Contente
Uma das raças mais leiteiras, que já começou a ganhar pontos contra o famoso gado Frísio, é a vaca Ayrshire. Os agricultores agora preferem esses animais por causa de sua alta produção de leite, longevidade e parto sem problemas.
A pátria de Ayrshirok é considerada o condado de Eyre, na Escócia. As primeiras menções a esta raça apareceram antes de 1800, mas naquela época o Ayrshirok era chamado de "Dunlop". Mais tarde, o nome foi alterado para "Cunningham". Como resultado, o nome "Ayrshire" foi atribuído à raça.
Que representantes de gado foram usados na criação da vaca Ayrshire não é conhecido com certeza por ninguém. Mas teorias existem, é claro.
História da raça Ayrshire
De acordo com uma versão, para melhorar o gado local, as raças Shorthorns, Jersey, Hereford, Tiswater e Alderney foram importadas para a Escócia. E no último terço do século 18, vacas holandesas também foram adicionadas. Verdade, não preto e malhado, mas malhado marrom e marrom. Como resultado dessa mistura, surgiu a raça Ayrshire moderna.
De acordo com a segunda versão, a raça de vacas Ayrshire teve origem na Holanda. E é improvável que historiadores ingleses que estudam o surgimento de raças de gado consigam dissuadir isso. Em 1750, eles foram cruzados com alguma outra raça de gado, da qual os Ayrshirs obtiveram sua cor vermelha.
Em 1814, a raça foi registrada na Royal Highland and Agricultural Society of Scotland (RHASS) e a partir desse momento teve início sua história moderna.
Devido à sua despretensão, leite de alta qualidade, longevidade produtiva e facilidade de parto, os Ayrshirs ganharam popularidade não apenas na Escócia e na Inglaterra, mas em todo o mundo. No início do século 19, o gado Ayrshire foi levado para os Estados Unidos. E no 20º Airshire já podia ser visto em muitos países europeus.
Ao mesmo tempo, o gado preto e branco da Frísia (Holstein) se espalhou devido aos grandes volumes de leite produzidos. Mas com volumes impressionantes, o teor de gordura desse leite é muito baixo. O teor de proteína do leite também é baixo. O leite da raça Holandesa é aguado e quase sem creme.
Os ayrshirs, por outro lado, quase não são inferiores aos frisos em volumes, mas produzem mais leite gorduroso. Por isso, hoje já surgiu a tendência oposta: a substituição gradativa dos frisos por airshers. A raça Ayrshire, além de sua terra natal, é ativamente cultivada na Austrália, Finlândia, Nova Zelândia, África do Sul e muitos outros países. É fácil perceber que essa raça de gado é comum em países com condições climáticas muito diferentes. A criação de Airshirok é realizada em todos os lugares para aumentar a produção de leite sem perder a qualidade do leite.
Descrição da raça Ayrshire
Ayrshirs são bovinos de tamanho médio com um peso normal de 540 kg. Alguns representantes desta raça de gado podem chegar a 600 kg. O peso do touro é de 800 kg. O crescimento do gado Ayrshire é pequeno. Normalmente até 130 cm.
As vacas Ayrshire têm um exterior ideal para gado leiteiro: ossos leves, peito profundo, cabeça graciosa, constituição proporcional e pele fina. O sacro está reto. As pernas são curtas e bem inseridas. O úbere é de tamanho médio.
A cor do gado Ayrshire é vermelha e malhada. As opções de cores para manchas vermelhas podem ser de vermelho claro a marrom escuro. Dependendo de como os genes responsáveis pela cor malhada foram misturados, a cor das vacas individuais pode ser dominada por vermelho ou branco.
A diferença entre um animal sem chifres e um animal desidratado é que o animal desidratado é queimado quase imediatamente após o nascimento, local de onde os chifres crescerão. Se o bezerro Ayrshire não for cauterizado, crescerá belos chifres de até 30 cm de comprimento na idade adulta.
A foto mostra a cabeça de uma vaca Ayrshire sem chifres.
O que acontece se os bezerros não forem deformados com o tempo?
Felizmente para os fazendeiros, a raça Ayrshire já tem linhas sem chifres. Ainda assim, a cauterização dos chifres é um processo bastante complicado e perigoso para a saúde do bezerro. Mas o tesão tem suas vantagens.
Prós e contras de animais com e sem chifres
A vantagem dos sem chifre é que eles são mais seguros não apenas para humanos, mas também para parentes. Não apenas os touros, mas até as vacas lutam entre o gado, disputando um lugar na escada hierárquica do rebanho. Com chifres, uma vaca pode furar a barriga ou o úbere de um oponente. Os chifrudos ficam mais calmos sozinhos e mesmo durante uma luta não serão capazes de causar danos graves a seus parentes.
Em vacas com chifres, os chifres determinam quantas vezes a vaca deu à luz. A cada gravidez, um "arrepio" ou "anel" se forma nos chifres da vaca. Como a vaca deve parir todos os anos, os anéis podem ser usados para determinar com precisão a idade do animal. 2 anos são somados ao número de anéis, pois é nessa idade que a novilha surge pela primeira vez.
Este ponto deve ser levado em consideração ao determinar a idade de uma vaca adulta.
Ao comprar uma novilha de até 1,5 anos, a idade é determinada pelo comprimento dos chifres. Nos bezerros, os chifres aparecem com 1 mês de idade e aumentam de comprimento em 1 cm a cada mês. Medindo os chifres e adicionando 1, você pode determinar a idade do bezerro em meses.
Em vacas sem chifres e degradadas, a idade é determinada pelos dentes. Mas a eliminação dos dentes não é um sinal muito confiável, pois depende muito da dureza do esmalte dos dentes de um determinado animal e da ração que a vaca come. Portanto, só pode ser garantido dizer que um animal é adulto se ele tiver 24 molares e 8 incisivos na mandíbula inferior em sua cavidade oral.
Aos 16 anos, apenas o cânhamo amarelo fino permanece no lugar dos incisivos. Por volta dos 17-18 anos, os restos dos incisivos também caem.
As características produtivas do Ayrshire
Na Austrália, Finlândia, Inglaterra e outros países, mais de 9.000 litros de leite são recebidos dos Ayrshires por ano. Na Rússia, os indicadores são tradicionalmente mais baixos: 5 a 7 mil litros. Esta situação é observada não apenas com Ayrshirs, mas com todas as raças de gado. Anteriormente, isso poderia ser atribuído a manutenção deficiente e roubo. Hoje os agricultores trabalham por conta própria e muitos deles tentam cultivar de acordo com as tecnologias ocidentais. Mas a produção de leite ainda é menor.
No entanto, nas fazendas russas, o trabalho também está em andamento para aumentar a produção de leite dos resguardos aéreos. No trabalho de criação, utilizam não só os seus próprios produtores, mas também os finlandeses por meio de inseminação artificial. Além disso, os padrões russos permitem o sangramento de gado vermelho sueco e vermelho dinamarquês como raças aparentadas. O material de reprodução da população canadense de Ayrshire também é usado. Graças a todas essas medidas, a produção de leite de um dos tipos russos da raça Ayrshire, criada na fazenda Novoladozhskoye, já atingiu mais de 8.000 litros. Leite por ano.
Mas a qualidade do leite é realmente muito boa. Conteúdo de gordura 4,2%, a quantidade de proteína no leite 3,5%.
A raça Ayrshire foi criada para leite, não carne. Embora os touros individuais da raça Ayrshire possam pesar 1000 kg, o rendimento de abate da carne de uma carcaça é de 50 a 55%.
Como escolher uma vaca
Como as vacas Ayrshire são compradas para a produção de leite, você precisa conhecer alguns sinais de alta produção de leite de uma vaca em particular. O exterior "leiteiro" nem sempre garante uma boa produção de leite da vaca.
Se o exterior da vaca corresponder ao tipo de leite, uma inspeção adicional pode ser continuada. O animal deve estar saudável.Uma vaca saudável tem um pelo macio e macio, um andar difícil. Os olhos estão claros. O bem-estar é perceptível no comportamento. O animal sofredor ficará desanimado, reagindo mal aos estímulos.
A idade é determinada pelos chifres ou dentes. Na hora de decidir com a idade, é preciso lembrar que, ao comprar uma novilha, você só pode adivinhar sua futura produção de leite, contando com informações sobre a produtividade da mãe. Na hora de comprar uma vaca adulta, é melhor não levar um animal com mais de 10 anos. Após essa idade, a produção de leite da vaca começa a diminuir.
O úbere de uma boa vaca leiteira deve ser em forma de tigela e bem desenvolvido. Um úbere muito grande pendurado abaixo do jarrete não é uma vantagem, mas sim uma desvantagem. Uma vaca machuca esse úbere em arbustos, caules de grama seca e outros detritos.
Um úbere de alta qualidade é em forma de tigela, largo, preso no alto na parte posterior e projetando-se para a frente, fundindo-se suavemente com a parede abdominal. A parte inferior do úbere é quase horizontal e está localizada na altura do jarrete.
O úbere de "cabra" visto por trás parece um triângulo. Os mamilos são unidos, longos e grossos.
Outra característica de uma vaca de alto rendimento é o bom desenvolvimento da chamada veia de leite.
A foto mostra uma vaca Ayrshire com sinais de alta produtividade: um úbere em forma de tigela e uma veia de leite bem desenvolvida.
Comentários dos proprietários das vacas da raça Ayrshire
Conclusão
Raça Ayrshire - o meio-termo entre os raros na Rússia Vacas Jersey e Holstein. A raça Ayrshire é boa para quem deseja obter uma grande quantidade de leite com alto teor de gordura. Além disso, a raça Jersey é muito cara e o leite de melhor qualidade não compensa o custo de aquisição.