Contente
Uma das raças de gado doméstico imerecidamente esquecidas e cada vez menores é a vaca Krasnogorbatovskaya. Esta raça foi criada no século 19 na província de Nizhny Novgorod, cruzando o gado local com gado tirolês importado, que se distinguia pelo alto teor de gordura do leite. Esse era o principal objetivo da criação da raça de vacas Krasnogorbatov: conseguir animais que dessem leite com alto percentual de gordura.
A pecuária local foi caracterizada por características de produtividade muito baixa. O peso das vacas Nizhny Novgorod não era superior a 300 kg. O rendimento letal mal atingiu 50%. Os touros tiroleses, com os quais as vacas Nizhny Novgorod foram cruzadas, transmitiram à sua prole alta produção de leite e boa produção de carne para abate.
Ao criar animais para a tribo, eles eram selecionados não apenas por suas características produtivas, mas também por sua cor. Apenas vacas vermelhas foram deixadas para a tribo. O grupo tribal foi registrado como raça em 1926.
Descrição da raça de vacas Krasnogorbatovskaya
Em todas as suas características, incluindo tamanho e despretensão, a raça de vacas Krasnogorbatovskaya poderia substituir a cada vez mais popular e muito cara no clima russo. vaca de jersey... Exceto pelo terno.
Todas as vacas desta raça são de cor vermelha variando de marrom a marrom cereja. O crescimento do gado Krasnogorbatovsky é de 120 a 125 cm. O comprimento do corpo é de 145 a 155 cm. O índice de alongamento é de 121.
O exterior geralmente combina com o do gado leiteiro. Krasnogorbatovskiy - animais de constituição forte. A cabeça é leve, curta. O espelho nasal é leve. Os chifres são cinza claro, as pontas são escuras.
O pescoço é curto, de largura média. O peito é profundo e largo. A circunferência mede 181 cm e a linha superior é quase reta, semelhante à linha superior das melhores raças leiteiras. Mas ainda tem diferenças na área da cernelha e região sacral. Costas e lombo largos. O sacro está ligeiramente levantado, com o formato correto. As pernas são curtas. A cor é marrom, tradicionalmente chamada de vermelho.
Desvantagens externas
Entre as deficiências comuns na raça Red Gorbatovskaya, são observadas as seguintes:
- garupa caída;
- conjunto de sabre;
- pendurado;
- lobos posteriores do úbere mal desenvolvidos.
Além disso, as vacas leiteiras não são adequadas para obter carne delas, pois têm músculos pouco desenvolvidos.
Características produtivas da raça
Ao criar a raça, procuraram melhorar não só o leite, mas também a produtividade da carne. Portanto, os touros da raça vermelha Gorbatovskaya se distinguem por um peso relativamente grande em relação ao tamanho do corpo e músculos desenvolvidos.
Aos 4 anos, um touro reprodutor deve pesar pelo menos 900 kg. Aos 2 anos, os gobies ganham peso cerca de 700 kg. Ao mesmo tempo, o peso de uma vaca adulta não excede 650 kg, variando de 400 para os representantes de menor qualidade de Krasnogorbatovskaya, a 650 em fazendas de criação que se dedicam à criação deste gado. Como resultado da seleção, o rendimento de abate da carne de carcaças bovinas foi elevado para 60%.
Em uma vaca, todos os nutrientes que ela consome vão para a produção de leite, portanto, praticamente não há massa muscular nas vacas.
Produtividade do leite de Krasnaya Gorbatovskaya: uma produção anual de 2,7-4 toneladas de leite com um teor de gordura de pelo menos 4,1-4,5%. Detentores de recordes individuais em fazendas de reprodução podem produzir até 8 toneladas por ano. O teor de gordura do leite também pode chegar a 6%.
Prós e contras de Krasnaya Gorbatovskaya
As características pelas quais os proprietários privados apreciam esta raça são a boa adaptação às várias condições climáticas, a fraca susceptibilidade a doenças e a despretensão para se alimentar. O gado Krasnogorbatovsky raramente fica doente com “doenças tradicionais como brucelose, tuberculose ou leucemia. As vacas têm uma disposição bastante calma.
Sem tentar lutar contra uma pessoa, o animal apenas faz o que acha adequado.
Os contras estão relacionados à produção industrial de leite. Freqüentemente, o úbere de vacas Krasnogorbatov não é adequado para o uso de uma máquina de ordenha mecânica. Além disso, esse gado apresenta baixa produção de leite em comparação com as raças modernas criadas exclusivamente para a produção de leite.
Devido ao desenvolvimento da produção industrial, o número de bovinos Krasnogorbatov na Rússia está diminuindo. Esta raça ainda é popular na região de sua origem - a região de Nizhny Novgorod. Alguns desses animais são criados em toda a Rússia Central e na Ucrânia.
Comentários dos proprietários de vacas Krasnogorbatov
Conclusão
Devido à baixa produção de leite e úberes de baixa qualidade, o gado Krasnogorbatovsky não é adequado para reprodução em fazendas leiteiras industriais. Mas para um comerciante privado, esta vaca é uma das opções mais adequadas devido à sua despretensão e alto teor de gordura do leite. A incapacidade desta raça de ordenha mecanicamente não influencia na manutenção de um ou dois animais no quintal.