Contente
- 1 O que é uma vaca de corte
- 2 Quantas horas você precisa para ordenhar uma vaca após o parto?
- 3 Como ordenhar uma vaca após o parto
- 4 Quantas vezes ordenhar uma vaca após o parto
- 5 Se deve distribuir uma vaca após o segundo parto
- 6 Quando beber leite após o parto de uma vaca
- 7 Dicas para organizar a ordenha de vacas
- 8 Conclusão
Ordenha de uma vaca após o parto nem sempre é possível. Este processo depende diretamente das características do nascimento dos bezerros. Como a maioria dos mamíferos, as vacas podem ter alguma dificuldade no fornecimento e produção de leite. A lactação em um animal pode ser longa, mas é necessário observar todas as regras para uma produção de leite competente.
O que é uma vaca de corte
O seccionamento de vacas é um conjunto de medidas que visa criar recursos alimentares, organizar uma alimentação competente, aderindo a todas as tecnologias de ordenha, criando as condições necessárias para alojamento e cuidados, que conduzam à manifestação da produtividade do leite no animal.
A taxa de aparecimento do leite depende da produção de leite devidamente organizada, da qualidade dos nutrientes fornecidos ao corpo da vaca com a ração. É importante fornecer a ela uma nutrição aprimorada imediatamente após o parto. Sem isso, os animais não serão capazes de se alimentar e demonstrar plenamente suas qualidades produtivas. A liberação do leite afeta todos os órgãos da vida: circulação sanguínea, respiração, digestão e sistema nervoso. Portanto, é preciso cuidar constantemente para melhorar a saúde do animal. Só então você pode alcançar uma boa produtividade de leite e uma produção de leite de alta qualidade. Via de regra, a produção abundante de leite é obtida de vacas de constituição forte, órgãos internos bastante desenvolvidos. Essas propriedades são estabelecidas desde o momento do nascimento e são mantidas por toda a vida. Por isso é preciso cuidar de uma boa lactação, uma produção de leite de alta qualidade desde os primeiros dias de vida do animal.
Quantas horas você precisa para ordenhar uma vaca após o parto?
Normalmente, a primeira ordenha de uma vaca após o parto deve ser feita no máximo 2 horas após o aparecimento do bezerro. Em pequenas fazendas particulares, a ordenha é feita manualmente, e em grandes fazendas - usando máquinas de ordenha. Com a primeira ordenha, é obtido o colostro - certa secreção da glândula mamária dos mamíferos, que contém substâncias envolvidas no estabelecimento do sistema imunológico.
O bezerro o ajudará a ordenhar a vaca corretamente após o parto. Isso resolverá várias tarefas importantes de uma vez:
- para uma vaca, ordenhar com um bezerro é menos doloroso do que ordenhar com uma máquina de ordenha ou com as mãos;
- o bezerro recebe colostro, que é vital para ele;
- um bezerro se comporta muito mais calmo durante a ordenha de um bezerro recém-nascido, o estresse passa mais rápido;
- o bezerro desenvolve um reflexo de sucção.
O colostro é ordenhado por mais 3-4 dias após o parto. É necessário neste período deixar o recém-nascido próximo à vaca. Uma ou duas semanas após o parto, o bezerro deve ser isolado da mãe.
Como ordenhar uma vaca após o parto
A ordenha da vaca deve ser iniciada após o parto, mas por 2 semanas o leite é usado exclusivamente para alimentar o bezerro recém-nascido. Depois disso, o úbere e todo o corpo da vaca retornam gradualmente ao seu estado fisiológico normal.
Como o animal perde muito líquido durante o parto, para restaurar o equilíbrio hídrico, é necessário dar a cada um dois baldes de água levemente salgada para beber. Este líquido saciará sua sede e estimulará seu apetite. Depois disso, a vaca recebe um pouco de feno e suas costas são enxugadas para uma rápida contração do útero e uma eliminação bem-sucedida da placenta. A ordenha pode começar em algumas horas.
Pode alimentar o animal após o parto com feno, erva fresca, é imperativo dar uma mistura com concentrados. Após 3 dias, sem reduzir o volume dos concentrados, adiciona-se à dieta ração suculenta. Não superalimente o animal nos primeiros dias após o parto. Por causa disso, o apetite pode diminuir significativamente, patologias intestinais freqüentemente ocorrem e o úbere fica inflamado. Como resultado, há uma redução significativa na produção de leite. Somente depois de algumas semanas, desde que a vaca esteja totalmente recuperada do parto, ela pode retornar à sua dieta normal. Nesse período, a alimentação dependerá do peso corporal do animal, da quantidade e qualidade (teor de gordura) do leite produzido, bem como da época do parto.
Ao calcular a taxa de alimentação para um indivíduo que está parindo, você precisa tomar como base a produção de leite que deseja receber. Para animais improdutivos, a quantidade de leite produzida não depende da qualidade e quantidade dos alimentos complementares. Para vacas de alto rendimento e produtivas, a ração de alimentação é projetada de forma a obter 3-5 litros a mais de leite. Para animais com produção média de leite - obter 3 litros de produto a mais do que a produção real de leite. Será necessário aumentar a ração alimentar enquanto a produção de leite cresce. Quando a produção de leite é reduzida, a alimentação antecipada termina.
O maior aumento na produção de leite é dado por concentrados e tubérculos. Se a vaca, com o aumento da alimentação, aumenta constantemente a produção de leite, é necessário introduzir ração suculenta na dieta, sem reduzir a quantidade de feno. É importante diversificar a dieta alimentar de uma vaca que está parindo: com a alimentação uniforme, o apetite diminui e a produção de leite diminui proporcionalmente. Normalmente, a dieta é trocada a cada 2 semanas.
Quantas vezes ordenhar uma vaca após o parto
Ordenhar uma vaca após o parto é um processo especial e complexo. Após o parto, a maioria dos animais apresenta um leve inchaço do úbere. Esta é uma condição natural e geralmente desaparece após algum tempo. Para que ela se sinta melhor e para evitar a inflamação do úbere, a ordenha deve ser realizada com a maior freqüência possível, 5 a 6 vezes ao dia. Se a ordenha for feita com a ajuda de uma máquina, então é possível ordenhar 3 vezes, mas após cada vez, após 1-2 horas, também pode ser ordenhada por uma máquina.
Conforme o inchaço do úbere diminui, o número de procedimentos de ordenha pode ser reduzido. Primeiro você precisa mudar para 4 vezes ao dia, depois reduza a ordenha em até 3 vezes. Se o fazendeiro está lidando com animais de alto rendimento, você deve parar em 3 tempos de ordenha com intervalo de 8 horas.
Se deve distribuir uma vaca após o segundo parto
A distribuição das vacas em parto é realizada durante os primeiros 100 dias a partir do momento em que se inicia a produção do leite maduro. Este é o momento mais produtivo. A alimentação, o cuidado e a criação dependerão de quanto tempo se passou desde o primeiro parto e do estado fisiológico após ele. Se ao primeiro parto não houve patologias, o úbere não está sobrecarregado, então você pode evitar restrições dietéticas e alimentar livremente com silagem, feno e silagem. Ao mesmo tempo, os concentrados e as raízes devem ser limitados e devem ser adicionados à dieta gradualmente.
Quando beber leite após o parto de uma vaca
O leite é um produto proteico de alta qualidade indispensável para muitas pessoas e ainda mais para as crianças. Porém, poucas pessoas sabem quanto tempo depois do aparecimento do bezerro, ele está pronto para o consumo.
Como você sabe, após o parto durante a ordenha, é produzido o colostro, necessário ao corpo do bezerro. Pode ser usado para alimentos e pessoas, mas tem gosto e cheiro específicos, por isso o colostro não é do agrado de todos. É secretado ativamente por mais 8 a 10 dias, então a vaca produz um leite cujo sabor todos conhecem. A partir deste período, pode ser consumido com segurança.
Dicas para organizar a ordenha de vacas
É costume dar atenção especial às vacas em procriação e corte. A produtividade das vacas depende desses processos. O processo de ordenha inclui:
- cumprimento das normas de manutenção e cuidados;
- atendimento às normas sanitárias;
- ordenha correta;
- massagem mamária regular antes da ordenha;
- tipo avançado de alimentação.
É aconselhável observar certos intervalos entre as mamadas e as ordenha. O animal se acostuma rapidamente com o regime e terá tempo para liberar a quantidade necessária de leite na hora da ordenha.
O período de lactação é dividido em várias fases principais:
- colostro - dura até 8 dias;
- fase de ordenha (principal) - até 100 dias;
- média - 100 dias;
- o último também dura cerca de 100 dias.
Depois do colostro, a vaca produz leite de transição. Então a qualidade do leite é restaurada, ele amadurece.
Após o parto, após cerca de 10-14 dias, quando o úbere do animal volta ao normal e o colostro é substituído por leite maduro, pode-se iniciar um novo sistema de alimentação. Este é um período de intensa produção de leite. Ela já está pronta para consumir mais ração para a posterior produção de volumes adicionais de leite. Normalmente, a quantidade de alimento consumido é aumentada em várias unidades de ração. Quando a vaca para de responder aos aditivos, começa uma redução gradual nos concentrados.
O principal conselho sobre a tecnologia de vacas leiteiras é conduzir corretamente a alimentação antecipada:
- os especialistas recomendam dar 50% dos concentrados resfriados a fim de aumentar o processo de assimilação da ração;
- é desejável que em grandes propriedades o tecnólogo mantenha registros das vacas para produção de leite e faça periodicamente ordenha de controle;
- a criação deve ser realizada independentemente do sistema de manejo do gado
- A ordenha é considerada realizada com sucesso se já no 40º dia após o parto a produtividade do animal tiver aumentado 1,2 vezes em comparação com a produção de leite no 14º dia.
Após a ordenha bem-sucedida, a principal tarefa é manter o nível de produtividade o maior tempo possível.
Conclusão
É necessário ordenhar a vaca após o parto, tendo alguma experiência e algum conhecimento nesta área, uma vez que o processo de lactação é cíclico e depende do aspecto do bezerro. Para que as vacas amamentem de forma consistente e durem o máximo possível, o fazendeiro precisa se preparar adequadamente para este período de ordenha. Qualquer animal, mesmo saudável e jovem, requer apoio e cuidados do dono.