhado, é informe com dobras;
- As cabras checas têm boas capacidades intelectuais: respondem ao seu apelido, podem até executar alguns comandos do dono.
Produtividade da raça checa
A raça checa tem um valor predominantemente leiteiro. O período de ordenha é de cerca de 10 meses por ano. Os cabritos jovens dão cerca de uma tonelada de leite por ano, os animais mais velhos, se bem mantidos, conseguem atingir um resultado de mais de 2 toneladas por ano.
Você pode obter de 2 a 4 litros por dia. O leite de cabra checa não é muito gorduroso - apenas 3,5%, a proteína nele é 3%.
A consistência é mais parecida com creme. A vantagem desse leite sobre o leite de vaca está nas suas qualidades hipoalergênicas, é muito melhor absorvido. Na comida para bebês, essas propriedades são de valor inegável.
Manutenção e cuidados
Criar cabras checas não é tão difícil quanto pode parecer. O principal é proporcionar condições normais de vida e alimentação.
Premissas
O tamanho da sala deve ser tal que cerca de 4 m2 sejam alocados por indivíduo. Um pré-requisito para manter os ungulados é um piso quente. Para fazer isso, você pode organizar uma cama de palha ou plataformas de tábuas elevadas. A temperatura ambiente na estação fria deve ser de pelo menos +5 graus. As cabras checas são muito limpas, por isso é importante garantir a limpeza do cômodo onde são mantidas.
Além disso, a cor da pelagem atrai insetos sugadores de sangue para as cabras em climas quentes.
Comida
As cabras checas não diferem em nutrição extravagante. A base de sua dieta é: no verão - grama e vegetação rasteira de árvores e arbustos, e no inverno - feno. Para uma variedade de alimentos no inverno, você pode recorrer a ração, vegetais, resíduos de alimentos vegetais. O sal pode ser adicionado um pouco à água ou dado à parte. O alimento mais natural para esses animais é o alimento grosso, como o feno, portanto, deve haver sempre em abundância.
Crianças recém-nascidas se alimentam de leite materno.A alimentação é continuada até a idade de um mês, depois é transferida para a alimentação normal, combinando-a com o leite de mamadeira ou uma mistura. Para fortalecer os animais jovens mais fracos, ovos crus são dados duas vezes por semana. No entanto, você precisa ter certeza da qualidade desses ovos.
Criação da raça checa
Não é necessário criar uma raça de raça pura. Uma cabra checa reprodutora é capaz de melhorar a qualidade da prole de amigas exangues. No entanto, o sabor do leite checo só pode ser produzido a partir de animais de raça pura. Além disso, cabras tchecas de raça pura podem trazer não apenas leite, mas também uma boa renda com a venda de seus descendentes.
Cruzando cabras checas com outra raça
Para produtividade, as cabras com pedigree são frequentemente cruzadas com cabras simples. Criadores, como pessoas criativas, às vezes cruzam representantes de diferentes espécies. Isso é exatamente o que os donos das duas raças de Khakassia fizeram. Eles misturaram as raças de cabra checa e Zaanen. Isso aconteceu por necessidade, uma vez que não havia nenhum casal de cabras tchecas da “sua”. O resultado agradou aos proprietários: as cabras resistem a climas frios e são muito produtivas. Além disso, eles trazem descendentes fortes na forma de trigêmeos cada cordeiro. A cor da pelagem curta e densa é cremosa.
Você pode admirar o corpo gracioso e as cores nobres da raça tcheca assistindo ao seguinte vídeo: